Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de março de 2015

Prefeitura reestrutura Museu do Esporte de Teresópolis - Novos troféus e fotos aumentam o acervo e contam a história dos desportistas

Museu do Esporte de Teresópolis: a história dos desportistas que representam ou representaram a cidade contada em fotos, troféus, medalhas e equipamentos esportivos
Prefeitura reestrutura Museu do Esporte de Teresópolis
Novos troféus e fotos aumentam o acervo e contam a história dos desportistas

Teresópolis, 12 de março de 2015 – Repaginado, o Museu do Esporte de Teresópolis foi reaberto à visitação nesta quinta-feira, 12 de março, com novos itens em seu acervo. Trata-se de um museu temático dedicado ao esporte no município. Iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer, está localizado nas dependências do Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea) e conta um pouco da história dos desportistas teresopolitanos que representam ou representaram a cidade em competições nacionais e internacionais. 

A proposta, segundo o secretário municipal de Esportes, Luiz Carlos de Oliveira – o Carlinhos da Rústica, é valorizar as conquistas dos atletas. “Procuramos recuperar as peças existentes das conquistas e glórias dos atletas, como lutadores, jogadores de futsal, basquete e vôlei, entre outras modalidades. Procuramos organizar melhor o espaço e melhorar a visitação das pessoas”.

Novas peças foram integradas este ano nesta reestruturação do espaço, reforçando o acervo de troféus, medalhas, fotos e equipamento esportivos cedidos pelos desportistas. Os itens recentes registram conquistas nos últimos dez anos em modalidades como futsal e futebol de campo, e também de competições internacionais, como a Brazilian Cup; regionais, como os JAI – Jogos Abertos do Interior e Liga Rio Futsal; e locais, como os Jogos de Inverno. Também foi recuperada a estátua de homenagem póstuma ao jovem Jefferson Tricano, ex-secretário municipal de Esportes e Lazer, considerado incentivador da prática desportiva por crianças e adolescentes.

Ainda foram integrados ao acervo fotografias do lutador de jiu-jítsu Jessé Rodrigues – o Poder, um dos destaques na arte marcial no município, além de paineis dedicados à sinuca, modalidade que tem história em Teresópolis.

Antes parcialmente oculto por banneres, o acervo agora está mais visível da fachada, de onde os visitantes podem conferir as peças. Novas bancadas para exposição dos itens e jardineira renovada são outras ações realizadas na reestruturação do espaço.

O Museu do Esporte pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O público também tem acesso ao local nos finais de semana em que há eventos no Ginásio Pedrão.
Troféus integrados ao acervo do Museu do Esporte
Roupa de alpinismo de Mozart Catão, um dos maiores nomes do alpinismo brasileiroAntes parcialmente oculto por paineis, o acervo agora está mais visível da fachada
O museu

Inaugurado em 2003, o Museu do Esporte ficou mais conhecido a partir de 2004, com a exposição da primeira roupa de alpinismo de Mozart Catão, um dos maiores nomes do alpinismo brasileiro, e que ainda faz parte do acervo. Em 2007 o espaço passou por uma reformulação geral, na época da reforma do Ginásio Pedrão, quando ganhou modernos paineis fotográficos, eternizando os grandes feitos dos atletas e do esporte em Teresópolis.

Entre os homenageados também estão o tricampeão sul-americano de kick boxing Fernando Pelaez, o lutador de jiu-jítsu Ailson Brites Jucão e o campeão de vale-tudo Adilson Jorge de Lima - o Bitta. O atleta Fernando Lousada, campeão brasileiro e detentor de títulos internacionais, também faz parte da memória do museu, por sua colaboração à história do hóquei na cidade. 

Marco da história do montanhismo brasileiro, a conquista do Dedo de Deus, em abril de 1912, pelos moradores de Teresópolis José Teixeira Guimarães, Raul Carneiro e os irmãos Acácio, Alexandre e Américo Oliveira, também é lembrada.
O espaço está reestruturado e com acervo renovado para melhor receber os visitantes

Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário