Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Visita Imagem Divino Pai Eterno - Aniversário Paróquia de Santo Antônio em Teresópolis

Visita Imagem Divino Pai Eterno - Aniversário Paróquia de Santo Antônio em Teresópolis
Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno chega à Teresópolis
Evento faz parte das comemorações pelos 160 anos da Paróquia de Santo Antônio

A cidade de Teresópolis vai receber no próximo dia domingo, dia 18, a Visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno. Na ocasião, a Santa Missa, presidida pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, padre Robson de Oliveira, será realizada na primeira igreja da cidade, a Paróquia Santo Antônio de Paquequer, construída em 1855 antes mesmo da emancipação do município.

De acordo o padre Jorge Luiz Pacheco de Medeiros, decano de Teresópolis e responsável pela acolhida, a expectativa para a chegada da Imagem é grande. Segundo ele, o evento está sendo divulgado, inclusive, nas cidades vizinhas, de onde devem vir diversas caravanas. “Esperamos pessoas das igrejas que fazem parte de nossa diocese, das cidades de Friburgo e Valença”, destaca o padre.

A celebração terá início às 17h30 e será transmitida para todo o Brasil pela RedeVida de Televisão. Segundo Pe. Jorge, durante toda a tarde, uma programação especial acontecerá no local do evento. “Antes da missa teremos um terço cantado e, depois, a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar do Rio de Janeiro fará uma apresentação com musicas católica e Popular Brasileira”, explica.

Visitas da Imagem Peregrina

Com a intenção de vivenciar de perto o amor do Divino Pai Eterno, muitos devotos que não podiam visitar Trindade passaram a clamar para que Pe. Robson levasse até eles o Ícone Sagrado do Pai Eterno. Em 31 de maio de 2008, após receber centenas de pedidos, a primeira Visita da Imagem Peregrina aconteceu na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

As visitas da Imagem Peregrina começaram a fazer parte da agenda e da vida do sacerdote que, na época, era reitor do Santuário Basílica. Já foram percorridas diferentes regiões do país, passando por 140 municípios brasileiros em 22 estados e o Distrito Federal. Milhões de devotos acolheram o Ícone Sagrado em um total de 150 visitas, desde 2008 até 2015.

Para o Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, o trabalho de evangelização por meio da Visita da Imagem é uma forma de levar o amor de Deus de forma mais concreta às pessoas: “É uma alegria muito grande poder prestigiar as cidades das quais recebemos os convites para levar a Imagem Peregrino do Divino Pai Eterno e pedir as bênçãos que Ele, somente Ele, pode nos dar para que possamos ser família de Deus, família feliz e constituída na graça e no amor do Pai Eterno. E é uma grande satisfação ver que as pessoas querem, cada vez mais, se aproximar desse amor”.

Conheça mais sobre o Pe. Robson:

Padre Robson de Oliveira Pereira, membro da Congregação do Santíssimo Redentor (o mesmo grupo que atua no Santuário de Aparecida-SP), é Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás desde janeiro de 2015. Permanece como presidente-fundador da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) desde 2004.

Foi reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno por 11 anos. Nasceu em Trindade (GO), em 26 de abril de 1974. Entrou para o Seminário aos 14 anos de idade, tornando-se sacerdote aos 24 anos.  Após exercer trabalhos na Pastoral Vocacional e na formação de jovens para a vida religiosa no Seminário, foi para a Irlanda e em seguida para Roma, onde fez mestrado em Teologia Moral pela Universidade do Vaticano.

Ao voltar de Roma, sentiu necessidade de ampliar a difusão da devoção ao Divino Pai Eterno e, para isso, buscou espaços na televisão. Em nível nacional, as novenas "Filhos do Pai Eterno" e “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, e o “Santo Terço dos Filhos do Pai Eterno”, bem como as transmissões do Santuário, são exibidas pela RedeVida de Televisão. Além disso, faz parte do trabalho evangelizador a Visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno às dioceses brasileiras e também no exterior.

Com pregações e preces sobre temas que atingem o cerne da vida humana, o padre e sua equipe conquistaram o carinho de pessoas de todos os cantos do país. Amado por muitos católicos, Pe. Robson, que também é benquisto pelos evangélicos, recebe milhares de testemunhos de conversões e graças alcançadas vindas de diversas regiões do Brasil e de outros países.

Devoção ao Pai Eterno

Tudo começou por volta de 1840, com o encontro de um medalhão por um casal de lavradores. Nele está retratada a Santíssima Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo - coroando a Virgem Maria. A partir desse momento, nasce a devoção que deu origem à Romaria do Divino Pai Eterno, também conhecida como Festa de Trindade, que acontece anualmente e tem reunido milhares de pessoas. Hoje, esse é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil, e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

Com o passar dos anos, a devoção cresceu. Hoje, a estimativa do número de visitantes gira em torno de 4 e 5 milhões nos pontos religiosos e turísticos da cidade, principalmente, no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e a Paróquia do Divino Pai Eterno ou Igreja Matriz de Trindade. São centenas de caravanas que chegam todo mês. Semanalmente, cerca de 5 mil novos fiéis visitam a cidade, o que resulta em um crescimento anual de 20% no número de peregrinos ao ano. Somente durante nos dez dias de festividades, mais de 2,5 milhões de devotos vão à cidade.



Serviço
Visita da Imagem Peregrina em Teresópolis
Data: 18 de outubro (domingo)
Horário da missa: 17h30
Local: Avenida Oliveira Botelho – Bairro Alto – Teresópolis (RJ)


Nenhum comentário:

Postar um comentário