Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Teresópolis Contra a Dengue: Governo destina carros para combate ao Aedes Aegypti

Teresópolis Contra a Dengue: Governo destina carros para combate ao Aedes Aegypti
TERESÓPOLIS CONTRA A DENGUE: GOVERNO DESTINA CARROS PARA COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Desde a última quinta-feira, dia 4, o Município conta com mais dois carros para reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika. Adquiridos com verba destinada pelo Ministério da Saúde para ações de vigilância em saúde, os veículos foram entregues pelo Governo do Estado e serão integrados à frota da Secretaria Municipal de Saúde logo após a transferência da documentação.

O Município vem intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, com a capacitação de equipes técnicas e de agentes comunitários de saúde lotados nos postos da Estratégia de Saúde da Família.

Os agentes são treinados para, durante seu atendimento de rotina, identificar situações de risco de proliferação do mosquito, bem como orientar os moradores das áreas de atuação dos PSFs para ações de prevenção e combate. Depois, todos os casos que necessitam de monitoramento são repassados pelos agentes comunitários para a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde.

Visando apoiar a rede assistencial do Município, tanto própria como conveniada, foi realizada no final de janeiro mais uma atualização sobre o manejo clínico para o diagnóstico e tratamento da dengue e outras arboviroses.

Coordenada pelo Departamento de Higiene e Saúde Coletiva, a atualização foi ministrada pela médica Alba Iaci e a enfermeira Benísia Adell, da Divisão de Vigilância Epidemiológica, tendo como objetivo sensibilizar os profissionais para o diagnóstico diferencial das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti(dengue, chikungunya e zika). Também foram atualizados fluxos e protocolos de atendimento e de notificação.

Fotos – crédito Francisco Vicente Vaz
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Um comentário:

  1. Não adianta reforçar o combate ao Aedes aegypti com carros novos, se não se consegue manter a COLETA DE LIXO em dia. Exemplo na Rua Narciso Martins - Barra do Imbui, a coleta só é feita 01 vez por semana, onde o lixo se acumula proliferando insetos e mal cheiro. Seria bom fazer uma matéria sobre o assunto.

    ResponderExcluir