Pesquisar este blog

sábado, 28 de novembro de 2020

Teresópolis registra pelo 3º mês consecutivo saldo positivo de emprego

 

Teresópolis registra pelo 3º mês consecutivo saldo positivo de emprego

Teresópolis registra pelo 3º mês consecutivo saldo positivo de emprego 

Dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Governo Federal (CAGED)

Teresópolis, 27 de novembro de 2020 – Dados oficiais do   CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério da Economia, registram que o município de Teresopolis tem saldo positivo de emprego por três meses consecutivos: agosto, setembro e outubro.

“Teresopolis está se recuperando. Estamos avançando e saindo dessa recessão que assolou o país por causa da pandemia. É o terceiro mês seguido que a cidade registra saldo positivo de emprego. Em média, por semana, o Sine oferece mais de 200 vagas de emprego em diversos setores, seja no comércio, construção civil ou serviços. Teresópolis vai continuar evoluindo”, comentou o prefeito Vinicius Claussen.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Abrigo Regional para resguardar idosos da Covid-19

 

Abrigo Regional para resguardar idosos da Covid-19 recebe os primeiros hóspedes nesta sexta

Abrigo Regional para resguardar idosos da Covid-19 recebe os primeiros hóspedes nesta sexta

Teresópolis, 27 de novembro de 2020- Inaugurado dia 19, o Abrigo Regional Provisório em Teresópolis, no Hotel Athos, recebeu os primeiros hóspedes nesta sexta-feira, 27.  Nove idosos, transferidos da casa de repouso  Lar Feliz, em Providência (2º Distrito), chegaram ao abrigo nesta manhã, acompanhados de um assistente social.

Destinado a acolher idosos que não têm doenças pré-existentes e que precisam se resguardar da Covid-19, o abrigo possui 30 vagas para atender às cidades da região serrana. Teresópolis é o primeiro município do estado a receber o abrigo. O local conta com uma equipe contratada pelo estado, com assistente social e cuidadoras. Os idosos têm pensão completa com 5 refeições e ficam acomodados em quartos com banheiro, ar-condicionado, tv e varanda. 

A iniciativa acontece em parceria com o Governo do Estado, com coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que fará a regulação das vagas junto aos municípios da Região Serrana.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Abrigo Regional para resguardar idosos da Covid-19 recebe os primeiros hóspedes nesta sexta

Projeto‘Gol do Brasil’ em Teresópolis é avaliado pela Unesco

 

Projeto 'Gol do Brasil' em Teresópolis recebe a visita de representante da Unesco

Projeto ‘Gol do Brasil’ em Teresópolis é avaliado pela Unesco

Iniciativa da CBF Social acontece em parceria com a Prefeitura

Teresópolis, 27 de novembro de 2020 – Teresópolis recebeu nesta quinta, 26, a visita da representante da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Carolina De Paula. A consultora esteve na cidade para avaliar o andamento do projeto de futebol de campo ‘Gol do Brasil’, uma iniciativa social da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que, em Teresópolis, acontece em parceria com a Prefeitura.

Oito alunos do projeto e pais ou responsáveis participaram do levantamento feito por Carolina De Paula, no Várzea Futebol Clube, local onde as aulas presenciais estavam acontecendo antes da pandemia. Atualmente, as aulas acontecem de forma virtual, com vídeos gravados pelos professores e enviados via WhatsApp.

“A gente está criando uma metodologia de avaliação do projeto ‘Gol do Brasil’. O ‘Gol do Brasil’ acontece em diversos lugares do país e a gente quer entender como está o projeto no Brasil todo. Aqui tem Teresópolis, a gente percebe que é bastante positivo pela conversa que tivemos. As crianças e os familiares estão motivados. A pandemia atrapalhou um pouquinho, mas as atividades estão acontecendo”, enfatizou a consultora.

Carolina De Paula também conversou com a equipe gestora do projeto no município, composta pela subsecretária de Esportes, Geovânia Ramos Maia, professores de Educação Física e assistente social. “Esse é um projeto muito bonito, voltado para alunos da Rede Municipal de Ensino e inscritos em projetos sociais. Os professores receberam capacitação na CBF especificamente para esse projeto. E quando acontecem as aulas presenciais são ofertados lanches e uniformes para os alunos”.

Socorro Moura é avó de Matheus, de 11 anos, e também sua maior incentivadora no futebol. “Meu neto gosta muito de jogar futebol e estamos muito felizes por ele ter conseguido a vaga nesse projeto maravilhoso. Ele está muito bem, mais interessado nas outras atividades da vida dele também. O sonho dele de ser jogador é o nosso! Que o projeto continue e mais crianças possam participar”.

Carolina De Paula, da Unesco, com crianças do 'Gol do Brasil' em Teresópolis

Para Matheus “Muitas crianças não têm a chance de treinar numa escolinha de futebol. Então, eu acho muito bacana o que eles estão fazendo pelas crianças, dando a oportunidade pra gente correr atrás do nosso sonho de ser jogador”, comentou o estudante. 

Com 44 alunos inscritos, o projeto ‘Gol do Brasil’ garante aulas gratuitas de futebol de campo para crianças, de 8 a 12 anos, da Rede Municipal de Ensino e também as inscritas no Cadastro Único de programas sociais. O lançamento aconteceu em dezembro de 2019.

Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Carolina De Paula, consultora da Unesco, conversa com equipe gestora do projeto e responsáveis pelos alunos do 'Gol do Brasil'

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Pré-matrícula para alunos oriundos das escolas privadas, estaduais e de outros municípios

 

Pré-matrícula para alunos oriundos das escolas privadas, estaduais e de outros municípios

Pré-matrícula para alunos oriundos das escolas privadas, estaduais e alunos de outros municípios nas escolas municipais de Teresópolis começa nesta quinta (26)

Inscrições seguem até 20 de dezembro

Alunos já matriculados não precisam fazer a inscrição

Teresópolis, 25 de novembro de 2020 – Começa nesta quinta, 26, e segue até 20 de dezembro, o período de pré-matrícula para alunos oriundos das escolas privadas, estaduais e alunos de outros municípios interessados em ingressar na Rede Municipal de Ensino de Teresópolis para o ano letivo de 2021. A Secretaria M. de Educação ressalta que os alunos já matriculados não precisam fazer a inscrição. Além disso, a previsão é que a pré-matrícula para creche seja feita em janeiro de 2021.

Para realização da inscrição na Rede Municipal (pré-escolar I e II e Ensino Fundamental), o responsável deverá preencher corretamente todos os campos do cadastro disponível no site oficial da Prefeitura (educacao.teresopolis.rj.gov.br) e anexar a imagem/foto legível dos seguintes documentos:

– Declaração de Transferência – para alunos regularmente matriculados em outra escola

– Certidão de Nascimento do aluno

– CPF e Carteira de Identidade do responsável

– Comprovante de residência em nome do responsável – caso o imóvel seja alugado, enviar imagem/foto do contrato de aluguel do imóvel (situado em Teresópolis)

– Laudo médico – no caso de estudantes portadores de necessidade especiais

A Secretaria M. de Educação frisa que caso não sejam apresentados todos os documentos solicitados, a inscrição não será considerada válida. Informações pelos telefones 2742-8196 ou 2742-3008.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
acebook

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Prefeitura forma nova turma do GAMU

Prefeitura forma nova turma do GAMU

Prefeitura forma nova turma do GAMU

Treinados pela Guarda Civil, jovens vão auxiliar na fiscalização do trânsito 

Teresópolis, 19 de novembro de 2020 – Mais 10 jovens, que finalizaram a etapa do serviço militar no Tiro de Guerra em 2020, ingressaram no programa municipal do Grupo de Apoio à Mobilidade Urbana, o GAMU. Contratados para auxiliar a Guarda Civil Municipal na fiscalização do trânsito, os rapazes passaram por treinamento para integrar o projeto criado em 2018 pela Prefeitura, através da Secretaria de Trabalho.

O secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, falou sobre a importância do projeto para os integrantes e para a corporação. “É um projeto que abre espaço para os jovens que precisam entrar no mercado de trabalho. O programa tem duração de 2 anos, mas após isso alguns conseguem ingressar no mercado e até mesmo no serviço público, uma vez que a experiência foi bastante positiva”, comentou da Luz, acrescentando que a ajuda à CGM também foi muito bem vinda, uma vez que a cidade vem crescendo e o trânsito também.

Exemplo disso é o caso do ex-integrante do GAMU Leonardo Marques, que agora faz parte do quadro de funcionários da Prefeitura. “Para mim foi mais do que uma experiência, foi um capacitação porque eu não tinha prática em lidar com o público e isso me ensinou a ter mais ética e um comportamento mais profissional com qualquer pessoa. O trabalho em equipe também é importante em qualquer segmento do mercado de trabalho. E hoje, graças a Deus, tenho a chance de continuar trabalhando na prefeitura”.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Tomógrafo na UPA Teresópolis: pacientes terão tomografia computadorizada na unidade

Tomógrafo na UPA Teresópolis: pacientes terão tomografia computadorizada na unidade

Maior rapidez no diagnóstico e no encaminhamento para tratamento também são benefícios da instalação do equipamento 

Teresópolis, 19 de novembro de 2020 – Com o objetivo de aprimorar o atendimento à população, em breve a UPA Teresópolis contará com equipamento para realizar tomografia computadorizada de tórax, entre outros. Maior rapidez no diagnóstico e na definição da conduta médica também são benefícios da instalação do equipamento.

Desde a sua inauguração, em 2010, pacientes que dão entrada na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas com indicação de exame de imagem são transportados de ambulância até o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) para serem atendidos. A máquina também facilitará o diagnóstico de Covid-19 em pacientes sintomáticos.

A medida vai agilizar a conduta do médico, que terá condição técnica e rapidez para definir se é caso cirúrgico, de internação ou de tratamento domiciliar; evitará que pacientes em situação agravada descompensem no trajeto até o hospital e reduzirá o número de saídas da ambulância com equipe médica e enfermeiros da unidade.

A obra em área da UPA 24 Horas para criar e adaptar o espaço necessário para a instalação do tomógrafo está na fase final. O trabalho requer projeto especializado para atender as condições técnicas de funcionamento da máquina. A instalação ficará por conta de empresa que será contratada pela Secretaria de Saúde, por meio de licitação, para a execução do exame de imagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Semana de Ciência e Tecnologia em Teresópolis será de 23 a 27 de novembro

 Semana de Ciência e Tecnologia em Teresópolis será de 23 a 27 de novembro

Programação contará com apresentações de escolas do interior e palestras online sobre inovação e tecnologia no campo

Teresópolis, 19 de novembro de 2020 – Com o tema “Inovação e Tecnologia no campo”, de 23 a 27 de novembro será realizada a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia em Teresópolis. A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia busca, através da iniciativa, incentivar a construção de ideias inovadoras para o desenvolvimento econômico sustentável no campo. As atividades acontecerão de forma online e contarão com apresentações de escolas do interior e palestras sobre inovação e tecnologia no campo. A transmissão da programação será por meio do canal oficial da Prefeitura de Teresópolis no YouTube.

A abertura do evento será na segunda (23), às 14h, com participação do Prefeito Vinicius Claussen, do secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, e do secretário nacional de Empreendedorismo e Inovação Paulo Alvim e do Presidente do Conselho de Inovação de Teresópolis, Marcelo Oliveira.

O evento, que faz parte da programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, contará com palestras sobre tecnologia e empreendedorismo, ciência, agronegócio e agritech, além de apresentações de projetos inovadores de tecnologia no campo idealizados pelas escolas municipais Alcino Francisco da Silva (Água Quente) e Mariana Leite Guimarães (Bonsucesso) e do Centro Interescolar José Francisco Lippi (Venda Nova), que são referências de ensino no interior do município.

Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia conta com a colaboração de instituições públicas e privadas, universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais e outras entidades ligadas ao tema. Em Teresópolis, são parceiros do evento InovaTerê, Unifeso e SerraTec.

Para receber notificações sobre a programação, basta se inscrever no link https://www.even3.com.br/smct2020/.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Novo aplicativo Recicla Terê

 

Novo aplicativo Recicla Terê informa a população sobre pontos de coleta de recicláveis e rota dos caminhões

Novo aplicativo Recicla Terê informa a população sobre pontos de coleta de recicláveis e rota dos caminhões

Ferramenta foi desenvolvida por alunos do Curso de Ciência da Computação do Unifeso em parceria com a Secretaria M. de Meio Ambiente

Teresópolis, 17 de novembro de 2020 – Graças a uma parceria da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria M. de Meio Ambiente, com o curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e a Associação de Catadores de Teresópolis, foi criado o aplicativo do programa Recicla Terê. A ferramenta tem o objetivo principal de oferecer à população mais informações sobre a separação correta do lixo para facilitar e agilizar a coleta seletiva do município.

O app é de caráter informativo, contendo dados sobre os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), orgânicos, lixo eletrônico, pilhas e baterias e também não recicláveis. O usuário contará com a localização exata dos ecopontos que estão disponíveis na cidade e através do mapa, saber qual é o mais próximo da sua residência ou trabalho. As rotas do caminhão da coleta seletiva também estão disponíveis no aplicativo, com períodos do dia e bairros disponíveis.

"Esse app vai ser fundamental para ampliar a divulgação do Recicla Terê e com isso aumentar o volume de lixo reciclável coletado. Mais que um programa ambiental, o Recicla Terê tem um foco social e ajuda a gerar renda para muitas famílias. A cada mês o valor arrecadado pela associação com a venda do material tem crescido consideravelmente. São pessoas que antes trabalhavam no aterro sanitário e que agora têm a dignidade de uma renda fruto de seu trabalho. Quanto mais a população separa o lixo para a coleta, aumentamos também a renda dessas pessoas", comentou o secretário de Meio Ambiente, Flávio Castro.

O professor Laion Manfroi, coordenador do curso de Ciência da Computação, explica como o trabalho foi realizado. “Tivemos a participação de dois alunos do curso atuando como desenvolvedores, eu como professor/gestor do projeto e uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, em reuniões semanais para definições e acompanhamento”.

O aplicativo já está disponível na Play Store para Androids

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Prefeitura de Teresópolis publica edital de concurso para professores da Rede Municipal de Ensino

Prefeitura de Teresópolis publica edital de concurso para professores da Rede Municipal de Ensino

São 301 vagas mais cadastro de reserva

Teresópolis, 9 de novembro de 2020 – O Concursos Público para provimento de 301 vagas e cadastro de reserva de professores na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Teresópolis, em regime estatutário, foi publicado no Diário Oficial eletrônico do Município nesta segunda, 9 (https://teresopolis.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/11/198-Segunda-feira-09-de-Novembro-de-2020.pdf). O candidato deverá observar as formas de divulgação estabelecidas no Edital e as demais publicações no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.

O período para a realização das inscrições será a partir das 10h do dia 9/11/2020 às 12h do dia 4/12/2020, através do endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br. A prova objetiva será aplicada em Teresópolis, podendo ser aplicada também em cidades vizinhas caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município. A prova objetiva será aplicada na data provável de 20/12/2020, em horário e local a serem informados.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis