Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Escola Sakurá de Teresópolis faz festa com o Projeto MPB nas Escolas

O frevo foi uma das vertentes da MPB apresentadas no Sakurá
Sakurá faz festa com o Projeto MPB nas Escolas

Teresópolis, 5 de outubro de 2015 - Lançado em agosto, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Cultural Cravo Albin, o Projeto MPB nas Escolas rendeu frutos em Teresópolis. A Escola Municipal Sakurá, localizada na Ermitage, realizou no último sábado, 3, a culminância da aplicação do projeto em suas salas de aula. Foi o show de talentos ‘À Luz da MPB o Sakurá Encanta’, onde foi apresentado pelos alunos da escola uma verdadeira viagem às várias fases da música popular brasileira.

“Hoje apresentamos a culminância do Projeto MPB nas Escolas que foi aplicado aqui no Sakurá exatamente pensando neste dia, um show de talentos onde os alunos poderiam apresentar tudo o que apreenderam. Os professores abraçaram a ideia, até porque as músicas são das nossas épocas, incentivaram os alunos que se envolveram muito, fizeram cartazes, decoração, figurino e se prepararam para hoje. A escola está em festa e nós estamos muito felizes com a presença e a motivação de todos”, disse a diretora Luciene Quintão.

Baseados nos kits distribuídos pelo projeto, que contém livro e DVDs interativos, os alunos apresentaram através do canto, dança e dramatização diversas fases da MPB como o samba, o rap, a bossa nova, o soul, entre outros. Para alguns alunos, foi a oportunidade de descobrir novidades. “Esse mês foi muito produtivo. Por exemplo, a turma toda aprendeu a sambar, eu era horrível, mas consegui sambar! A turma toda ficou muito unida, aprendemos muita coisa nova e como foi o primeiro festival de MPB da escola, todo mundo interagiu muito bem”, avaliou a aluna Alessandra Montenegro.

Para a professora de língua portuguesa Magali Tayt-Sohn, que como a maioria dos professores também foi caracterizada baseada uma fase da MPB, o projeto foi muito produtivo. “O trabalho foi maravilhoso porque a escola inteira se envolveu. A gente acaba criando aquela impressão de que os adolescentes de hoje não gostam ou não entendem de boa música, mas eles demonstraram muita empolgação, escolhendo as músicas, montando coreografias, colocando o toque do adolescente atual, dentro da MPB”, analisou a professora.
 De Carmem Miranda a Gabriel o Pensador, vários ícones da MPB desfilaram pelo pátio da escola
  A aluna Alessandra Montenegro avaliou o mês do projeto como “muito produtivo”  As diversas fases da MPB ganharam interpretações pelos olhos dos alunos do Sakurá​
Promovido durante um mês, o projeto além de desenvolver o trabalho em grupo também revelou talentos individuais. Foi o caso da aluna Jade Santana, estudante de violino no Instituto Saber, que surpreendeu a todos com a apresentação de um samba ao violino. “Eu achei esse projeto maravilhoso porque está fazendo a divulgação da aprendizagem da minha filha. A escola Sakurá está proporcionando a minha filha a realização de um sonho, que é se apresentar publicamente tocando violino”, declarou emocionada a mãe de Jade, Oady Santana.
  A professora Magali Tayt-Shon elogiou o empenho dos alunos em suas apresentações

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário