Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Informe UNIFESO Teresópolis : "Pensando como artista, pintando como médico"

Ex-aluno de Medicina, o Prof. Dr. Carlos Machado, conceituado ilustrador do Netter Atlas de Anatomia Humana, ministrou palestra no UNIFESO
Pensando como artista, pintando como médico

No dia 26 de julho o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) recebeu o professor doutor Carlos Machado, graduado em 1982 pelo curso de Medicina, atualmente lecionando na Universidade do Texas (EUA) e conhecido como conceituado ilustrador que contribui para as constantes atualizações do Netter Atlas de Anatomia Humana (editado no Brasil pela Elsevier), bem como de toda a coleção Netter. “Dedico-me ao conceito de que a anatomia humana é a fundação para a educação médica. Sem a anatomia e sem a fisiologia é muito difícil se tornar um médico”, afirmou o professor.

Em sua apresentação “Pincéis como ferramentas na educação médica: pensando como artista, pintando como médico”, ele contou como desenvolveu interesse pela ilustração educativa, e falou sobre sua experiência como ilustrador médico. O ex-aluno do UNIFESO apresentou exemplos de seu processo criativo e abordou o desafio de criar ilustrações. Vale salientar que ele não apenas desenha, mas cria os modelos de suas ilustrações a partir da dissecção de peças anatômicas, além de um profundo estudo sobre a temática de cada prancha a ser produzida. A palestra lotou dois auditórios (um deles em transmissão) com cerca de 320 pessoas entre estudantes e professores, e foi transmitida ao vivo pela internet através do canal do Youtube Conexão UNIFESO

Estudantes e egressos dos cursos de Medicina e Enfermagem do UNIFESO que acompanharam o evento tiveram a oportunidade de entender melhor como são desenvolvidos os atlas de anatomia e aprofundar seus conhecimentos na área, além de encontrar no palestrante um exemplo de egresso de sucesso. “Quando nos deparamos com um professor tão brilhante formado aqui nos animamos a nos dedicar ainda mais aos estudos e nos capacitarmos para sermos tão bons quanto ele. Também passamos a acreditar mais no potencial de ensino da nossa Instituição”, disse animada a estudante Ana Carolina Batista, do décimo período do curso de Medicina.

“Apesar de ser artista, a opção de vida dele é ser médico. Ele é formado em nosso curso, o que engrandece o nome da nossa Instituição, inclusive sua estada aqui teve influência em sua opção por se tornar ilustrador. Em nosso laboratório de anatomia ele ilustrava os quadros laterais, que na época eram a giz, e infelizmente foram deteriorados pelo tempo”, relembrou o professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina.

Segundo a professora Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde, “é importante salientar também a sua dedicação aos preceitos de ética médica, bioética e humanização da Medicina, o que faz do professor Carlos Machado, mais do que uma expressão de sucesso, um exemplo a ser seguido”.

Em 2008 o professor Carlos Machado esteve no UNIFESO participando do V Fórum do Centro de Ciências da Saúde, quando ministrou a conferência “Ilustração Médica: educação pela arte”.

Fonte:Unifeso Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário