Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de junho de 2016

Teresópolis realiza Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades e define propostas para Fase Estadual

 Na abertura da Etapa Municipal: secretários de Governo, Carlos Dias e de Planejamento, Yára da Rocha Medeiros, Vice-prefeito Sandro Dias e o Juiz Federal José Carlos Zebulum, palestrante do evento
Teresópolis realiza Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades e define propostas para Fase Estadual

Teresópolis, 27 de junho de 2016 – Realizada no sábado e domingo, dias 25 e 26 de junho, a Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades debateu e propôs soluções para problemas relacionados ao desenvolvimento urbano de Teresópolis.

Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, com coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais e do Conselho Municipal da Cidade, o evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, na Várzea.

Seguindo as diretrizes propostas pelo Ministério das Cidades dentro do tema ‘A Função Social da Cidade e da Propriedade’ e do lema ‘Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas’, foram abordadas questões como moradia, mobilidade urbana, preservação ambiental, saúde e educação, entre outros.

Três propostas foram aprovadas para serem defendidas na Conferência Estadual: a criação de políticas públicas de habitação de interesse social sem grandes aglomerados e perto dos locais de origem dos moradores; regularização fundiária urbana e rural, com atualização da base cadastral existente, além da capacitação dos conselheiros do Conselho da Cidade; e a elaboração de políticas públicas para evitar a marginalização dos jovens, contemplando programas específicos nas áreas de saúde, educação e cultura, trabalho e renda.

O evento foi aberto e encerrado pela Secretária de Planejamento e Projetos Especiais, Yára da Rocha Medeiros. Marcaram presença na Etapa Municipal o Vice-prefeito Sandro Dias e os secretários municipais de Governo e Coordenação, Carlos Dias, e de Segurança Pública, Antonio Carlos da Costa Velho.

“Foi uma honra trabalhar com um grupo tão mobilizado pela construção de uma cidade melhor”, pontuou Yára. “O Governo agradece a contribuição de todos os participantes da Etapa Municipal. Poder público e sociedade civil organizada devem estreitar os laços e caminhar juntos na busca de soluções para os problemas que afligem nossa cidade”, pontuou Sandro Dias.

No primeiro dia do evento, o tema central foi desenvolvido pelo Juiz Federal José Carlos Zebulum. “As leis nos dão as ferramentas necessárias para a gestão democrática das cidades, mas têm que sair do papel. É preciso que o poder público adote as políticas previstas e que a população faça a parte dela”, destacou o palestrante.

Também houve entrega de certificados e apresentação dos novos integrantes do Conselho Municipal da Cidade para o biênio 2016-2018. O órgão auxilia o Poder público no planejamento e controle da execução das políticas públicas de urbanização, mobilidade urbana e habitação.

A 6ª Conferência Estadual das Cidades está prevista para acontecer entre 1º de novembro de 2016 e 31 de março de 2017. Logo que a data for definida, e tiverem sido divulgados os critérios para a eleição dos delegados das etapas municipais, o Conselho Municipal da Cidade marcará uma audiência pública para eleger os representantes de Teresópolis para a Fase Estadual.
Público acompanha a Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades
Juiz federal José Carlos Zebulum faz palestra de abertura
 Novos integrantes do Conselho da Cidade são apresentados na Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades
Fotos – crédito para Marcelo Roza
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário