Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Sete municípios marcam presença na Conferência de Políticas para Mulheres em Teresópolis

Secretária dos Direitos da Mulher, Rosilda de Carvalho Barbosa (de pé): Teresópolis registra avanços na assistência à população feminina
Sete municípios marcam presença na Conferência de Políticas para Mulheres em Teresópolis

Participantes avaliam conquistas e desafios na garantia de direitos

Teresópolis, 16 de setembro de 2015 – Reunindo representantes dos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e do Rio de Janeiro, foi realizada, dia 10, a IV Conferência Intermunicipal de Políticas para Mulheres. Integrantes de movimentos de mulheres, de conselhos, de instituições, do poder público e da sociedade lotaram a sala do Tribunal do Júri do Curso de Direito, do Centro Universitário Serra dos Órgãos, no bairro do Alto, para avaliar as conquistas e os desafios da população feminina dentro do tema proposto: ‘Mais direitos, participação e poder para as mulheres’.

Nas boas-vindas às participantes, a secretária interina dos Direitos da Mulher de Teresópolis, Rosilda de Carvalho Barbosa, enumerou os avanços de Teresópolis nesta área. Entre as iniciativas, tiveram destaque a existência de um conselho atuante, a oferta de cursos de alfabetização e de artesanato, a criação do Espaço Mulher – feira para a venda da produção artesanal com vistas à geração de renda – e o acolhimento às vítimas de violência através do Núcleo Especializado de Atendimento a Mulher, instalado na 110ª Delegacia Policial. “São políticas públicas construídas ao longo dos anos, e estamos evoluindo. O que foi votado aqui deve ser cobrado ao Conselho e à Secretaria, para que as propostas sejam implementadas”.

A representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Edna Calheiros, marcou presença no evento. “O Cedim acompanhou a grande luta do município para a reativação do seu Conselho da Mulher, e a expressiva participação da sociedade nesta conferência é um símbolo de conquista para Teresópolis”, assinalou.

A questão da violência doméstica e os instrumentos de assistência às mulheres pelo poder público foram citados pelo delegado Wellington Pereira, titular da 40ª Delegacia Legal/Honório Gurgel. “Muito se avançou com a Lei Maria da Penha e a atuação da Polícia Civil nas 16 delegacias especializadas no atendimento a mulher no Rio de Janeiro, mas é pouco. Temos que unir homens e mulheres nessa causa”, conclamou ele, que representou a deputada estadual Martha Rocha na Conferência.

Temas

Iniciativa da Secretaria dos Direitos da Mulher e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) de Teresópolis, a Conferência contou com quatro eixos temáticos, debatidos por palestrantes convidados: 1) Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades; 2) Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; 3) Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; e 4) Sistema Nacional de Políticas para as mulheres: subsídios e recomendações.

“Eu me sinto como uma das mais antigas ativistas da região na luta pela cidadania das mulheres, incluindo as do campo. Essa conferência é a oportunidade para repensarmos a luta pela garantia dos nossos direitos”, afirmou Laura Mury. Diretora do serviço virtual Tecle Mulher, de Nova Friburgo, ela foi responsável pelo eixo 1.

Presidente de honra da organização não-governamental Associação Mulher e Cidadania, a ex-prefeita de Barra Mansa e ex-deputada estadual, Inês Pandeló, fez palestra sobre o eixo 4. “Ainda existe preconceito, machismo, discriminação. É preciso avançar muito mais nas políticas públicas, daí a importância da mobilização da sociedade em conferências. Devemos defender sempre a democracia, porque em ditadura não existem direitos”.

Para a presidente do CMDDM, Zilair Barbosa, as mulheres devem participar das reuniões do conselho, a fim de conhecer o trabalho realizado pelo órgão e contribuir para a formulação de políticas públicas. “Precisamos lutar e, para isso, convidamos todas para esta causa pela igualdade. As mulheres podem ir às reuniões, dar idéias e apresentar propostas”, convidou. O Conselho realiza reuniões na última quinta-feira do mês, às 9h, no Espaço Cidadão (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea).
Sete municípios marcam presença na Conferência de Políticas para Mulheres em Teresópolis
 Representantes de sete municípios acompanham a Conferência Intermunicipal de Políticas para Mulheres, em Teresópolis
Fotos – crédito Roberto Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário