Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de março de 2015

Prefeitura de Teresópolis participa do I Seminário de Inovação e Tecnologia da Feso

 Silvana Pires, secretária de Planejamento, destaca a importância da união de esforços para realização de projetos em prol do município
Prefeitura participa do I Seminário de Inovação e Tecnologia da Feso
Município e instituição de ensino firmam parceria para realização de projetos de desenvolvimento regional

Teresópolis, 23 de março de 2015 – A secretária municipal de Planejamento, Silvana Pires, e subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, participaram, na última sexta-feira, 20, na sede do Unifeso, no Alto, do I Seminário de Inovação e Tecnologia: Apresentando o Inova-Serra-RJ-Feso. Durante o evento, foi destacada a parceria entre a Prefeitura e a instituição de ensino para a promoção de projetos de desenvolvimento regional.

O seminário começou com uma explanação do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), professor Armênio Evangelista. Com o tema ‘NIT – Feso – Desenvolvimento e Transferência e Inovação e Desenvolvimento Regional. Construindo Parcerias’, Evangelista ressaltou que o conhecimento gerado nos cursos da instituição de ensino deve ser aproveitado para a implantação de projetos voltados para o desenvolvimento socioeconômico do município e da região. Um dos projetos a serem implantados em parceria com a Prefeitura é o horto de plantas medicinais.

A palestra da secretária de Planejamento, Silvana Pires, teve como assuntos a Agenda 21, a cooperação entre a Prefeitura e a Feso para desenvolvimento de projetos. “A união de esforços da Prefeitura com diversos entes, como o Núcleo de Inovação Tecnológica da Feso, é fundamental para a implantação de projetos em prol do desenvolvimento do município e da região”.

A história de formação da Agenda 21 e as demandas tecnológicas foram abordadas pelo subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho. “O trabalho da Agenda 21 começou em 2009 e hoje Teresópolis tem seu plano local de desenvolvimento sustentável. Essa parceria com a Feso pode possibilitar que as propostas contidas no plano sejam transformadas em realidade”, frisou Leandro, que também é coordenador da Agenda 21 em Teresópolis.

O seminário contou ainda com a palestra ‘O Papel da Universidade no Desenvolvimento da Inovação e de Transferência de Tecnologias para as Empresas’, proferida pelo professor José Carlos Pinto, diretor de P&D do Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia), vinculado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O Inova-Serra-RJ-Feso tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento científico e tecnológico, oferecendo aos estudantes da instituição e aos parceiros e empresas da Região Serrana, a construção de conhecimento e ações reais na área do empreendedorismo, inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, aproximando academia e empreendedores, pesquisadores e inventores, em prol de possíveis impactos sociais e econômicos para a região.

Fotos: Marcelo Rosa/Ascom Unifeso
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário