Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Workshop: UNIFESO Teresópolis regulamenta CEUA e reativa biotério

UNIFESO realizou II Workshop Instalação, manutenção, criação e uso de animais para atividades de ensino e pesquisa: regulamentação da Comissão de Ética no Uso de Animais
Workshop: UNIFESO regulamenta CEUA e reativa biotério

Em maio aconteceu o ‘II Workshop Instalação, manutenção, criação e uso de animais para atividades de ensino e pesquisa: regulamentação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)’, voltado a coordenadores dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professores, estudantes, funcionários e profissionais da área de saúde. A abertura do encontro, no auditório da Clínica-Escola de Medicina Veterinária, no Campus Quinta do Paraíso (Prata) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), contou com a participação dos professores Manuel Pombo, coordenador do curso de Medicina; André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária; Kátia Araújo de Farias, coordenadora geral de Pós-Graduação e Alcides Pissinati, do curso de Medicina Veterinária.

O professor André Martins aproveitou a oportunidade para comemorar a reestruturação da instalação de Ciência Animal, conhecida como Biotério, e sua recente regulamentação, ou seja, o registro para fins de pesquisa e ensino com animais, o que confere validade à CEUA do UNIFESO. “Na verdade, temos a CEUA desde 2001, pois fomos uma das primeiras instituições de ensino de Medicina Veterinária privada do país a ter uma, porém o registro foi mais rigoroso por conta da legislação”, esclareceu o coordenador.

Para o professor Manuel Pombo “a reativação do nosso Biotério é um momento muito relevante para a nossa Instituição, isso vai nos permitir restabelecer uma cultura de pesquisa e trabalho com o uso de animais. Trabalhamos sempre dentro dos critérios da ética e do humanismo e de todos os cuidados que necessitamos. Que nossas pesquisas possam de fato contribuir com a sociedade”. A professora Kátia Farias considerou que “este é um indicativo de crescimento, de valorização de todo o trabalho e esforço, além de um reconhecimento, inclusive internacional, que só as grandes Instituições possuem”.

O evento seguiu com a palestra “História e Situação Atual da CEUA/UNIFESO”, com o professor Alcides Pissinati e outras apresentações. “A CEUA é muito importante para que existam práticas que garantam a minimização ou até eliminação de desconfortos causados por procedimentos necessários feitos em animais de laboratório. O UNIFESO é uma entidade que atua para que possamos na graduação ter acesso a todos os recursos no âmbito da pesquisa, que nos proporcionam uma experiência capaz de modificar nossa vida profissional. Como futuro médico veterinário, acho gratificante ter ciência de que na instituição da qual faço parte exista essa preocupação com a ética e o bem-estar animal, o que nossa classe luta diariamente para que ocorra”, notou o estudante Guilherme Mayorga.
Professor Alcides Pissinati, do curso de Medicina Veterinária, falou sobre “História e Situação Atual da CEUA/UNIFESO”

Fonte:Unifeso Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário