Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2016

Professores e alunos do CESO Teresópolis entram na mobilização contra o Aedes aegypti

Professores e alunos do CESO Teresópolis entram na mobilização contra o Aedes aegypti
Professores e alunos do CESO entram na mobilização contra o Aedes aegypti

O Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) está realizando uma mobilização com professores e alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio para ajudar no trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que está causando a proliferação dos vírus dengue, zika e chikungunya. O trabalho pedagógico tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a gravidade do problema para que levem as medidas de prevenção para casa e a vizinhança.

A mobilização teve início a partir de uma manchete de jornal que contabilizava as notificações das doenças causadas pelo mosquito, o que acendeu o sinal de alerta para professores e alunos. Atividades específicas foram escolhidas para cada turma, com exibição de documentários, confecção de cartazes e um passeio no entorno da escola para observar e fotografar possíveis focos de infestação.

A professora destacou que os alunos demonstraram muito interesse e comprometimento com as ações. “Trabalhamos com atualidade e principalmente com a questão da cidadania. Como esse é um problema social, temos que trabalhar com as crianças para que combatam junto ao governo e à comunidade, realizando ações para podermos sanar essa dificuldade. Isso repercutiu para a casa deles, pois algumas crianças trouxeram amostras de água de piscina e de poças de água das proximidades de suas casas que estavam contaminadas pelo mosquito, e os pais começaram a tomar medidas, o que mostra nossos alunos estão obtendo resultados concretos resultados”, disse a professora Martha Ferrone.

No dia 19 de fevereiro grupos de estudantes do Ensino Fundamental fizeram visitas a alguns locais no entorno do CESO para elaborar um relatório sobre os problemas que podem contribuir para a proliferação do Aedes Aegypti, como o acúmulo de lixo descartado de forma irregular. A atividade representou a participação do CESO no Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, promovido pelo governo federal para levar às escolas a necessidade de combater o mosquito.

O trabalho de campo acabou causando repercussão maior do que a esperada, pois o relatório com as observações feitas pelos estudantes será entregue à Secretaria Municipal de Saúde, que enviará um representante ao colégio no dia 11 de março para conversar com os estudantes. “Fizemos uma passeio pelo Alto, Bairro de Fátima e Cascata dos Amores. As crianças foram fotografando e fazendo relatórios do que iam vendo. Eles viram em obras que havia água em latas com larvas de mosquito, muitos terrenos baldios com lixo acumulado, casas abandonadas que não estão sendo cuidadas e registraram isso. Eles estão finalizando o relatório para que façamos uma parceria para contribuir para a cidade”, explicou a professora Martha Ferrone.
Professores e alunos do CESO no trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Fonte:Unifeso Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário