Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Educação em Teresópolis : relatos positivos marcam reunião do ‘TIM faz Ciência’

 Professoras e alunos recebem vasto material do programa ‘TIM faz Ciência’
Educação: relatos positivos marcam reunião do ‘TIM faz Ciência’

Teresópolis, 29 de abril de 2015 - A segunda reunião deste ano do programa ‘TIM faz Ciência’, uma iniciativa do Instituto TIM, ligado à operadora de telefonia celular de mesmo nome, foi marcada por relatos de experiências positivas nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino. Envolvendo professoras do 4º ano do Ensino Fundamental, este é o segundo ano em que a formação é realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME).

“Temos relatos bastante consistentes de melhoras da capacidade de leitura e escrita, apreensão e uso de melhor vocabulário, maior atenção para o mundo, melhoria na organização das ideias e maior cooperativismo nos trabalhos em grupo. São resultados bem interessantes que, a princípio, nem eram o nosso foco”, esclarece a formadora Lilian Faversani, do Instituto TIM.

O programa é elaborado a partir da afirmação de um dos pensadores mais importantes do século XX, Neil Postman. Ele dedicou sua vida a pensar a educação moderna, a escola, a sociedade, a tecnologia, e explora operações intelectuais necessárias à construção do conhecimento científico. Os encontros objetivam a apresentação e dinamização do material recebido pelos professores e escolas, que são aplicados nas turmas de 4° ano do Ensino Fundamental. As professoras inscritas no programa recebem um kit com bolsa, DVD e sete cadernos do professor, e as escolas, cadernos que são distribuídos para os alunos.

“Desde o início do ano este projeto já está sendo aplicado nas escolas municipais. Acompanhamos o seu desenvolvimento através dos relatos das orientadoras e, nesta reunião, também tivemos descrições das professoras sobre suas experiências. Como é um projeto interdisciplinar, os alunos e professoras vão “linkando” suas experiências e desenvolvendo soluções para diversas situações-problema que perpassam o cotidiano escolar”, analisa a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais da SME, Edma Correa Fernandes.

Um exemplo do que foi explicado pela coordenadora é citado pela professora Elaine Cristina, da Escola Municipal Manoel José Fernandes, localizada no Jardim Meudon. “O projeto veio de encontro às necessidades dos alunos. Ele trouxe algumas questões que nossa escola tem observado através do levantamento de hipóteses das próprias crianças. Seguindo alguns dos passos indicados no programa (Observar, Verificar, Classificar, Questionar, Definir, Aplicar e Generalizar), os alunos vêm analisando o próprio horário de recreio e descobrindo nesse intervalo de tempo novas possibilidades”, conta a professora.

Este ano, está programado mais um encontro do programa ‘TIM faz Ciência’, que deverá acontecer no início de setembro. Além disso, o programa disponibiliza uma Central de Relacionamento que responde dúvidas por telefone, e-mail ou pelo correio, além de disponibilizar material para download em seu site na internet - timfazciencia.com.br.
Professoras da rede municipal participam do segundo encontro do programa ‘TIM faz Ciência’
 Edma Correa, da Secretaria de Educação, com as formadoras do Instituto TIM
A professora Elaine Cristina foi uma das que apresentaram relatos positivos sobre o programa
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário