Pesquisar este blog

sábado, 9 de julho de 2016

Senac RJ dá início ao maior desafio de educação profissional do Estado

Senac RJ dá início ao maior desafio de educação profissional do Estado

Cerca de 30 mil alunos terão oportunidade de se conectar ao mercado de trabalho pelo programa Talentos Senac 2016

O Senac RJ, braço de educação profissional do Sistema Fecomércio RJ que atua há 70 anos na capacitação de mão de obra para o setor de comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio, dá início ao Talentos Senac 2016. Esta será a sexta edição do maior desafio de educação profissional do estado, que atua como uma plataforma de empregabilidade, mobilizando alunos a desenvolverem seus talentos e conectando-os a empresas. No Senac RJ, a vivência profissional começa em sala de aula, com a conscientização da importância que cada indivíduo representa na sociedade por meio da prestação de serviços e com incentivos diários pela busca da excelência. O objetivo é motivar o aluno a acreditar no seu potencial, buscando o seu melhor desempenho e aumentando a sua autoestima. Esses fatores o ajudam a estar mais preparado para o mercado de trabalho.

Cerca de 30 mil alunos e egressos com até 1 ano de conclusão do curso irão participar da primeira fase em 28 categorias de atuação, com avaliações que envolvem teoria e prática abrangendo estudo de casos, nas 39 unidades em todo o estado, no período de 9 a 16 de julho. Após essa etapa, os selecionados participam das regionais e, depois, da grande final no Rio. Alunos e empresas interessadas podem obter mais informações no site http://talentossenac.com.br. Profissionais renomados nas suas áreas de atuação e executivos de empresas parceiras atuam como jurados nas etapas regionais e na grande final. Essa iniciativa contribui para que os alunos entrem em contato com a realidade e as exigências que encontrarão no mercado de trabalho.

Nas edições regionais, realizadas entre 3 e 17 de setembro em seis unidades cabeça de chave, haverá também provas e atividades em locais abertos como praças e shoppings centers. O público poderá acompanhar passo a passo o desenvolvimento de cada desafio que os competidores terão que cumprir em ambientes laboratório de vidro que funcionam como vitrines, como cozinhas, estúdios e quartos de hotel. O objetivo é permitir que os visitantes conheçam as principais áreas de atuação do Senac RJ.

O modelo de interação popular da etapa regional também será aplicado na grande final, no Rio em novembro. No local, onde também acontecerá diversas atividades do Senac RJ e do Sesc RJ, os visitantes poderão conferir de perto as provas dos 18 finalistas de cada uma das 28 categorias profissionais, que, este ano, contam com novas cinco modalidades: vitrinista, bartender, manutenção e suporte em informática, padeiro e recepcionista de meios de hospedagem.

Talentos Senac

O Talentos Senac representa uma vitrine para o mercado de trabalho, pois os alunos passam por problemas reais de contínua pressão e isso traz realidade para um ambiente controlado. Desde seu início, em 2011, o Senac RJ já premiou quase 300 alunos e conquistou parcerias com mais de 115 empresas. É durante esse desafio que as empresas parceiras e os jurados presentes podem observar a reação dos finalistas e identificar suas qualidades e méritos.

O Sistema Fecomércio RJ

O Sistema Fecomércio RJ é composto pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, pelo Senac RJ e pelo Sesc RJ.

A Fecomércio RJ é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e tem como objetivo representar os interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado. Desta forma, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico, social e político do Rio de Janeiro. O setor possui, cerca de 350 mil estabelecimentos, o que representa 62,2% dos empreendimentos comerciais fluminenses. Do total, 80% são microempresas. É o segmento que mais emprega, gerando 2 milhões de empregos formais, o que corresponde a 42,6% dos postos de trabalho com carteira assinada no Estado.


O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 69 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 70% de empregabilidade nos últimos anos, e investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho. Com 39 unidades em todo o estado do Rio, de 2010 a 2015 o Senac RJ passou de 89 mil para 153 mil alunos.

O Sesc RJ é o braço social do Sistema Fecomércio RJ. Tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida do comerciário, da sua família e da sociedade. Oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e assistência. Possui 21 Unidades de serviço, quatro Unidades hoteleiras (Copacabana, Nogueira (Petrópolis), Nova Friburgo e Teresópolis), em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro, e 11 unidades itinerantes (4 - BliblioSesc, 6 - OdontoSesc, 1 - CineSesc).

Fonte:Adriana Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário