Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Teresópolis participa do lll Encontro de Municípios com Desenvolvimento Sustentável

Governador Pezão e o subsecretário de Meio Ambiente Leandro Coutinho entregam o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis ao Ministro das Cidades, Gilberto Kassab
Teresópolis participa do lll Encontro de Municípios com Desenvolvimento Sustentável

Ministro das Cidades recebe o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável

Teresópolis, 8 de abril de 2015 – Começou nesta terça, 7, e prossegue até quinta-feira, dia 9, em Brasília, o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). Os participantes estão debatendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Política Nacional de Recursos Hídricos, dentre outros temas.

O objetivo do encontro é fomentar o diálogo entre os gestores públicos e incentivar a construção conjunta de uma agenda positiva e propositiva em torno da sustentabilidade urbana no país. O evento conta com arenas de diálogos (debates com especialistas), palestras com recursos tecnológicos e audiovisuais, praças de boas práticas, salas temáticas e feira de exposição e divulgação de experiências exitosas dos municípios.

O subsecretário de Meio Ambiente de Teresópolis, Leandro Coutinho da Graça, representa o município e cumpre extensa agenda, com reuniões na Agência Nacional de Águas (ANA) e no Ministério das Cidades. “É uma grande oportunidade para apresentarmos o nosso Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 21) e o Plano Municipal de Saneamento Básico, identificarmos mecanismos para obtenção de recursos financeiros que viabilizem a execução dos planos e fecharmos parcerias com este objetivo”, assinalou Leandro Coutinho.

Juntamente com o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o subsecretário entregou ao Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis e solicitou a participação do Ministério na implantação do Plano e investimentos do governo federal no saneamento básico de Teresópolis.

O presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu, recebeu o Plano de Saneamento Básico de Teresópolis, que engloba todos os estudos sobre a melhoria na drenagem pluvial, tratamento e distribuição de água tratada e a implantação de redes de coleta e estações de tratamento de esgoto, documento necessário para obtenção de recursos federais. O subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, recebeu uma explicação sobre as possíveis fontes de acesso a investimento para elaboração dos projetos executivos e a para as obras de saneamento.

Com proposta inovadora e conteúdo atual, essa edição do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável reúne mais de cinco mil participantes entre prefeitos, gestores públicos municipais, secretários e dirigentes municipais, pesquisadores, estudantes e representantes do governo federal, entre outros.

Atraídos por uma pauta construída a partir das demandas municipais, os participantes estão aproveitando a oportunidade para trocar experiências, acessando as boas práticas bem sucedidas de municípios com realidades comuns, acumulando informações sobre temáticas importantes, além de participarem dos debates e palestras.

Os eixos escolhidos do III EMDS são:

• Políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento local sustentável; • Gestão, universalização e qualidade de águas; • O protagonismo dos governos locais nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) e no Habitat III; • Mobilidade urbana: o impasse do atual modelo e a urgência por alternativas inclusivas, sustentáveis e de qualidade; • Qualidade, financiamento e governança das políticas públicas locais e metropolitanas; • As cidades, a reforma política e participação social.

Foto – crédito Divulgação
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário