Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Secretarias de Defesa Civil e de Desenvolvimento Social fazem ação conjunta para acolher pessoas em situação de rua

 Secretarias de Defesa Civil e de Desenvolvimento Social fazem ação conjunta para acolher pessoas em situação de rua

Teresópolis, 20 de agosto de 2020 – Desta sexta-feira, 21, até a próxima terça, 25, equipes das secretarias de Defesa Civil e de Desenvolvimento Social/Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) vão percorrer a cidade, de 19h às 21h, para fazer o acolhimento de pessoas em situação de rua e providenciar abrigamento temporário.

A abordagem social é uma ação contínua da Secretaria de Desenvolvimento Social através da Operação Presença Social, e será intensificada neste período devido à chegada de uma frente fria seguida de uma massa de ar polar, com previsão de quedas bruscas de temperatura, geada e ventania pelos próximos dias.  

O trabalho articulado segue orientação do Ministério da Cidadania, que integra o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, e atende a Política Nacional de Assistência Social através da Rede SUAS - Sistema Único de Assistência Social.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Sine Teresópolis oferece 75 vagas de emprego até 21-08

 SINE TERESÓPOLIS OFERECE 75 VAGAS DE EMPREGO

Teresópolis, 18 de agosto de 2020 – Nesta terça-feira (18), o SINE divulga 75 vagas de emprego disponíveis até o dia 21 de agosto. Para ter acesso às vagas do Programa Emprega Terê, os candidatos devem cadastrar o seu currículo no portal www.teresopolis.rj.gov.br/emprega-tere.

Os candidatos deverão ter em mãos a sua identidade, CPF, número do PIS (se não houver o cadastro é gerado na hora) e a carteira de trabalho (se não houver é possível solicitar pelo Portal Emprega Terê). Serão cadastradas experiências anteriores, qualificação profissional e áreas de interesse. Há vagas que não exigem experiência profissional.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Sine Teresópolis oferece 75 vagas de emprego até 21-08-2020
Sine Teresópolis oferece 75 vagas de emprego até 21-08-2020

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Teresópolis convoca entidades para renovação

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Teresópolis convoca entidades para renovação
 Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Teresópolis convoca entidades para renovação

Teresópolis, 11 de agosto de 2020 – Edital publicado no Diário Oficial Eletrônicos da última sexta-feira, dia 7 de agosto, convoca instituições e órgãos ligados à área de desenvolvimento rural que desejam participar do processo de renovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Teresópolis (CMDRST) – biênio 2020-2022.

Os interessados têm até o dia 16 de setembro para apresentarem cópia autenticada do estatuto/regimento registrado em cartório e de acordo com o novo Código Civil Brasileiro, do CNPJ em situação ativa e da ata de eleição da atual diretoria. Os documentos devem ser entregues na secretaria do Conselho, que funciona na sede de Secretaria Municipal de Agricultura (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5 – Parque Municipal de Exposições), em Albuquerque.

Toda a documentação será analisada pela Comissão para Avaliação das Entidades, que emitirá parecer avaliando cada entidade que se candidatar a uma vaga. O referido parecer será entregue na reunião do Conselho Rural marcada para 23 de setembro.

Vinculado à Secretaria de Agricultura, o Conselho de Desenvolvimento Rural trabalha junto ao Executivo na elaboração de políticas agrícolas, principalmente as voltadas para a agricultura familiar.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

COPBEA resgata cão e gato abandonados nos bairros do Ato e da Várzea

 

COPBEA resgata cão e gato abandonados nos bairros do Ato e da Várzea
COPBEA resgata cão e gato abandonados nos bairros do Ato e da Várzea

Teresópolis, 11 de agosto de 2020 – Nestas segunda, 10, e terça, 11, equipe da Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBPEA) da Prefeitura resgatou mais dois animais abandonados. A ação teve a participação de equipes do Setor de Zoonoses/Secretaria de Saúde e da Guarda Civil Municipal/Secretaria de Segurança Pública e a colaboração de protetoras e donas de animais de estimação que se solidarizaram com a causa.

Com sinais de atropelamento, um gato sem raça definida apareceu na noite de segunda-feira no terreno de uma pessoa, no bairro do Alto. Sensibilizada, a pessoa pediu ajuda à COPBEA que, nesta terça, levou o bichano para atendimento de emergência no projeto social da clínica veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), na Prata. Na terça, um cachorro adulto sem raça definida, e que há cerca de um mês perambulava pela Várzea, foi resgatado e, após consulta veterinária, ficou em lar temporário de uma protetora, onde aguarda por adoção responsável.

“Muito debilitado, o gato foi medicado e, após avaliação, foi definido que ele deverá passar por cirurgia nesta sexta-feira para amputação de uma das patas. Já o cachorro está bem clinicamente. Há um mês moradores, lojistas e clientes do comércio da Reta tentavam resgatá-lo, sem sucesso”, relata Jackson Muci, coordenador da COPBEA. “Qualquer pessoa que tenha interesse em acolher um animal comunitário ou errante pode fazer contato com a Coordenadoria, estamos sempre prontos a ajudar no resgate e transporte. Também incentivamos adoções responsáveis dos animais abrigados no Centro de Triagem Animal da Prefeitura”, orienta.

Denúncias de maus-tratos e abandono de animais podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria Geral da Prefeitura, 2742-8761, ou pelo aplicativo eOuve. Todas serão encaminhadas à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal, que é vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Fotos: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

COPBEA resgata cão e gato abandonados nos bairros do Ato e da Várzea

Prefeitura divulga balanço do Programa Bolsa Família

 Prefeitura divulga balanço do Programa Bolsa Família

Teresópolis, 11 de agosto de 2020 – Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, a coordenação do Programa Bolsa Família realizou 108 novos cadastros e fez 115 atualizações no primeiro semestre deste ano. Atualmente, o município tem 16.755 famílias inscritas, das quais 7.255 recebem o auxílio mensal. O valor médio do benefício é de R$ 146,88 por família.

Entre as ações da coordenação do programa estão atendimentos de usuários para solução de pendências relacionadas ao Cadastro Único e sobre os programas sociais oferecidos pelos governos Municipal e Federal. Também são realizados atendimentos periódicos às equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) a respeito da reversão de bloqueios e cancelamentos de benefícios, feitos pelo Governo Federal, por descumprimento das condicionalidades do programa.

Quando as famílias entram no programa, elas e o poder público assumem compromissos para garantir o acesso de suas crianças e adolescentes à saúde e à educação; o monitoramento dessas condicionalidades é um trabalho conjunto das equipes das secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde e de Educação.

“Teresópolis vem apresentando bons resultados no controle e acompanhamento da clientela do Bolsa Família. Tanto que, em junho, relatório do Governo Federal mostrou que o município melhorou significativamente o índice do Cadastro Único do programa”, lembra o Prefeito Vinicius Claussen, se referindo aos itens de  acompanhamento da atualização cadastral e das condicionalidades da educação, em que Teresópolis superou a média nacional.  “Esse controle e acompanhamento são fundamentais, pois muitas famílias nem sabem que têm direito ao Bolsa Família. Daí a fundamental importância da localização, inserção e acompanhamento dessas pessoas. Isso é responsabilidade social, isso é respeito com o cidadão”, avalia o Prefeito Vinicius Claussen.

Relembrando

Em junho, a Prefeitura divulgou que relatório do Governo Federal relativo ao Bolsa Família mostrava que Teresópolis vinha melhorando significativamente o índice do Cadastro Único (CadÚnico) do programa. Nos itens acompanhamento da atualização cadastral e das condicionalidades da educação, o município tinha superado a média nacional.

Os índices vêm evoluindo desde julho de 2018, quando a Gestão Municipal assumiu a Prefeitura. Em 2018, o percentual de acompanhamento da atualização cadastral de Teresópolis era de 0,72 e a média nacional, de 0,70. Em abril de 2020, o município, com índice de 87,50, ampliou a diferença sobre a média nacional, de 83,29. 

Também em 2018, a média de acompanhamento das condicionalidades de educação do município era de 0,89, contra a média nacional de 0,93. Já em saúde, a média registrada por Teresópolis era de 0,39, contra a nacional, de 0,78. Em abril de 2020, os números subiram consideravelmente. A média de acompanhamento das condicionalidades de educação do município subiu para 93,93, ultrapassando a nacional, de 93,06. Em saúde, a média registrada por Teresópolis passou para 61,28, contra a nacional, de 79,70.

O mesmo aconteceu em relação ao Índice de Gestão Descentralizada (IGD), indicador desenvolvido pelo Ministério da Cidadania para apoiar os municípios nas ações de gestão e de repasse de recursos do Programa Bolsa Família. Em 2018, a média nacional do IGD era de 0,73, e a de Teresópolis, 0,68. Em abril de 2020, o fator de operação do município pulou para 82,55, e o nacional para 84,83.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Política pública de assistência social: CRAS São Pedro apresenta relatório do 1º semestre

 Política pública de assistência social: CRAS São Pedro apresenta relatório do 1º semestre

Teresópolis, 7 de agosto de 2020 – Unidades públicas consideradas como principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) possibilitam o acesso de grande número de famílias a uma rede de proteção que trabalha situações de vulnerabilidade e risco social. Como o CRAS São Pedro, que de janeiro a junho registrou 6.081 atendimentos diversos em sua área de abrangência. Algumas atividades foram adaptadas para cumprir as medidas restritivas impostas pelo enfrentamento ao contágio pelo coronavírus.

Entre as ações realizadas pelo CRAS São Pedro estão oficinas de artesanato, grupos terapêuticos, palestras e atividades de teatro, música e dança. Orientações sobre cadastro ao Auxílio Emergencial do Governo Federal e ao programa Bolsa Família e encaminhamentos para o banco de empregos do SINE, emissão de carteira de trabalho e solicitação do Benefício de Prestação Continuada/INSS foram outros atendimentos prestados. O CRAS São Pedro também entregou cestas básicas e cartão alimentação e distribuiu máscaras e kits de higiene.

“A prestação de contas que a Secretaria de Desenvolvimento Social vem fazendo de suas unidades de proteção social deixa claro que o município tem equipes técnicas sempre prontas a atender essas famílias. É uma rede de amparo conectada e a serviço dos usuários, de acordo com as demandas que surgem na rotina diária”, parabeniza o Prefeito Vinicius Claussen.  

Confira os números dos atendimentos realizados pelo CRAS São Pedro no primeiro semestre:

  • 6.081 atendimentos diversos;
  • 52 encaminhamentos para as redes socioassistenciais;
  • 791 entregas de cestas básicas;
  • 2.000 máscaras e 682 kits de higiene distribuídos;
  • 1.500 cartões alimentação entregues.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 4 de agosto de 2020

CRT mantém intervenções na serra de Teresópolis

 CRT MANTÉM INTERVENÇÕES NO TRECHO DA SERRA PARA RECONSTRUÇÃO DO PAVIMENTO RÍGIDO

A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) avisa aos usuários da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) que as intervenções no tráfego da Serra, para possibilitar o serviço de reconstrução de placas do pavimento rígido serão mantidas até 31 de agosto.

Os serviços serão executados entre 8 e 17h, em diferentes pontos ao longo do trecho entre os quilômetros 103,8 e 90 (Serra), em ambos os sentidos. Nos pontos com terceira faixa, o tráfego será feito com desvio de pista e nos trechos em que não houver, será utilizado o sistema de pare e siga.

 O local estará devidamente sinalizado e equipe da CRT atuará na orientação dos motoristas. Outras informações podem ser obtidas pelos números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h. 

Magé, 04 de agosto de 2020.

Edna Gomes - Assistente de Comunicação da CRT

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

domingo, 2 de agosto de 2020

Informe da Secretaria de Educação de Teresópolis

INFORME DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Trabalhando desde o mês de abril de forma remota com os alunos da rede municipal de ensino por conta da pandemia de Covid-19, as escolas municipais estarão em recesso escolar entre os dias 3 e 7 de agosto. As atividades pedagógicas disponibilizadas nos formatos digital e impresso serão retomadas no dia 10 de agosto.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis