Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Feira da Agricultura Familiar ‘Vem para a Roça’ será permanente nos bairros de Teresópolis

Público aprova e Feira da Agricultura Familiar ‘Vem para a Roça’ será definitiva nos bairros
Feira da Agricultura Familiar ‘Vem para a Roça’ será permanente nos bairros

Teresópolis, 03 de junho de 2016 - Atendendo a proposta do Governo Municipal de fortalecer a agricultura familiar de Teresópolis, aconteceu nesta quarta-feira, 1º de junho, na Praça Governador Portella, em Agriões, mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar ‘Vem para a Roça’. Iniciativa da Emater-Rio e do Programa Rio Rural, com o apoio da Prefeitura, a iniciativa tem o objetivo de realizar feiras livres periódicas em praças públicas da cidade, criando mais espaço de comercialização e divulgação dos produtos do campo.

Gerado, a princípio, em caráter experimental, o projeto está completando dois meses de sucesso. O público já pôde conferir e aprovou as edições das feiras realizadas nas praças dos Expedicionários – bairro de São Pedro, Maria Corina Paim – Barra do Imbuí, Juscelino Kubitschek – Araras, e Governador Portella – em Agriões. 

“Estou achando ótimo! Para mim, que consumo muita verdura e fruta, tem sido uma maravilha ter essa feira aqui, perto da minha casa. Tudo fresco, o preço é bom, perfeito. E bom também para eles que contam agora com mais um ponto para comercializar seus produtos”, comentou a desportista Sandra Lima.

A dona de casa, Hermínia Maia, também aprova a ideia. “Ótima ideia! Eu sempre senti falta de feiras livres em Teresópolis. A possibilidade de comprar um produto direto do agricultor, conversando com ele, é muito bacana. Estava passando por aqui e vi. Comprei, gostei e virei cliente”, declarou.

De acordo com a Emater, Teresópolis conta hoje com cerca de 3.500 agricultores familiares atuando nas atividades de olericultura e fruticultura, produção de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais, criação de animais e no artesanato. 

Da localidade de Cruzeiro (2º distrito), Silvia Regina Lopez produz pães e biscoitos artesanais e está mais confiante no seu negócio. “Antes eu vendia de porta em porta, lá perto de casa mesmo, mas agora estou tendo a chance de mostrar meu produto para outras pessoas. Acho que agora meu negócio de pães e biscoitos pode dar certo mesmo”, comentou a produtora.

Para a agricultora Vânia Pimentel o contato direto com o publico facilita a venda e os custos. “A feira aumentou bastante as vendas, espero que continue assim”, disse.

Segundo a coordenadora do projeto em Teresópolis, a engenheira agrônoma Monique Pereira Silva, com 15 agricultores, a Feira da Agricultura Familiar ‘Vem para a Roça’ agora será definitiva. “Está é uma parceria que já deu certo. Nesses dois meses percebemos que a feira veio ao encontro dos consumidores e dos pequenos agricultores. Agora vamos ao processo de regulamentação e abrir para novos produtores”, informou.
Feira da Agricultura Familiar ‘Vem para a Roça’ será permanente nos bairros de Teresópolis
A dona de casa, Hermínia Maia, aprovou a ideia da feira
Texto – Gisele Barreto
Fotos – AscomPMT
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário