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terça-feira, 15 de dezembro de 2015

População aponta deficiências e sugere ações sobre o lixo em Teresópolis

Secretário de Meio Ambiente Eduardo Niebus: participação da população é fundamental para que o Município tenha um plano de excelência
Oficinas do Plano de Resíduos Sólidos de Teresópolis

População aponta deficiências e sugere ações para melhorar a questão do lixo

Teresópolis, 15 de dezembro de 2015 – Dando continuidade à construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Teresópolis, foram realizadas nestas segunda e terça, dias 14 e 15, mais duas oficinas comunitárias participativas. Nesses encontros, moradores da cidade e do interior foram chamados a apontar deficiências e sugerir ações para resolver questões relacionadas ao destino do lixo no Município.

Contratada pela Prefeitura através de licitação, a empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais deu início em junho à confecção do Plano. Para a iniciativa são utilizados recursos da Agevap – Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

“Com as informações coletadas, a empresa pode verificar a real situação de cada comunidade, seja urbana ou rural. Por isso é fundamental a participação efetiva da população para a elaboração de um plano de excelência para o Município. Todo o trabalho, depois de pronto, será apresentado em audiência pública, que ainda não tem data agendada”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Niebus, ao abrir a reunião nesta terça, 15.

As oficinas foram conduzidas pelos engenheiros ambientais Marcos Bonsatti e Maycon Pedotti, da equipe técnica da Alto Uruguai Soluções Ambientais. Eles apresentaram as etapas de elaboração do documento e coletaram as sugestões dos participantes, relacionadas à coleta do lixo doméstico, de saúde, de limpeza urbana e de construção civil. Também foram apontadas questões relativas ao acondicionamento de detritos, separação do lixo reciclável, locais e horários mais indicados para recolhimento, entre outras.

A produção do plano é dividida em sete fases, que são chamadas de produtos: legislação preliminar, caracterização do município, diagnóstico, prognóstico, versão preliminar, versão final e relatório síntese. Entre as etapas, são realizadas as oficinas de consulta à população.

“Cada produto elaborado é entregue a uma comissão de acompanhamento, formada por equipe técnica da Prefeitura, que avalia o produto e envia para análise da Caixa Econômica, que é o órgão financiador. A Caixa repassa para os apontamentos da Agevap. Sem esse processo não é possível partir para as próximas etapas”, explicou Marcos Bonsatti, acrescentando que o material está disponível para consulta no 

Engenheiro ambiental Marcos Bonsatti explica as etapas de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Fotos – crédito Marcelo Roza
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

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