Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Informe UNIFESO Teresópolis : "Pensando como artista, pintando como médico"

Ex-aluno de Medicina, o Prof. Dr. Carlos Machado, conceituado ilustrador do Netter Atlas de Anatomia Humana, ministrou palestra no UNIFESO
Pensando como artista, pintando como médico

No dia 26 de julho o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) recebeu o professor doutor Carlos Machado, graduado em 1982 pelo curso de Medicina, atualmente lecionando na Universidade do Texas (EUA) e conhecido como conceituado ilustrador que contribui para as constantes atualizações do Netter Atlas de Anatomia Humana (editado no Brasil pela Elsevier), bem como de toda a coleção Netter. “Dedico-me ao conceito de que a anatomia humana é a fundação para a educação médica. Sem a anatomia e sem a fisiologia é muito difícil se tornar um médico”, afirmou o professor.

Em sua apresentação “Pincéis como ferramentas na educação médica: pensando como artista, pintando como médico”, ele contou como desenvolveu interesse pela ilustração educativa, e falou sobre sua experiência como ilustrador médico. O ex-aluno do UNIFESO apresentou exemplos de seu processo criativo e abordou o desafio de criar ilustrações. Vale salientar que ele não apenas desenha, mas cria os modelos de suas ilustrações a partir da dissecção de peças anatômicas, além de um profundo estudo sobre a temática de cada prancha a ser produzida. A palestra lotou dois auditórios (um deles em transmissão) com cerca de 320 pessoas entre estudantes e professores, e foi transmitida ao vivo pela internet através do canal do Youtube Conexão UNIFESO

Estudantes e egressos dos cursos de Medicina e Enfermagem do UNIFESO que acompanharam o evento tiveram a oportunidade de entender melhor como são desenvolvidos os atlas de anatomia e aprofundar seus conhecimentos na área, além de encontrar no palestrante um exemplo de egresso de sucesso. “Quando nos deparamos com um professor tão brilhante formado aqui nos animamos a nos dedicar ainda mais aos estudos e nos capacitarmos para sermos tão bons quanto ele. Também passamos a acreditar mais no potencial de ensino da nossa Instituição”, disse animada a estudante Ana Carolina Batista, do décimo período do curso de Medicina.

“Apesar de ser artista, a opção de vida dele é ser médico. Ele é formado em nosso curso, o que engrandece o nome da nossa Instituição, inclusive sua estada aqui teve influência em sua opção por se tornar ilustrador. Em nosso laboratório de anatomia ele ilustrava os quadros laterais, que na época eram a giz, e infelizmente foram deteriorados pelo tempo”, relembrou o professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina.

Segundo a professora Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde, “é importante salientar também a sua dedicação aos preceitos de ética médica, bioética e humanização da Medicina, o que faz do professor Carlos Machado, mais do que uma expressão de sucesso, um exemplo a ser seguido”.

Em 2008 o professor Carlos Machado esteve no UNIFESO participando do V Fórum do Centro de Ciências da Saúde, quando ministrou a conferência “Ilustração Médica: educação pela arte”.

Fonte:Unifeso Jornalismo

terça-feira, 2 de agosto de 2016

'Amor Exigente' completa 17 anos em Teresópolis

‘Amor Exigente’ promove evento para marcar os 17 anos do grupo- Atividade aberta ao público acontece neste sábado, 6, no Unifeso, no Alto
‘Amor Exigente’ promove evento para marcar os 17 anos do grupo

Atividade aberta ao público acontece neste sábado, 6, no Unifeso, no Alto

Teresópolis, 2 de agosto de 2016 – A organização ‘Amor Exigente – Fio Triplo’ realiza neste sábado, dia 6, no auditório do Unifeso, no Alto, das 9h às 17h, um evento para marcar os 17 anos do grupo em Teresópolis. Aberta ao público, a atividade terá palestras com especialistas da organização e com convidados, como o secretário de Governo, Carlos Dias, membro da Federação Mundial de Combate às Drogas, que discorrerá sobre ‘Drogas, Segurança Pública e Justiça’.

“Foi um convite interessante porque a organização me pediu para falar sobre uma matéria que eu lido há mais de 15 anos, especificamente no campo da prevenção. Farei uma análise crítica sobre a política nacional de drogas; a questão das Unidades de Polícia Pacificadora - UPPs e sobre a necessidade de um novo ordenamento legal", pontuou o secretário, frisando a importância da participação de todos no evento.

Carlos Dias tem vasta experiência como palestrante, passando por cidades brasileiras; da América do Sul, como Argentina, Chile e Paraguai; da América do Norte, como Miami (EUA); e na Europa, como Estocolmo, capital da Suécia.

‘Amor Exigente’

O trabalho desenvolvido pelo ‘Amor Exigente’ se constitui, entre outras ações, em atuar no apoio, orientação e encaminhamento de familiares ou pessoas interessadas na prevenção, recuperação e reintegração social de dependentes de álcool e outras drogas; colaborar com órgãos oficiais ou particulares em programas destinados à proteção e à saúde que digam respeito aos objetivos do grupo; promover a difusão da cultura e o trabalho de prevenção primária, secundária e terciária com crianças, adolescentes e jovens; e incentivar o trabalho voluntário incluindo idosos, visando à inserção social e a prática de sua experiência de vida com dignidade.
Carlos Dias, secretário de Governo, vai palestrar sobre ‘Drogas, Segurança Pública e Justiça no evento do ‘Amor Exigente’ neste sábado, 6

Foto: Ascom/PMT
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Câmara Municipal de Teresópolis recebe visita de vereadores de Belford Roxo

Câmara Municipal de Teresópolis recebe visita de vereadores de Belford Roxo
Câmara Municipal de Teresópolis recebe visita de vereadores de Belford Roxo

O presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Maurício Lopes (PHS), recebeu a visita dos vereadores Elvis da Internet (PSL), Luis Carlos do Caminhão (PT), Julião (PR) e Eduardo Araújo (PRB) da Câmara Municipal de Belford Roxo, na manhã desta terça-feira, 02.08.

“Receber a visita dos vereadores da cidade de Belford Roxo possibilita a troca de informações e ideias entre as Câmaras, o que fortalece o trabalho do Poder Legislativo”, avaliou o presidente Maurício Lopes (PHS).

Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Atividades pelos 10 anos da Lei Maria da Penha em Teresópolis

TERESOPOLIS
Atividades marcam os 10 anos da Lei Maria da Penha

Teresópolis, 02 de agosto de 2016 – Criada para punir os autores da violência no ambiente familiar, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completa 10 anos no dia 7 de agosto. Para celebrar a data, a Secretaria dos Direitos da Mulher preparou uma programação especial. 

Nesta sexta, 5, serão realizadas atividades na feira de artesanato Espaço Mulher, na Várzea, como aulão de ginástica e apresentações de dança e de capoeira. Equipe técnica do CEAM – Centro Especializado de Atendimento a Mulher prestará orientações sobre mulheres em situação de violência.

“Durante todo o mês de agosto acontecerão palestras sobre o tema em vários locais, destacando os Centros de Referência de Assistência Social e postos de saúde. Para abrilhantar as atividades, teremos embelezamento para as mulheres”, destaca a secretária dos Direitos da Mulher, Tania Iorio.

Confira a programação:
9h30: Grupo de Dança Sênior
10h: Capoeira feminina Grupo Regiangola - contra-mestre Beija-flor
10h30: Ginástica da Melhor Idade – Secretaria de Esportes e Lazer
15h: Grupo de Dança de Rua; Reflexão ‘Mulher é pra brilhar, não para sentir dor’

Local: Espaço Mulher – Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Cultura de Raiz e Música na Matriz em Teresópolis,no domingo, 7 de agosto

TERESOPOLIS
‘Cultura de Raiz’ homenageia os pais e Conjunto de Flautas da Grota é a atração do ‘Música na Matriz’ neste domingo

Teresópolis 1º de agosto de 2016 - Como acontece todo primeiro domingo do mês, a música popular e a erudita movimentam dois projetos de sucesso em Teresópolis. Pela manhã, forró, MPB, samba e outros ritmos marcam o ‘Encontro de Cultura de Raiz’, realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras. À tarde, o clássico e o sacro se juntam na Igreja de Santa Teresa, na Várzea, com o ‘Música na Matriz’.

O tema deste domingo, 7 de agosto, no ‘Cultura de Raiz’, é o Dia dos Pais, comemorado na semana seguinte. A partir das 10 horas, se revezam no palco-cenário o músico e apresentador do projeto Beto Selig; Adão Curió; Írio Lima; Edson Rosa com Jorge e Mário; o Coral Cantores da Serra; Timbira e Genaro; Félix do Forró; Geremias Cruz com Délio e Vera Bocard; Paulo Medeiros; e Serraninho e Gabriel, além de quem mais quiser se apresentar. Afinal, a festa é popular!

A partir das 16 horas, é a vez da Matriz de Santa Teresa abrir suas portas para a música renascentista, barroca e brasileira do Conjunto de Flautas da Grota. Formado por crianças, jovens e adultos da comunidade da Grota do Surucucu, em São Francisco, Niterói, o grupo desenvolve em 2016, um programa variado que se inicia com canções inglesas do Renascimento, comemorando os 500 anos da publicação do livro “Utopia”, de Thomas Morus. A segunda parte do programa é dedicada à MPB. Um conjunto de percussão acompanha os músicos em suas apresentações.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Seminário sobre Tabagismo reúne profissionais de saúde em Teresópolis

Seminário sobre Tabagismo reúne profissionais de saúde em Teresópolis
Seminário sobre Tabagismo reúne profissionais de saúde

Teresópolis, 1º de agosto de 2016 – Realizado com o apoio da Secretaria de Saúde nas últimas quinta e sexta, dias 28 e 29, o Seminário Municipal sobre Tabagismo reuniu profissionais da área no auditório da Associação Médica de Teresópolis, no bairro Ermitage.

Com temas sobre políticas públicas de saúde, doenças e agravos, abordagem e tratamento do fumante, entre outros, o evento foi acompanhando pelo secretário de Saúde, Julio Cesar de Oliveira Ambrósio, e pela chefe da Divisão de Programas de Saúde, Maria da Conceição Salomão.

“O objetivo foi ampliar as diretrizes da Convenção Quadro, primeiro tratado assinado por 196 países para reduzir o tabagismo no mundo. Trazendo este seminário para Teresópolis, o Governo do Estado dá início a uma descentralização, pois antes os profissionais da área de saúde tinham que se deslocar até o Rio de Janeiro para receber esta capacitação”, explicou Marcia Sayão, coordenadora do Programa de Tabagismo, da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. O cigarro contém 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes. Além de câncer de pulmão, boca, faringe e estômago, o fumo pode acarretar problemas cardíacos e respiratórios, entre outras complicações.
Profissionais de saúde participam de capacitação sobre tabagismo

Texto e Fotos – Secretaria Municipal de Saúde
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Sucessão nas Letras em Teresópolis

Sucessão nas Letras em Teresópolis
Sucessão nas Letras em Teresópolis 

Teresópolis, 1º de agosto de 2016 - Em cerimônia na Casa de Cultura Adolpho Bloch, tomaram posse na noite de 30 de julho, a nova Diretoria e o novo Conselho Fiscal da Academia Teresopolitana de Letras (ATL). O então presidente, Delmo Pereira, e o vice, Jorge Bragança, passaram os cargos aos novos eleitos, Jorge Luís Dodário (presidente) e o professor Israel Sartini (vice-presidente).

O evento contou com a presença de autoridades e personalidades de Teresópolis, entre elas o Secretário de Cultura, Márcio de Paula, a presidente da Sociedade dos Artistas de Teresópolis (SOARTE), Edith Sidi, a viúva do pintor Sami Mattar, Sílvia, e seu filho Darik, os acadêmicos da ATL, parentes e amigos.

Antes da cerimônia, a Companhia de Teatro Amor & Arte apresentou um pequeno espetáculo em homenagem à Academia e seus membros e, no final do evento, a acadêmica Natache Souto Medina, que também é atriz, roteirista e diretora de cinema e teatro, representou um monólogo de sua autoria. Após a cerimônia, foi servido um coquetel a todos.
Tomaram posse na noite de 30 de julho, a nova Diretoria e o novo Conselho Fiscal da Academia Teresopolitana de Letras (ATL)

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis