Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de julho de 2015

11ª Conferência de Assistência Social: Teresópolis aprova proposta para os próximos dez anos

Na abertura da Etapa Municipal: Maria da Conceição da Luz Ferreira, do Conselho Estadual; secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito, e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Tania Iorio
11ª Conferência de Assistência Social: Teresópolis aprova proposta para os próximos dez anos

Teresópolis, 13 de julho de 2015 – Contando com ampla participação, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social reuniu no último sábado, 11, conselheiros, gestores, servidores municipais, representantes de organizações não governamentais, profissionais e prestadores de serviço do setor. Com realização do Conselho Municipal de Assistência Social e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, no bairro Tijuca.

Com o tema central ‘Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026’, a conferência contribuiu com uma série de propostas para a elaboração do plano decenal, planejamento para os próximos dez anos na assistência social. Foram feitas contribuições dentro de três eixos temáticos: 1) O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; 2) O pacto federativo e a consolidação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social; e 3) Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

O fórum de debates foi aberto pela secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito. “É fundamental a participação da sociedade e dos conselheiros do setor para a definição das metas dos próximos dez anos na cidade. E vamos nos preparar para participar da Conferência Estadual”.

A etapa municipal teve como palestrante Maria da Conceição da Luz Ferreira, representante do Conselho Estadual de Assistência Social, que falou sobre o tema da Conferência. “As conferências são instâncias de pactuação, onde sociedade civil e poder público se encontram e discutem os avanços e necessidades para que o Sistema Único de Assistência Social se consolide. É o município se fazendo enxergar pelo Estado e, consequentemente, pela União”.

De acordo com Tania Iorio, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, o relatório final da Conferência vai nortear as ações de assistência social no município. “É um documento importante a ser seguido, e que será encaminhado ao Estado e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, para que o poder público elabore o seu plano de ação dentro das propostas realizadas nesta Conferência”.

No final, foram eleitos os delegados que vão representar Teresópolis na X Conferência Estadual de Assistência Social, marcada para acontecer no mês de outubro, no Rio de Janeiro.
11ª Conferência de Assistência Social: Teresópolis aprova proposta para os próximos dez anosMaria da Conceição da Luz Ferreira, representante do CEAS, faz palestra de abertura na Conferência Municipal
Grupos de trabalho debatem demandas e definem propostas de melhorias para a assistência social no município

Fotos – crédito para Marcelo Rosa
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário