Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de setembro de 2015

II Seminário de Educação Ambiental em Teresópolis

UNIFESO TERESOPOLIS
Seminário apresenta projetos de educação ambiental em unidades de conservação

Projetos desenvolvidos em unidades de conservação vão ser apresentados no II Seminário de Educação Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), que acontece no próximo dia 26 de setembro, em Teresópolis. O seminário, que será realizado no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), tem como objetivo reunir professores, estudantes, gestores e público em geral para debater aspectos da educação ambiental em unidades de conservação, além de conhecer detalhes do que está sendo desenvolvido atualmente na região. 

A abertura, às 9h, contará com as presenças da gerente de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Geisy Leopoldo; do gerente de Unidades de Conservação do Inea, Fernando Matias; do subsecretário de Meio Ambiente de Teresópolis, Leandro Coutinho; da coordenadora da Sala Verde da Unifeso, Ana Maria Gomes de Almeida; e do professor e representante do PETP, Alfredo Pinheiro. A mediação será de Jade Prata, coordenadora pedagógica do projeto EdUC.

A programação da manhã prossegue com a apresentação de projetos desenvolvidos em unidades de conservação, como o Projeto de Educação Ambiental em UCs do Inea, que abrange o PETP, além de dois projetos realizados no parque: PETP nas Escolas e Educação Ambiental em diálogo com religiões de matriz africana. Também haverá exposição sobre o projeto do Conselho Jovem do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) e dois projetos desenvolvidos pela ONG Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), de Cachoeiras de Macacu: Guapiaçu Grande Vida e Jovem Guarda. A empresa Adnet Florestal vai apresentar o programa Águas para o Futuro. 

Na parte da tarde, grupos de trabalho vão discutir o papel da Educação ambiental na proteção dos recursos hídricos do PETP e entorno, para fortalecer o turismo sustentável e como ferramenta para evitar a caça e a captura de animais. A partir dos debates será elaborada uma carta de estratégias de Educação Ambiental para a região, a ser apresentada na plenária final do seminário.

O II Seminário de Educação Ambiental é uma iniciativa do Projeto de Educação Ambiental em Unidades de Conservação (EdUC), coordenado pelo Inea e executado pelo Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental, com apoio da Sala Verde da Unifeso. 

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) está localizado na Avenida Alberto Torres, 111, no bairro do Alto, em Teresópolis. As inscrições serão feitas no dia do evento, na mesa de credenciamento. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Instituto Moleque Mateiro pelo telefone (21) 3529-8335, no horário comercial, ou através do e-mail contato@molequemateiro.com.br.

Serviço:
II Seminário de Educação Ambiental do PETP
Data: 26/09 - 8 às 18h
Local: Sala Multimídia do Prédio Afif Georges Farah - Centro Universitário Serra dos Orgãos - UNIFESO. Avenida Alberto Torres, 111, Alto - Teresópolis / RJ.
Mais informações: Instituto Moleque Mateiro - (21) 3529-8335 / contato@molequemateiro.com.br

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário