Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Alunos da Fazenda Alpina comemoram o Dia da Mata Atlântica com ações ambientais no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Alunos da Escola Municipal Fazenda Alpina na entrada do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis
Alunos da Fazenda Alpina comemoram o Dia da Mata Atlântica com ações ambientais no Parque Municipal

Teresópolis, 27 de maio de 2015 - O dia 27 de maio é o Dia Nacional da Mata Atlântica, vegetação constituída por um conjunto de formações florestais e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude. Nesta quarta-feira, alunos da Escola Municipal Fazenda Alpina, localizada no 2° Distrito de Teresópolis, comemoraram a data participando de uma série de ações ambientais, palestras e plantio de mudas nativas no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. A iniciativa aconteceu por meio da parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente.

“As crianças interagirem com o local, a comunidade e o ambiente em que elas vivem é bastante interessante. Preservar o meio ambiente, saber as consequências do mau uso do solo, aprender a reflorestar uma área devastada é muito importante para a formação dos alunos, como moradores e cidadãos”, explica Maria Helena Monteiro, coordenadora do programa ‘Mais Educação’ na Escola Municipal Fazenda Alpina.

A Mata Atlântica se estendia originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do território brasileiro. Hoje os remanescentes de vegetação nativa estão reduzidos a cerca de 22% de sua cobertura original e encontram-se em diferentes estágios de regeneração. Apenas cerca de 7% estão bem conservados em fragmentos acima de 100 hectares. Mesmo reduzida e muito fragmentada, estima-se que na Mata Atlântica existam cerca de 20.000 espécies vegetais (cerca de 35% das espécies existentes no Brasil), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

“É fundamental a consciência a respeito da preservação dos rios, da mata e do meio ambiente como meio de preservação da própria vida. As famílias acabam sendo conscientizadas através dos eventos da escola onde os alunos se tornam agentes replicadores do que aprendem em dias como esse”, aponta a diretora, Raquel Lobo de Brum Lopes.

Os alunos visitaram a sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, em Santa Rita, no 2º Distrito. O Parque ocupa uma área de 4.397 hectares e abrange parte dos bairros Salaco, Posse, Granja Florestal e Campo Grande, na cidade, Santa Rita e Ponte Nova, no interior. Lá, participaram de palestras orientadas por especialistas da Secretaria de Meio Ambiente, além de participarem do plantio de mudas nativas nas dependências do Parque.

“Hoje comemoramos o Dia da Mata Atlântica com ações de educação ambiental e replantio em uma área de conservação integral, o maior Parque Municipal do estado, que ainda tem diversas áreas que necessitam desse replantio. Hoje fizemos um plantio simbólico, mas que pra essas crianças é muito importante, porque elas poderão acompanhar o crescimento dessas plantas e levar essa cultura e tudo o que aprenderam hoje para suas famílias”, analisou o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello.

Para os alunos da Escola Municipal Fazenda Alpina, a manhã foi repleta de novidades e aprendizagem. “Aprendi que o meio ambiente é muito importante para nós. No nosso sítio minha família cultiva vários alimentos e se não cuidarmos do meio ambiente isso tudo pode acabar e ficará ruim para nós”, sentenciou o aluno Daniel Souza, de 10 anos.
Especialistas do Meio Ambiente e Defesa Civil dão palestras para os alunos
Alunos da Escola Municipal Fazenda Alpina participam do replantio simbólico de mudas no Parque Municipal
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário