Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Obras do Centro de Hemodiálise de Teresópolis são concluídas

Obras do Centro de Hemodiálise de Teresópolis são concluídas
Obras do Centro de Hemodiálise são concluídas
Termo de cessão do prédio será apreciado pela Câmara

Teresópolis, 11 de maio de 2015 - A Prefeitura concluiu as obras do prédio onde funcionará o Centro de Hemodiálise de Teresópolis. Concebido para ser referência no tratamento dialítico, o prédio segue os mais rigorosos padrões da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e terá capacidade para atender até 35 pacientes simultaneamente, podendo funcionar em três turnos distintos.

O prédio de dois andares, situado na Rua Roberto Rosa, na Tijuca, foi totalmente projetado para oferecer segurança e conforto para os pacientes da hemodiálise. O cuidado com a segurança e a higiene se estende por toda a clínica, desde o piso lavável e antiderrapante até o teto, feito de placas com isolamento térmico e antichamas. A parte elétrica segue os mais rígidos padrões, com toda a fiação passando por calhas galvanizadas e disjuntores ultrassensíveis, que desligam o equipamento ao primeiro sinal de problema na corrente elétrica.

Logo na recepção, o paciente passa pela triagem e aguarda o início de sua sessão em ambiente amplo, refrigerado e que terá aparelhos de televisão para seu maior conforto. Definido o protocolo, ele será encaminhado ao salão de procedimento, com capacidade para atender até 35 pacientes simultaneamente, em cadeiras de última geração, totalmente independentes, com sistema de água, oxigênio e parte elétrica individualizados.

Os pacientes portadores de hepatite receberão o tratamento em sala especial, com uma cadeira de diálise exclusiva, eliminando assim qualquer possibilidade de contaminação.

Todo o expurgo tem descarte próprio, evitando o qualquer tipo de contágio não apenas entre os dialíticos em tratamento, mas também para a segurança dos funcionários.

Como o procedimento de hemodiálise, em alguns casos, pode debilitar o paciente, o novo centro conta com uma sala exclusiva para a recuperação, onde mais duas cadeiras de procedimento garantem que o paciente saia da clínica em perfeitas condições.

Além do espaço destinado ao procedimento de hemodiálise, o novo centro também conta com banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, rampas de acesso, salas de apoio e três consultórios médicos.
Concebido para ser referência no tratamento dialítico, o prédio segue os mais rigorosos padrões da Anvisa
O cuidado com a segurança e a higiene se estende por toda a clínica, desde o piso lavável e antiderrapante até o teto, feito de placas com isolamento térmico e antichamas

Chamamento público

No dia 5 de maio, a Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal o termo de cessão do prédio do Centro de Hemodiálise, para apreciação e votação dos vereadores. Após a aprovação em sessão legislativa, será realizado um chamamento público para empresa especializada que ficará responsável por gerir o serviço de hemodiálise.

A criação de uma clínica de ponta no município vai por fim a um sofrimento que se iniciou em novembro de 2011, quando a Vigilância sanitária interditou o serviço no Hospital das Clínicas.

Entenda o caso:

Novembro 2011 – Vigilância Sanitária suspende o serviço de hemodiálise oferecido pelo HCT – Hospital das Clínicas de Teresópolis e a Prefeitura passa a oferecer transporte para os pacientes até o Centro de Terapia Renal de Itaboraí.

Abril de 2012 – Apesar de executar todas as obras e alterações impostas, a Vigilância Sanitária Estadual, decide tirar a concessão do serviço do HCT, repassando a licença para o Hospital São José.

Setembro 2013 – Pacientes denunciam que foram contaminados pelo vírus da Hepatite C durante o procedimento nas dependências do Hospital São José, o que levou a nova interdição pela Vigilância Sanitária. A Prefeitura volta a garantir transporte dos pacientes dialíticos três vezes por semana, em três turnos, até o Centro de Terapia Renal de Itaboraí.

Sensibilizado com a situação dos pacientes dialíticos, o prefeito Arlei inicia uma série de reuniões junto a Secretaria Estadual de Saúde com o objetivo de construir uma unidade pública na cidade de Teresópolis.

Novembro 2013 – Prefeito Arlei consegue a aprovação de verbas para a construção da Clinica de Hemodiálise de Teresópolis.

Fevereiro de 2014 – Prefeitura remaneja a Defesa Civil de prédio localizado na Tijuca e cede o terreno para a construção da Clínica.

Março de 2014 – Obras para a construção do Centro Municipal de Hemodiálise são iniciadas.

Agosto de 2014 – A fim de adequar-se à nova RDC 11, que dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Diálise, publicada após a aprovação do projeto original, a Secretaria de Fiscalização de Obras solicita o aumento do prazo de conclusão para a obra a fim de adequar-se às novas exigências. Tais adequações geram um custo adicional não previsto de 518 mil reais.

Janeiro de 2015 – Prefeito Arlei reúne-se com o novo Secretario Estadual de Saúde e consegue as verbas necessárias ao término da obra.

Maio de 2015 – As obras do novo Centro Municipal de Hemodiálise são concluídas e o novo prédio é entregue para a Secretaria de Saúde.
O cuidado com a segurança e a higiene se estende por toda a clínica, desde o piso lavável e antiderrapante até o teto, feito de placas com isolamento térmico e antichamas
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário