Pesquisar este blog

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Método pioneiro na Educação Infantil do CESO Teresópolis oferece adaptação também ao pais dos alunos

Início do ano letivo: CESO tem novidade no processo de adaptação de alunos e recebe os pais em uma semana de atividades
Método pioneiro na Educação Infantil do CESO oferece adaptação também ao pais dos alunos

O Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) iniciou o ano letivo de 2016 com uma novidade no processo de adaptação de novos alunos nas turmas de Educação Infantil, passando também a receber os pais em uma semana de atividades. Os responsáveis participam de conversas, apresentações e dinâmicas com a tranquilidade de estar em um ambiente próximo de onde as crianças estão. O objetivo é que a adaptação aconteça de forma mais rápida e sem traumas, atendendo às expectativas e eliminando a insegurança.

A ideia surgiu a partir da percepção de que o ingresso na vida escolar é um momento de apreensão também para os adultos por não saberem qual será a reação dos filhos com tantas novidades em sua rotina.

A professora Regina Célia Rossado Pereira, coordenadora da Educação Infantil do CESO, explicou que apoiar os pais nessa etapa acaba auxiliando as crianças indiretamente. “Os pais estarão aqui conosco participando de rodas de conversa, dinâmicas de grupo, apresentações do trabalho da escola, tudo para que eles trabalhem as expectativas, angústias e medos e possam dessa maneira assistir melhor aos seus filhos nesta etapa da vida que se incia para as crianças”, destacou a coordenadora.

Até 2015 os pais podiam acompanhar a semana de adaptação junto às crianças no mesmo ambiente ou afastados, mas não existia nenhuma atividade especificamente dedicada a eles. A professora Regina destaca que agora os pais sentem uma confiança maior ao entregar os filhos aos cuidados da escola e de pessoas que inicialmente são estranhas a eles.

A coordenadora informou também que o CESO ainda possui vagas para o Maternal e para o Jardim de Infância e os interessados podem entrar em contato pelo telefone 2641-7004. Não há nenhum impedimento para que novos alunos se matriculem após a primeira semana de aula, pois o processo de adaptação será realizado da mesma forma. “Nós convidamos a quem quiser conhecer o nosso trabalho, o projeto de adaptação, todos os pais de alunos novos do Maternal e do Jardim estão convidados a participar dessa semana e serão acolhidos, assistidos por nós para ajudar nesses primeiros dias da fase escolar das crianças”.

A nova metodologia foi amplamente aprovada pelos pais que participaram da semana de adaptação voltada para eles. “Aqui são todos muito atenciosos, eu também estava receoso porque meu filho vai fazer três anos, e é filho único, acho até que fiquei mais receoso do que ele. Essa receptividade foi ótima porque nos deixa tranquilos por estarmos no local onde nossos filhos estão. Conforme a atividade vai se processando, o tempo passa e você conversa sobre seu filho, o tempo passa mais um pouco e já dá a hora da saída dele e vamos para casa juntos e tranquilos”, afirmou o funcionário público Carlos Laut, pai do aluno Pedro que ingressou no Maternal do CESO.
Método pioneiro na Educação Infantil do CESO Teresópolis oferece adaptação também ao pais dos alunos

Fonte:Unifeso Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário