Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa reinicia os trabalhos na Educação Municipal em Teresópolis

Professores alfabetizadores da rede municipal de ensino se reuniram para o reinício do PNAIC
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa reinicia os trabalhos na Educação Municipal

Teresópolis, 22 de setembro de 2015 - O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) teve seus trabalhos reiniciados em uma solenidade realizada, na última semana, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), em Agriões. O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

“Estamos reiniciando os trabalhos do PNAIC depois de uma temporada esperando por decisões na esfera Federal. Agora retomamos nossas atividades com o objetivo de continuar essa discussão com os professores que, desde 2013, vem repensando a alfabetização e a importância da criança ser alfabetizada até os 8 anos.”, comentou a professora Cristina Esteves, coordenadora do programa em Teresópolis.

Na abertura do evento, além de pautas administrativas e pedagógicas, houve também um momento cultural com as professoras Marcia Peixoto e Iolanda Anjos. Convidada, a professora Ana Paula Coutinho, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), falou sobre a importância da alfabetização na idade certa. “A EJA rejuvenesceu nos últimos anos. Hoje temos um índice elevado de jovens em nossas salas de aula. Por isso, os professores devem refletir sobre a importância da alfabetização e da escolarização na idade certa, para que esse número diminua”, alertou Ana Paula.

O PNAIC compreende um curso formativo para professores alfabetizadores com coordenação geral da UFRJ e encontros presenciais realizados às segundas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados das 8h às 17h. O MEC oferece para os participantes uma bolsa em dinheiro durante os meses de formação continuada.
A coordenadora do PNAIC, Cristina Esteves, lembrou a importância do programa
Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos no município, Ana Paula Coutinho, alertou sobre o rejuvenescimento da EJACarla Rabello, diretora pedagógica da SME, comemorou o retorno das atividades do PNAIC
As professoras Marcia Peixoto e Iolanda Anjos promoveram um momento cultural no encontro

Em Teresópolis, os Orientadores Pedagógicos e Professores recém-contratados, que estão participando como ouvintes, recebem todos os benefícios inclusive a bolsa integral, custeada pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

“Teresópolis ter abraçado o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa faz com que tenhamos a sensação de união por uma educação de qualidade. É o esforço local da Educação Municipal de mãos dadas com os municípios vizinhos, com o estado do Rio de Janeiro e com o Brasil. Temos tido resultados muito importantes e através de pesquisas por amostragem feitas nas escolas, já estamos observando uma diferença bastante significativa no ciclo da infância. Esperamos que o Programa continue e seja cada vez mais aperfeiçoado para colhermos os frutos disso no futuro”, concluiu Carla Rabello, diretora pedagógica da Secretaria de Educação.
 Professores alfabetizadores da rede municipal compareceram ao auditório da SME para o retorno do PNAIC

​Texto e fotos - Marcelo Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário