Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Teresópolis recebe projeto Ônibus Lilás

Programação começou às 10h, com ginástica para a terceira idade
Teresópolis recebe projeto Ônibus Lilás
Ação de cidadania atende mulheres da zona rural com atividades e serviços gratuitos

Teresópolis, 15 de maio de 2015 - Com o objetivo de atender necessidades específicas das mulheres do campo, a Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria dos Direitos da Mulher, e o governo do estado promoveram durante esta quinta-feira, 14 de maio, o projeto ‘Ônibus Lilás: Ação Cidadania da Mulher’. O evento aconteceu na Praça Samuel de Paula Macário, em Bonsucesso, no 3º Distrito, e contou com o envolvimento de várias secretarias municipais e instituições como Sebrae, Emater, Fundação Leão XIII e Natura Brasil.

Durante o dia, uma série de serviços de saúde, atendimento psicossocial e atividades culturais e esportivas foram oferecidos gratuitamente à população feminina daquele distrito.

A programação começou às 10h, com ginástica para a terceira idade, coordenada pelo professor Luiz Lisardo, da Secretaria Municipal de Esportes. Logo após, o público mais ativo participou de aulas de street dance, com o professor Yago Cardoso. 

Consultores do Sebrae prestaram esclarecimentos sobre empreendedorismo e funcionários da Emater fizeram a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e do Atestado de Produtor. A Fundação Leão XIII também contribuiu com a emissão de gratuidade de taxa para documentos, tais como certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de identidade. 

Entre as atividades, oficinas sobre educação ambiental, com profissionais da Secretaria de Meio Ambiente; pintura em painel, com equipe da Secretaria de Cultura; e oficina de beleza realizada pelas promotoras da empresa brasileira de cosméticos, Natura. A Secretaria de Saúde promoveu ações voltadas para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, aleitamento materno e doação de leite humano, planejamento reprodutivo e aferição da pressão arterial. Já a Secretaria de Educação disponibilizou a infraestrutura das escolas Francisco Maria Dallia e Mariana Leite Guimarães para melhor atender ao público.
Ônibus Lilás do governo do estado chega à Teresópolis
Palestra sobre a Lei Maria da Penha com  a advogada da Secretaria Municipal da Mulher, Marlene Scofield
 Durante o evento, uma série de serviços e atividades foram oferecidos gratuitamente à população feminina daquele distrito
Equipe da Secretaria de Meio Ambiente distribuiu mudas de árvores nativas para incentivar o reflorestamento da cidade
Ação de cidadania em Bonsucesso, no 3º Distrito, atrai grande público feminino
 Durante o evento, uma série de serviços e atividades foram oferecidos gratuitamente à população feminina daquele distrito
Além disso, as participantes receberam orientações com advogada, psicóloga e assistente social do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), vinculado à Secretaria dos Direitos da Mulher. A Secretaria de Desenvolvimento Social fez o recadastramento dos beneficiários do programa Bolsa Família que moram na região.

Coordenadora das unidades móveis Ônibus Lilás, a assistente social da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado, Luzinete Araujo, destacou que o trabalho é mais uma iniciativa voltada à orientação e proteção da mulher vítima da violência. “O programa do governo federal de ir aos municípios, através de unidade móvel, e alcançar mulheres em regiões distantes dos centros urbanos é fantástico, porque sabemos que muitas não têm acesso nem conhecimento dessas políticas públicas de apoio a elas”, comentou.

Presente ao evento, Magda Becker, coordenadora do Ceam, salientou a importância da ação. “É através de iniciativas como esta que podemos mostrar à população feminina o trabalho que a Secretaria da Mulher vem desenvolvendo em Teresópolis. Trouxemos para cá todos os serviços oferecidos na secretaria, como atendimentos jurídico, psicológico e social”, disse.

Projeto Ônibus Lilás

A unidade móvel da Subsecretaria de Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro é destinada ao atendimento das mulheres rurais que se encontram em situação de risco. A ida do Ônibus Lilás às zonas rurais faz parte do conjunto de ações para aprimorar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), da União. De acordo com o governo federal, a ideia de um veículo que chegasse a áreas distantes dos grandes centros surgiu de uma demanda da Marcha das Margaridas, tradicional manifestação de mulheres camponesas que acontece a cada quatro anos, em Brasília.

Até o momento, o Ônibus Lilás já visitou os municípios fluminenses de Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Queimados, Paraty, Mesquita, Saquarema e agora, Teresópolis.
Equipe de trabalho da Secretaria da Mulher

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marcelo Rosa
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário