Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Biblioteca Municipal de Teresópolis comemora o Dia do Teatro com contação de histórias

A boneca Emília contou histórias de Monteiro Lobato para as crianças do interior
Biblioteca Municipal comemora o Dia do Teatro com contação de histórias

Teresópolis, 23 de setembro de 2015 - No dia 19 de setembro é comemorado no Brasil o Dia do Teatro, e a Biblioteca Municipal Antonio Paulo Capanema de Souza, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Educação, em Agriões, celebrou a data de uma forma diferente. Alunos da Escola Municipal Alice Suassuna, no 2° Distrito, foram convidados nessa terça-feira, 22, para uma tarde de contação de histórias, narradas por ninguém menos que a boneca Emília, personagem do escritor Monteiro Lobato, interpretada há mais de 45 anos pela atriz Ed​i​nar Corradini.

“A atriz e sua interpretação da boneca Emília são ícones do teatro em nossa cidade. Trazer alunos da zona rural para vivenciar essa experiência, sabendo que existem crianças que, nos dias de hoje, não conhecem as histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, e que agora vão passar a conhecer, é maravilhoso, já que isso faz parte da infância de todos nós”, destacou Beatriz Fonseca, administradora da biblioteca.

Edinar Corradini tem uma longa história com a personagem Emília, criada pelo autor Monteiro Lobato. Interpretando a boneca pela primeira vez em 1970, em um trabalho escolar para a professora Belkis Morgado, desde então as histórias da atriz e da boneca se confundiram. Tanto que, recentemente, a artista assumiu a cadeira de número 28, cujo patrono é o próprio Monteiro Lobato, na Academia Teresopolitana de Letras.

“Para contar uma boa história precisamos viver cada personagem inserido nela, sentindo-o na pele. E claro, pôr açúcar, sal, tempero, manjericão, tudo o que você puder para temperar a história e deixá-la cada vez mais saborosa”, explicou a atriz.

A arte de contar histórias é uma tradição antiga. Além de incentivar a leitura, literatura, objetiva-se transmitir valores que determinam atitudes éticas, que possibilitam a melhor convivência no ambiente escolar. Para a diretora Fabiana da Costa, a oportunidade é muito importante para seus alunos que estudam e moram no interior do município.

“Nós, da zona rural, temos poucas oportunidades de programação como essa para nossos alunos. Então trazer as crianças para conhecer a biblioteca e propiciar uma tarde de histórias, é muito importante para despertar o interesse pela leitura e o gosto pelas histórias nesses alunos”, analisou a diretora.
 Beatriz Fonseca, administradora da Biblioteca Municipal, idealizou o evento para comemorar o Dia do Teatro
 A atriz Edinar Corradini, que interpreta a boneca Emília há 45 anos, dá a dica de como se contar uma boa históriaA diretora Fabiana da Costa ficou feliz com a oportunidade para os alunos da Escola Municipal Alice Suassuna
Fotos:divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário