Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Prefeitura de Teresópolis segue com trabalhos de limpeza e de manutenção dos rios e suas margens

Prefeitura de Teresópolis segue com trabalhos de limpeza e de manutenção dos rios e suas margens
Prefeitura segue com trabalhos de limpeza e de manutenção dos rios e suas margens

Teresópolis, 31 de março de 2015 – Com a preocupação de prevenir enchentes e alagamentos, além de manter as áreas limpas e bonitas, a Prefeitura de Teresópolis, através das secretarias de Serviços Públicos e de Meio Ambiente, vem trabalhando constantemente na limpeza e manutenção dos rios e de suas margens. A proposta é aumentar a capacidade de vazão da água na temporada de chuva, evitando transbordamento e diminuindo a probabilidade de cheias. 

Nesta segunda-feira, 30, funcionários municipais de Serviços Públicos atuaram na limpeza das margens e em trecho do Rio Meudon, em frente à UPA - Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Nathan Garcia Leitão - , no Bom Retiro. A intervenção contou com a ajuda de uma retroescavadeira, que retira os resíduos e coloca nas margens, e em seguida, são colocados nos caminhões e levados para um depósito adequado onde o material é descartado.

Segundo o encarregado, até o momento, mais de oito caminhões de lixo foram retirados do local. Além da máquina, outros equipamentos como roçadeiras, foice e ancinho foram utilizados na ação.

O secretário da pasta, Denílson Moraes, ressaltou que o principal objetivo é retirar entulhos, galhos e matos que obstruem a passagem das águas. "Este tipo de serviço é importante porque desobstrui o leito do rio, geralmente interrompido por árvores caídas, arbustos, mato, areia e lixo que a população ainda descarta erradamente”, comentou.

Paralelo a esta ação, a Secretaria de Meio Ambiente prossegue com as ações de reflorestamento da mata ciliar que compõe os rios da cidade. E também nesta segunda, 30, os agentes ambientais trabalharam em um trecho das margens do rio que corta os bairros da Fonte e Santa e Quinta Lebrão. Os locais já tinham sido contemplados com o plantio de mudas no ano passado, mas segundo informações dos próprios moradores elas foram arrancadas do solo. Outra vez, 25 mudas diversificadas da mata atlântica, como pata de vaca, urucum, ipê, pau formiga e outros foram plantados nas margens do rio.

“A iniciativa, também é uma medida preventiva para garantir o bom escoamento das águas, evitando problemas durante o período das fortes chuvas. Estamos fazendo um trabalho de investimento para proporcionar um clima mais agradável, aumentando a arborização”, comentou o secretário da pasta, André de Mello, lembrando ainda que a cooperação da população é indispensável neste processo. “Esperamos que a comunidade nos ajude a preservar o reflorestamento que está sendo feito. Plantamos as árvores em tamanho ideal para que não precisem de rega nem adubação, sobrevivendo a qualquer temperatura e cumprindo o seu papel”, informou.

Além da Quinta Lebrão e Fonte Santa, o plantio de mudas já aconteceu nos bairros do Bom Retiro, Meudon, Caxangá, Pimenteiras, Fischer, Fátima, Vale da Revolta, e Vargem Grande.

A Prefeitura de Teresópolis solicita à população que colabore com a manutenção da limpeza nos rios e em suas margens. Denúncias sobre descarte irregular de lixo nestas áreas podem ser feitas pelos telefones 3643-2758 e 2742-7763.
 Com a preocupação de prevenir enchentes e alagamentos, Prefeitura trabalha constantemente na limpeza e manutenção dos rios e de suas margens

Texto- Gisele Barreto
Fotos – Jeferson Hermida
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário