Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Estudantes do UNIFESO Teresópolis são voluntários em projeto de conservação no PARNASO

Estudantes do UNIFESO Teresópolis são voluntários em projeto de conservação no PARNASO
Estudantes do UNIFESO são voluntários em projeto de conservação no PARNASO

No dia 20 de agosto um grupo de estagiários voluntários, coordenado pela analista ambiental do Parque Nacional Serra dos Órgãos (PARNASO) Cecília Cronemberger, realizou na unidade uma palestra apresentando o Projeto Sagui-da-serra-escuro para alunos do Colégio Estadual Lions Club, mostrando a metodologia de trabalho aplicada por eles nas trilhas do parque. Os estudantes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) Vitor Cunha, Amanda Garcia, Melanie de Mello, Ricardo Mello Filho, Vinicius Netto, Gabriela Alcântara e Danielle Goulart integram o grupo de estudos e participaram da atividade.

De acordo com Vitor, a reação geral dos alunos foi bem positiva. “A maioria se manteve atenta às informações, inclusive alguns que fazem parte de um jornal do colégio entrevistaram voluntários do parque”, contou Vitor Cunha.

O projeto Sagui-da-serra-escuro é uma iniciativa do PARNASO com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para a preservação dessa espécie nativa de primata (Callithrix aurita), conhecida popularmente como ‘Sagui caveirinha’. Esse animal tem sofrido pressão em relação ao território e ao alimento causada por espécies invasoras como o Sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus) e o Sagui-de-tufo-preto (Callithrix penicillata). Outro problema nessa interação de espécies é a formação de híbridos, ou seja o cruzamento da espécie nativa com as invasoras, o que pode ocasionar uma queda significativa no número de saguis nativos na região.

Os voluntários buscam levantar dados sobre possíveis grupos de saguis (nativos e invasores) localizados no PARNASO e uma possível solução para o problema. “De fato está sendo uma experiência incrível e bem animadora, pois tenho interesse em seguir na área ambiental e isso só me fez observar como é realmente o trabalho de um biólogo que vai a campo com frequência para realizar um levantamento de dados dentro da sua área de atuação”, comentou Vitor Cunha.

Segundo a professora Mariana Beatriz Arcuri, Diretora do Centro de Ciências da Saúde do UNIFESO, “esta é mais uma iniciativa que mostra o quão certa está a escolha da Instituição por uma educação norteada pela inserção dos estudantes no mundo do trabalho”.
Fonte:Unifeso clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário