Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Artistas teresopolitanos participam do Seminário Rio Criativo

A equipe do coletivo Ponto de Luz aproveitou a participação no seminário
Artistas teresopolitanos participam do Seminário Rio Criativo

Teresópolis, 29 de abril de 2015 - Durante este mês de abril, um grupo de artistas teresopolitanos esteve em Petrópolis para participar do Seminário Rio Criativo. Promovido pelo Rio Criativo, departamento da Secretaria de Estado de Cultura, o evento teve como objetivo auxiliar agentes culturais na elaboração e execução de projetos, e contou com a participação de 10 teresopolitanos, levados ao município vizinho pela Secretaria de Cultura de Teresópolis, parceira no projeto.

Ao longo de três dias, os agentes participaram de diversas palestras, abordando temas como empreendedorismo; concepção e elaboração de projetos culturais; planejamento estratégico; marketing e mobilização de recursos; gestão; e negociação com patrocinadores, além de receber consultorias individuais.

No grupo de Teresópolis, estiveram os atores André Siffert e Thiago Hausen, além dos integrantes do coletivo Ponto de Luz, liderados pelo agente cultural Victor Santos da Silva. Com sede no bairro de São Pedro, o Ponto de Luz é um projeto social, um coletivo de apoio e incentivo à produção cultural, que realiza oficinas de cultura e trabalha a descoberta de talentos.

Através de informações divulgadas pela Secretaria de Cultura, Victor chegou à coordenadora de projetos da secretaria, Nara Zeitune, que convidou o coletivo a participar do seminário. Além de Victor, sete outros jovens, voluntários da entidade, estiveram no curso.

Para o agente cultural, a participação no Rio Criativo foi fundamental. “Foi muito importante. Antes, fazíamos tudo instintivamente. Agora, graças ao seminário e ao apoio da Secretaria de Cultura, poderemos trabalhar de forma mais profissional. Recebemos instruções sobre gestão, sobre planejamento, sobre captação de recursos e elaboração de projetos. Enfim, aprendemos lá como tornar o nosso coletivo um projeto sustentável”, destacou.

A partir do seminário, o coletivo traçou novas metas. “Nossa equipe voltou a Teresópolis com mais experiência, novo olhar e mais seriedade. Até agora, estávamos ajudando as pessoas simplesmente. Agora, teremos como formalizar o projeto, tornando-o mais forte, o que vai colaborar também na construção de um diálogo melhor com a comunidade, fortalecendo a relação entre o coletivo e a população. Esta mudança de comportamento será fundamental para que o coletivo seja visto com maior seriedade e, desta forma, seja abraçado pela nossa comunidade. Só temos a agradecer à Secretaria de Cultura pela oportunidade e por todo o apoio”, completou Victor.

Entre outros trabalhos, o coletivo Ponto de Luz realizou em março o 1º Encontro Cultural, no Centro Educacional Rose Dalmaso (Cedal), escola da rede municipal de ensino. Agora, pretende realizar o 2º encontro, para o qual já conta com a parceria da Secretaria de Cultura, como confirma o secretário Ronaldo Fialho. “O coletivo Ponto de Luz não apenas desenvolve a cultura, como também atua no aspecto social da comunidade. São jovens com sede de trabalhar e vontade de ajudar, além de fomentar a arte. É um trabalho belíssimo, que merece e terá nosso apoio”, comentou.
No seminário, os participantes receberam instruções para a elaboração e execução de projetos culturais

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário