Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de março de 2015

Secretaria de Meio Ambiente de Teresópolis cria página virtual

André de Mello, secretário de Meio Ambiente e pres. do Comdema, ressalta que o cidadão terá acesso às informações sobre processos que tramitam na Secretaria sem sair de casa
Secretaria de Meio Ambiente cria página virtual
Contribuintes podem consultar andamento de processos pela internet

Teresópolis, 25 de março de 2015 – A Secretaria M. de Meio Ambiente criou uma página na internet para que todo cidadão tenha acesso às informações sobre licenciamento e outros processos relacionados à pasta. A página, que pode ser acessada através do site oficial da Prefeitura (www.teresopolis.rj.gov.br/meioambiente), traz ainda as novidades sobre o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, além de notícias a respeito das atividades da Secretaria. A ferramenta foi apresentada aos conselheiros do Comdema (Conselho M. de Defesa do Meio Ambiente), em reunião ordinária ocorrida nesta terça-feira, 24, na Prefeitura.

“A partir de agora, todo cidadão terá acesso às informações sobre licenciamento e outros processos que tramitam na secretaria sem precisar sair de casa. A página traz também notícias sobre as nossas ações e tem um ícone dedicado ao parque municipal. A reserva tem passado por diversas melhorias, mês a mês conseguimos mudar as características do espaço, ampliando as opções de lazer. Temos agora áreas de camping e de banho, canteiro de mudas, brinquedos, mesas e bancos na sede de Santa Rita”, frisou o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello, presidente do Comdema.

A reunião teve ainda como pautas os relatórios de atividades da Secretaria de Meio Ambiente e os projetos em andamento, entre eles, os planos de saneamento básico e de resíduos sólidos. De Mello informou que o Plano M. de Saneamento Básico está na fase final de elaboração pela Encibra Paralela I e que será entregue aos governos estadual e municipal para ser transformado em lei ou decreto municipal.

Já o Plano M. de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que vai complementar o plano de saneamento de Teresópolis, está na fase de licitação para seleção de empresa especializada para elaborar o documento. O plano não trata apenas do lixo urbano, mas também dos resíduos hospitalares, materiais de obra, poda de árvores, além da reciclagem, através da coleta seletiva.

Na ocasião, também foram nomeados os membros do Comdema para a Câmara Técnica de Legislação do órgão. O grupo tem como uma das funções analisar e emitir parecer sobre mudanças a serem feitas na legislação ambiental, a fim de aprimorá-la e adequá-la à realidade atual do município.

Parque Municipal

Considerado a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por município, no Estado do Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ocupa uma área de 4.397 hectares e abrange parte dos bairros Salaco, Posse, Granja Florestal e Campo Grande, na cidade, Santa Rita e Ponte Nova, no interior. Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto.

O parque possui uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para as Pedras da Tartaruga, do Camelo e do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes. O parque tem trilhas sinalizadas, área para a prática de montanhismo e de acampamento. O Núcleo Santa Rita, no 2º Distrito, conta com área para atividades de educação ambiental e trilha.

Já o Núcleo Ponte Nova não é aberto à visitação. É a área mais preservada do parque, com remanescentes florestais em estágio avançado de preservação, com pouca ação antrópica e atividade econômica no entorno onde predomina a agricultura orgânica.

Com entrada franca, a visitação acontece de segunda a domingo, sendo que no Núcleo da Pedra da Tartaruga o horário é das 8h às 17h, e no Núcleo Santa Rita, das 9h às 16h. O telefone para informações é o (21) 2741-2234. 
Visitas guiadas podem ser agendadas pelo 

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário