Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo acontece em Teresópolis

Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo acontece em Teresópolis
Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo acontece em Teresópolis
Encontro reuniu gestores públicos e privados da atividade na região serrana

Teresópolis, 6 de maio de 2015 - Com o intuito de alavancar o setor, compartilhar experiências e apresentar novas ideias, a quarta reunião do Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Circuito Serra Verde Imperial aconteceu durante a terça-feira, 5, em Teresópolis, no Salão de Convenções do Hotel Alpina. O encontro teve o objetivo de ampliar a sintonia entre os setores público e privado para o desenvolvimento de projetos e ações de potencialização do turismo no interior fluminense.

Organizado pela Secretaria Estadual de Turismo, o evento contou com a presença do secretario estadual da pasta, Nilo Sergio Felix, secretários municipais de Turismo das cidades que compõem o roteiro Serra Verde Imperial e empresários do segmento, além da população envolvida de alguma forma com o setor. Na ocasião, diversas palestras possibilitaram abranger a visão sobre o turismo na região.

Na parte da manhã foram apresentados projetos da Setur-RJ e TurisRio para os próximos anos, e soluções para o fortalecimento do turismo regional. A segunda parte do evento foi aberta para os empresários e representantes dos municípios da região exporem suas opiniões, sugestões e apresentarem projetos. Durante o evento, a atriz Edinar Corradine fez uma performance como a Imperatriz Teresa Cristina, que foi proporcionada pelo Polo Teresópolis - Cultura, Turismo e Gastronomia.

Segundo Nilo Sergio, secretário de estado de Turismo, os encontros são muito importantes para projetar ações de porte que incrementem o turismo no estado. “O Rio de Janeiro é o estado do Brasil que mais recebe turistas. É um estado privilegiado, onde a cerca de duas, três horas da capital, temos regiões maravilhosas como a Serra Verde Imperial, Agulhas Negras, a Costa Verde, o Vale do Café, a Costa do Sol e outros. Por isso, estamos trabalhando para divulgar cada vez mais essas regiões. O fomento turístico no interior fluminense é uma determinação do governador Pezão, e já estamos lançando nos hotéis de Las Vegas (EUA) a campanha ‘Rio Mais Três’, onde em menos de três horas você tem acesso a esses encantadores destinos”, declarou Nilo Sergio.

O secretario de Turismo de Teresópolis, Ronaldo Fialho, falou sobre a importância desses encontros para as cidades do Circuito Serra Verde Imperial. “O turismo gera uma infinidade de oportunidades de negócios, porém é preciso empregar qualidade nos serviços oferecidos e gerar uma boa reputação, pois o cliente está cada vez mais exigente; por isso precisamos nos capacitar cada vez mais para atender melhor esse público”, disse.

Responsável pela vinda do Fórum para Teresópolis, o subsecretário de Turismo, Carlos Tucunduva, comentou sobre a participação expressiva do setor no evento. “Fico contente em ver o compromisso dos integrantes dos setores público e privado com o segmento. Estamos com o salão cheio, e isso demonstra o interesse e o comprometimento das classes com a atividade”, comentou Tucunduva.

Presente ao evento, o presidente da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Marco Antônio de Freitas, superintendente da Viação Teresópolis, destacou o valor da regionalização do turismo. “Penso que essa é uma das formas mais inteligentes de fortalecer o turismo na região. É através da regionalização que somamos forças e potenciais para conseguir solidificar a atividade em cada cidade do circuito Serra Verde Imperial”, afirmou o empresário.
 Organizado pela Secretaria Estadual de Turismo, o evento contou com a participação dos gestores público e privado

A região

Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis são os municípios que compõem a Serra Verde Imperial. A região conjuga a beleza de sua vegetação com o charme de sua gastronomia requintada, atrativos culturais e oportunidades de compras. No inverno, inúmeros festivais animam as cidades e o friozinho convida a noites aconchegantes. No verão, os rios, cachoeiras e trilhas formam um verdadeiro convite ao ecoturismo. 

As cidades que sediarão as próximas reuniões já estão definidas pelo estado. Até agosto, serão realizados 12 encontros nas regiões turísticas fluminenses. O próximo Fórum será em Búzios, no próximo dia 21, com discussão sobre a Região Costa do Sol.
A atriz performática Edinar Corradine fez uma saudação aos participantes do Fórum
Secretário Estadual de Turismo, Nilo Sergio, diz que os encontros são muito importantes para projetar ações que incrementem o turismo na região

Texto- Gisele Barreto
Fotos – Roberto Ferreira
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário