Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Estagiários de Direito do UNIFESO Teresópolis são recebidos com palestra no fórum

Estagiários da Área Cível do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito do UNIFESO em visita ao Fórum de Teresópolis
Estagiários de Direito do UNIFESO são recebidos com palestra no fórum

Estagiários da Área Cível do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) visitaram no dia 23 de maio o Fórum de Teresópolis, em Agriões. Na ocasião foi proferida palestra pelo juiz Carlo Artur Basilico, titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Teresópolis, com o tema “Quando, como e sobre o que se compõe (ou se litiga) no processo civil moderno, o processo dialógico”.

“Este tema fez uma abordagem à característica dialógica do processo e o novo paradigma de um processo construído a muitas mãos, fundado nos princípios da cooperação, do contraditório efetivo, do estímulo à conciliação e da lealdade”, explicou a professora Ana Lúcia Torres, Supervisora do (NPJ).

De acordo com o juiz Carlo Basilico, o tema demanda muito tempo de reflexão, mas ele fez indagações instigando os estudantes a chegarem às suas conclusões. No decorrer da palestra, o juiz afirmou que “o processo moderno visa o diálogo em busca do acordo, evitando a determinação soberana e favorecendo, inclusive, ao magistrado notar e sugerir novas soluções, concretizando o valor do diálogo, ampla defesa e até mesmo da cooperação“. Para o estudante Tupã Lisboa esse foi o momento mais marcante do encontro. “Em sua explanação o juiz trouxe o advento do novo Código de Processo Civil, que tem como foco primário a diminuição da duração do processo e, para isso, traz e dá força para algumas ferramentas como a mediação e conciliação, por exemplo”, comentou o estudante.
Estagiários de Direito do UNIFESO Teresópolis são recebidos com palestra no fórum

Fonte:Unifeso Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário