Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Reforço em idosos acima de 81 anos nesta sexta 01

 

Prefeitura de Teresópolis aplica dose de reforço em idosos acima de 81 anos nesta sexta-feira (1)

Prefeitura de Teresópolis aplica dose de reforço em idosos acima de 81 anos nesta sexta-feira (1)

No mesmo dia, ocorre a repescagem da primeira dose para todas as idades já vacinadas

A Prefeitura Municipal de Teresópolis irá aplicar nesta sexta-feira (1), a dose de reforço contra a Covid-19, em idosos acima de 81 anos de idade. A vacinação ocorre a pé e no sistema drive-thru (dentro do carro), na cidade e interior.

O atendimento acontece de 9h às 15h, com o total de 1500 doses reservadas. A distribuição será da seguinte forma: 1000 doses na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Julio Rosa, 366, Tijuca); 300 em Bonsucesso (em frente à Unidade Básica de Saúde); e 200 doses em Pessegueiros (em frente ao Posto de Saúde).

A aplicação ocorre após mediante apresentação destes documentos: comprovante de vacinação das duas doses em Teresópolis há seis meses, e documento oficial com foto.

Repescagem da primeira dose

Também nesta data, será realizada a repescagem da primeira dose do imunizante para todas as idades já atendidas anteriormente. O atendimento acontece das 9h às 15h, nos mesmos locais.

Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, será necessário apresentar os seguintes documentos: identidade (RG ou CPF), cartão SUS (caso possua) e comprovante de residência em Teresópolis.

Aplicação da segunda dose

Ainda na sexta-feira (1), segue a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para quem possua esta data indicada no cartão de vacinação ou com o período já vencido.

O atendimento será de 9h às 15h, nos mesmos locais divulgados acima.

Para completar o esquema vacinal é preciso apresentar: documento oficial com foto e comprovante da primeira dose em Teresópolis.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis participa do Fórum Regional de Turismo

 

Palestra do técnico de vôlei Bernardinho sobre cultura da excelência para gestores de turismo_crédito Ascom Setur-RJ

Teresópolis participa do Fórum Regional de Turismo 

Teresópolis, 30 de setembro de 2021 – O secretário municipal de Turismo, Mauricio Weichert, representou Teresópolis no Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa do Sol, acompanhado de Julie Siqueira e Bianca Pacheco, de sua equipe técnica. Realizado pela Secretaria de Estado de Turismo e pela Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Turisrio), o fórum aconteceu nesta quarta-feira, 29/09, em Macaé, reunindo autoridades estaduais e municipais e representantes da iniciativa privada.

“Foi uma excelente oportunidade para reencontrar grandes personalidades do turismo do Rio de Janeiro e do Brasil buscando trazer investimentos para Teresópolis e a região Serra Verde Imperial. O fórum culminou com uma ótima palestra do técnico de vôlei Bernardinho a respeito de liderança de equipes", avaliou Maurício Weichert.

Foi o segundo evento realizado pelo Governo do Estado dentro do Programa ‘TurismoRJ+Perto’, que visa a integração entre os representantes do segmento, prefeituras e o Estado para o desenvolvimento do setor no cenário de retomada das atividades. 

“Entendemos que, após termos feito um grande debate em Niterói, reunindo todos os gestores municipais, a gente precisava discutir a particularidade de cada região. Durante o evento, procuramos passar informações e trazer bons oradores para auxiliar os gestores para que possamos avançar neste momento de retomada. Esperamos que a partir de novembro, com as duas doses da vacina aplicadas na população adulta, a gente tenha uma tranquilidade sanitária para circular com mais liberdade. Vislumbramos um horizonte de muita prosperidade depois do setor ter sofrido tanto”, disse o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca.

Secretário de Turismo Maurício Weichert e equipe_Divulgação

Secretário de Turismo Maurício Weichert com o técnico de vôlei Bernardinho_Divulgação

Durante a sua fala, Gustavo Tutuca anunciou que a próxima edição do Fórum Regional do Turismo Fluminense será realizada na Costa Verde, na cidade de Angra dos Reis, em meados de outubro.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Secretário estadual de Turismo Gustavo Tutuca na abertura do Fórum Regional de Turismo_crédito Ascom Setur-RJ

Educação entrega kits de prevenção contra a COVID-19

 

entrega kits de prevenção contra a COVID-19, tere, teresópolis, terê total, educação,

Educação entrega kits de prevenção contra a COVID-19 para alunos da rede

Prefeito Vinicius Claussen e Secretária de Educação participam da distribuição dos itens na E.M. Alice Saldanha

Teresópolis, 30 de setembro de 2021 - Na manhã desta quinta-feira (30), o Prefeito Vinicius Claussen e a Secretária Municipal de Educação, Satiele Santos, fizeram uma visita à Escola Municipal Alice Saldanha, localizada no Morro do Tiro, para fazer a entrega dos kits de higiene adquiridos pelo município para distribuição a todos os alunos da rede. Com o objetivo de reforçar a proteção dos estudantes na escola, o kit contém uma necessaire com garrafinha, toalha de mão, álcool em gel, sabonete líquido e lenços umedecidos. O prefeito conversou com moradores da comunidade e também vistoriou a merenda produzida na escola e servida aos alunos.

Na ocasião, o Prefeito e a Secretária fizeram vistoria das obras em andamento na unidade escolar, que atende a 170 crianças do pré-escolar ao 5º ano. As reformas estão sendo realizadas com recursos do GFED (Gestão Financeira Escolar Descentralizada), repassados pelo município à escola. Entre as obras, estão a construção de novos banheiros e do InovaLab (laboratório de tecnologia e inovação). Também são resultados do uso do recurso na unidade o lavatório infantil, a troca completa do telhado, que resolveu questão de goteiras nas salas de aula, e a pintura da escola.

“O GFED é um presente para a nossa escola e para toda a comunidade escolar, porque nos permitiu a realização de vários sonhos, como o nosso laboratório de informática e construção dos novos banheiros. Os pais e responsáveis estão muito felizes em ver as melhorias que nossa escola está recebendo, e que vão impactar diretamente na qualidade do ensino oferecido”, afirma a diretora da unidade, Graziela Machado dos Santos. 

entrega kits de prevenção contra a COVID-19, tere, teresópolis, terê total, educação,

entrega kits de prevenção contra a COVID-19, tere, teresópolis, terê total, educação,

Desde 2019, quando a atual gestão municipal voltou a fazer repasses do GFED, depois de 5 anos de intervalo, já foram repassados cerca de R$ 7,5 milhões para as unidades escolares. “Os recursos são distribuídos proporcionalmente ao número de alunos das unidades e pode ser usado para fins diversos, entre eles para pequenos reparos, compra de equipamentos e, em 2021, boa parte tem sido empregada na adaptação das escolas aos protocolos de prevenção à Covid-19. Toda a rede está muito feliz com essa política pública e só temos a agradecer à gestão do Prefeito Vinicius Claussen por ter a visão de investir na Educação”, explica a Secretária Satiele.“Muito feliz em ver as políticas públicas da nossa gestão dando resultados, como é o caso do GFED. A Educação é uma das vocações de Teresópolis e pilar da construção do município que tanto sonhamos. Por isso, não medimos esforços e temos ampliado cada vez mais os investimentos na área. Um deles foi a contratação de mais de 300 professores por concurso público e faremos a chamada de mais 100. Também vamos entregar computadores para todos os docentes e tablets com chip para todos os nossos estudantes do Ensino Fundamental II. E vem muito mais investimento por aí”, finalizou o Prefeito Vinicus Claussen. 

Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

entrega kits de prevenção contra a COVID-19, tere, teresópolis, terê total, educação,

entrega kits de prevenção contra a COVID-19, tere, teresópolis, terê total, educação,

‘Florir Teresópolis’: arborização dos bairros começa pelo Caleme

‘Florir Teresópolis’: arborização dos bairros começa pelo Caleme

 ‘Florir Teresópolis’: arborização dos bairros começa pelo Caleme

Teresópolis, 30 de setembro de 2021 – O plantio de mudas nativas da Mata Atlântica nesta sexta-feira, 01/10, às 9h, no Caleme, marca o lançamento da arborização dos bairros atendidos pelo projeto ‘Gari Comunitário’. A ação é mais uma etapa do ‘Florir Teresópolis’, projeto paisagístico lançado pelo Prefeito Vinicius Claussen com a proposta de deixar a cidade florida o ano inteiro. A atividade será realizada em trecho da Estrada do Triunfo, em frente à Capela Nossa Senhora da Paz.

“Todos que querem ver nossa cidade florida e arborizada são muito bem vindos para participar desta fase do ‘Florir Teresópolis’, que planeja o plantio de 500 árvores na cidade e no interior. Esse objetivo só será alcançado com o envolvimento da população nos cuidados dos nossos espaços públicos”, convida Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura e coordenadora geral do projeto.

Supervisionado pela Ouvidoria Geral do Município e a Secretaria de Serviços Públicos, o projeto de zeladoria ‘Gari Comunitário’ está instalado em 24 bairros. “A ideia é que todos eles recebam o plantio de árvores nativas nesta ação de reflorestamento que, certamente, contribuirá para a recuperação de áreas degradadas no município”, pontua o ouvidor geral, Leonardo Manso.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

TerêLed - Equipe de iluminação pública instala 170 lâmpadas em 3 dias

 

TerêLed - Equipe de iluminação pública instala 170 lâmpadas em 3 dias

TerêLed: Equipe de iluminação pública da Prefeitura instala 170 lâmpadas em 3 dias  

Teresópolis, 30 de setembro de 2021 – As equipes de manutenção de iluminação pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos percorreram doze bairros entre os dias 20, 21 e 22 de setembro e instalaram 170 lâmpadas de LED. No total, 25 ruas tiveram as lâmpadas a vapor de sódio ou de mercúrio substituídas pelas de LED, material que garante mais luminosidade e que proporciona economia de energia elétrica.

“O pessoal está nas ruas diariamente instalando novas lâmpadas e substituindo as queimadas, dando continuidade ao programa TerêLed – Iluminação Pública pra Valer. A manutenção inclui troca de relés e de suporte para fixação das luminárias, entre outros serviços. Nosso trabalho não para”, comenta Davi Serafim, secretário de Serviços Públicos.

Foram atendidos os bairros do Alto, Bom Retiro, Cascata dos Amores, Coreia, Fonte Santa, Golfe, Meudon, São Pedro e Várzea – na área urbana, e em Andradas, Bonsucesso e Imbiú – na zona rural.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Audiência pública online de ‘Saneamento Básico para Todos’ dia 01

Audiência pública online de ‘Saneamento Básico para Todos’ dia 01

 ‘Saneamento Básico para Todos’: Sexta-feira, 01/10, tem audiência pública online sobre a concessão do tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto  

Devido à pandemia, a participação da população acontecerá pelos canais oficiais da Prefeitura no Youtube, com transmissão ao vivo.

Interessados já podem mandar perguntas e sugestões por formulário online 

Teresópolis, 30 de setembro de 2021 – A Prefeitura de Teresópolis convida a população para participar nesta sexta-feira, 1º de outubro, das 10h às 12h, da Audiência Pública virtual sobre a Minuta do Edital de concessão dos serviços de tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto do município. É a oportunidade para os participantes fazerem questionamentos, esclarecerem possíveis dúvidas e darem sugestões.

Respeitando as regras de distanciamento social impostas pelas ações de combate à pandemia do COVID-19, a Audiência Pública será realizada por meio do Canal Oficial da Prefeitura no Youtube (https://www.youtube.com/c/PrefeituradeTeresopolisOficial), com retransmissão ao vivo no Facebook Oficial da Prefeitura de Teresópolis (https://www.facebook.com/PrefeituraTeresopolisOficial/) e link de acesso no Portal Saneamento Básico para Todos: https://teresopolis.rj.gov.br/saneamento/.

Ampliando o debate, foi criado um formulário online para receber perguntas e sugestões da população e que serão lidas durante a Audiência Pública virtual desta sexta-feira, 01/10. Os interessados podem acessar o link https://bit.ly/perguntas_saneamento e deixar suas contribuições. Depois, é só participar da transmissão pelos canais oficiais da Prefeitura.

Considerado o maior programa de infraestrutura da história de Teresópolis, o projeto ‘Saneamento Básico para Todos’ estima valores de investimentos na ordem de R$ 476.958.600,00 em infraestrutura, com a construção de 367 quilômetros de rede de esgoto – prevendo separador absoluto e tempo seco, de 4 estações de tratamento, de 9 estações de bombeamento e de 11 biodigestores, com a previsão de geração de 800 empregos.

“É a quarta audiência pública que vamos realizar para receber sugestões da sociedade civil organizada. Desta vez, as propostas serão para finalizar o edital de concessão e as contribuições relevantes serão consideradas para o lançamento oficial do Processo Licitatório. Todos estão convidados a participar de mais esta etapa de construção desse projeto, cuja meta é garantir o acesso de 90% da população ao abastecimento de água tratada e à coleta e tratamento de esgoto, serviço este que Teresópolis nunca teve, até agora”, assinala o Prefeito Vinicius Claussen.

Participação popular

Em 2019, foram realizadas três audiências públicas sobre a concessão dos serviços de tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto: na Secretaria Municipal de Educação, no Ginásio Pedrão ;o e na Câmara de Vereadores. Os debates foram ampliados por meio de reuniões com os conselhos municipais, que são formados por representantes de instituições da sociedade civil organizada, associações de moradores e de entidades do 1º, 2º e 3º setores, quando foram recebidas ainda mais contribuições.

Em julho de 2021 foi lançada consulta pública ao projeto ‘Saneamento Básico para Todos’, que até o dia 15 de agosto recebeu contribuições e sugestões da sociedade civil para a construção da Minuta do Edital de concessão, que será apresentada na Audiência Pública desta sexta-feira, 01/10, para receber sugestões da população.

Desde 1998, a atual concessionária está operando sem contrato. O Ministério Público entrou com ação civil pública em 2012, determinando o encerramento do contrato de concessão dos serviços de fornecimento de água tratada e de captação e tratamento de esgotos firmado entre a Prefeitura de Teresópolis e a empresa em 15 de fevereiro de 1978.

Atualmente, cerca de 60 mil habitantes de Teresópolis não têm acesso à água tratada e o município não conta com sistema público de coleta e tratamento de esgoto.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Projeto ‘Florir Teresópolis’ realiza plantio de flores e árvores em creche e escola municipal

Plantio de mudas de árvores no Ciep Amaury Amaral dos Santos 1

 Projeto ‘Florir Teresópolis’ realiza plantio de flores e árvores em creche e escola municipal

Teresópolis, 30 de setembro de 2021 – As unidades escolares de Teresópolis começam a ficar floridas e arborizadas, dentro da proposta do ‘Florir Teresópolis’. Lançado dia 22/09 pelo Prefeito Vinicius Claussen, o projeto paisagístico e de arborização pretende criar ações, envolvendo a iniciativa privada e a população, para o embelezamento dos canteiros e jardins em praças, calçadas e prédios públicos, na cidade e no interior.

Com orientação da paisagista da Prefeitura, Denise Marques, chefe do Horto Municipal, o plantio de flores e de árvores foi realizado nesta quarta-feira, 29/09, numa ação de educação ambiental conjunta entre as secretarias municipais de Educação, de Meio Ambiente e de Serviços Públicos.

“Nada melhor do que investir na educação ambiental para mobilizar e conscientizar os alunos da rede municipal de ensino. Somente com o envolvimento dos cidadãos no cuidado com espaços e equipamentos públicos conseguiremos cumprir a meta de manter nossa cidade florida o ano todo”, comentou Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura e coordenadora geral do projeto.

Localizada no Pimentel, a Creche Municipal Amor Perfeito recebeu o plantio de 18 mudas de espécies ornamentais, como begônias, amores-perfeitos, orquídeas bambu e liriopes. Os alunos participaram da ação, supervisionados pela orientadora pedagógica Jacqueline Lima e pela responsável pelo setor pedagógico da Educação Infantil, Áurea Eveline Rocha Cortázio.

Plantio de mudas na Creche Amor Perfeito 2

Plantio de mudas de árvores no Ciep Amaury Amaral dos Santos 5

Plantio de mudas de árvores no Ciep Amaury Amaral dos Santos 4

Já no Ciep Amaury Amaral dos Santos, unidade escolar municipalizada no bairro Fonte Santa, os estudantes colaboraram com o plantio de 13 mudas de árvores, acompanhados pela diretora, Sandra Patrício da Rocha. Com apoio de Vitor Cunha, coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, o jardim da unidade escolar recebeu sibipirunas, ipês amarelo e rosa, ingá urganense, pau-ferro, aldrago, quaresma roxa e jambolão.

Fotos: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Plantio de mudas na Creche Amor Perfeito 4

Plantio de mudas na Creche Amor Perfeito 3

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Esportes em Teresópolis retornam na segunda 04

 

Esportes em Teresópolis retornam na segunda 04

Secretaria de Esportes retoma na segunda-feira, 04/10, aulas gratuitas de 3 modalidades e implanta 8 novas

Novidades são as escolinhas de atividades esportivas e de lazer

Teresópolis, 29 de setembro de 2021 – A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) informa que, seguindo os protocolos sanitários específicos, retoma na próxima segunda-feira, 04/10, as aulas gratuitas das escolinhas de musculação, de futsal e de jiu-jítsu.

Também começam na segunda-feira as atividades esportivas recém implantadas de corrida de rua, vôlei adulto, futsal feminino, prevenção de quedas e bike indoor. Novidades são as atividades de lazer, como de danças urbanas (livre), dança para gestante e dança para a 3ª idade.

Para crianças e adolescentes, há vagas para as escolinhas de danças urbanas, de futsal e de jiu-jítsu. As demais modalidades são para alunos a partir de 18 anos. Dependendo da modalidade, existem horários pela manhã, à tarde e à noite.

Em atividades esportivas, a Secretaria de Esportes e Lazer conta ainda com as seguintes modalidades: natação, hidroginástica, alongamento, ginástica para 3ª idade, treinamento em circuito, vôlei (12 a 17 anos) e handebol, todas com vagas disponíveis.

Em breve, as escolinhas serão levadas aos moradores da zona rural de Teresópolis. “Seguindo orientação do Prefeito Vinicius Claussen, além da retomada das escolinhas e das 8 novas modalidades implantadas na cidade, estamos preparando uma programação de atividades esportivas e de lazer para o 2º e o 3° Distritos”, adianta o secretário de Esportes e de Lazer, Gustavo Lopes.

Inscrições

A pré-matrícula online está aberta e pode ser feita por meio dos links https://bit.ly/esportemodalidades18menos – menores de 18 anos, e https://bit.ly/esportemodalidades18mais – maiores de 18 anos.

Os documentos para menores de 18 anos são os seguintes: cópia de RG e CPF (do aluno e do responsável), cópia de certidão de nascimento, cópia de comprovante de residência (do responsável), declaração escolar com turno da aula, atestado médico atualizado e uma foto 3x4 recente. Para alunos com idade a partir de 18 anos os documentos são cópias de RG e CPF, cópia de comprovante de residência, atestado médico atualizado e uma foto 3x4 recente.

A pré-matrícula é online, mas os documentos deverão ser entregues na Secretaria de Esportes a partir de segunda-feira, de 10h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3641-5516. 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Secretaria de Esportes retoma na segunda-feira, 04/10, aulas gratuitas de 3 modalidades e implanta 8 novas

Teresópolis aplica dose de reforço contra Covid-19 para idosos com 83 e 82 anos, nesta quinta 30

 

Teresópolis aplica dose de reforço contra Covid-19 para idosos com 83 e 82 anos, nesta quinta 30

Prefeitura aplica dose de reforço contra Covid-19 para idosos com 83 e 82 anos, nesta quinta-feira (30)

No mesmo dia acontece repescagem da primeira dose para todas as idades e aplicação da segunda dose do imunizante

A Prefeitura Municipal de Teresópolis irá aplicar nesta quinta-feira (30), a dose de reforço contra a Covid-19, em idosos com 83 e 82 anos de idade. A vacinação ocorre a pé e no sistema drive-thru (dentro do carro), na cidade e interior.

O atendimento acontece de 9h às 15h, com o total de 1500 doses reservadas. A distribuição será da seguinte forma: 1000 doses na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Julio Rosa, 366, Tijuca); 300 em Bonsucesso (em frente à Unidade Básica de Saúde); e 200 doses em Pessegueiros (em frente ao Posto de Saúde).

A aplicação ocorre após mediante apresentação destes documentos: comprovante de vacinação das duas doses em Teresópolis há seis meses, e documento oficial com foto.

Repescagem da primeira dose

Também nesta data, será realizada a repescagem da primeira dose do imunizante para todas as idades já atendidas anteriormente. O atendimento acontece das 9h às 15h, nos mesmos locais.

Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, será necessário apresentar os seguintes documentos: identidade (RG ou CPF), cartão SUS (caso possua) e comprovante de residência em Teresópolis.

Aplicação da segunda dose

Ainda na quinta-feira (30), segue a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para quem possua esta data indicada no cartão de vacinação ou com o período já vencido.

O atendimento será de 9h às 15h, nos mesmos locais divulgados acima.

Para completar o esquema vacinal é preciso apresentar: documento oficial com foto e comprovante da primeira dose em Teresópolis.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Idosos com 85 e 84 anos recebem dose de reforço contra a Covid-19, nesta quarta 29

Idosos com 85 e 84 anos recebem dose de reforço contra a Covid-19, nesta quarta-feira (29)

 Idosos com 85 e 84 anos recebem dose de reforço contra a Covid-19, nesta quarta-feira (29)

No mesmo dia, ocorre aplicação da segunda dose

Na próxima quarta-feira (29), a Prefeitura Municipal de Teresópolis irá aplicar a dose de reforço contra a Covid-19, em idosos com 85 e 84 anos de idade. A vacinação ocorre a pé e no sistema drive-thru (dentro do carro), na cidade e interior.

O atendimento será de 9h às 15h, com a reserva de 1500 doses. A distribuição será da seguinte forma em cada local: 1000 doses na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Julio Rosa, 366, Tijuca); 300 doses em Bonsucesso (em frente à Unidade Básica de Saúde); e 200 doses em Pessegueiros (em frente ao Posto de Saúde).

Para que esta aplicação aconteça, será necessária apresentação do comprovante de vacinação das duas doses em Teresópolis, aplicadas até 31 de março e documento oficial com foto.

Aplicação da segunda dose
Ainda na quarta-feira (29), segue a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, para pessoas que possuem esta data indicada no cartão de vacinação ou com o período já vencido.

O atendimento será de 9h às 15h, nos mesmos locais da idade e interior.
Para completar o esquema vacinal, é preciso apresentar estes documentos: documento oficial com foto e comprovante da primeira dose em Teresópolis.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

15ª Primavera de Museus concluída com sucesso em Teresópolis

15ª Primavera de Museus concluída com sucesso em Teresópolis

 15ª Primavera de Museus concluída com sucesso em Teresópolis

Teresópolis, 27 de setembro de 2021 - Terminou no último sábado, 25/09, a programação da 15ª Primavera de Museus, promovida de 21 a 26 de setembro em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Teresópolis, a programação elaborada pela Secretaria de Cultura se concentrou na Casa da Memória Arthur Dalmasso e fez grande sucesso, incluindo cursos, debates, lançamento de livros e uma exposição que segue aberta à visitação pública.

Atendendo ao tema proposto pelo Ibram, ‘Museus: Perdas e Recomeços’, a Secretaria de Cultura, através da equipe da Casa da Memória Arthur Dalmasso, elaborou para Teresópolis uma programação com referências ao desastre natural que atingiu a Região Serrana em janeiro de 2011.

“Tivemos uma semana intensa de atividades, que foram de encontro ao tema proposto e possibilitaram ao público teresopolitano grande conhecimento e reflexão. Parabéns ao diretor da Casa da Memória, Rafael Corrêa, e a toda a equipe do nosso Serviço de Patrimônio Histórico, pelo empenho e capricho. Mais uma Primavera de Museus concluída com sucesso, inserindo Teresópolis definitivamente no roteiro brasileiro de museus”, comemora a Secretária de Cultura, Cléo Jordão.

O primeiro dia, 21/09, foi marcado pela abertura da exposição ’10 anos a refletir’, com textos e imagens que propõem uma reflexão sobre os acontecimentos pelas quais a cidade passou em 2011. No mesmo dia, foi realizada também uma descida de rapel partindo da torre da Matriz de Santa Teresa, na Praça Balthasar da Silveira, com a participação de membros do Centro Excursionista Teresopolitano (CET), em homenagem ao aniversário de Miguel Ignacio Jorge, o senhor da Torre. O montanhista, conquistador da Verruga do Frade em 1933, fazia também voluntariamente a manutenção do cruzeiro e do relógio da Igreja Matríz de Santa Teresa. 

Cléo Jordão, Ricardo Guarilha, equipe da Casa da Memória e convidados com o escritor Gustavo Lucena

Aula inaugural do curso ‘Introdução à estética e filosofia da arte’, com o filósofo Arthur Barbosa

Alpinistas do CET, secretária de Cultura Cléo Jordão e os servidores municipais Henrique Silva e Rafael Corrêa

No dia 22, foi a vez da aula inaugural do curso ‘Introdução à estética e filosofia da arte’, ministrado pelo filósofo Arthur Barbosa, e que abordou elementos artístico-filosóficos no consumo, nas mídias, séries e relações. O curso, que tem duração de um mês, continuará na própria Casa da Memória, dentro do projeto TerêCultura Educa. 

Na quinta, 23/09, a programação contou com um sarau com a participação da Oficina de Poesia e Criação, presidida pelo membro da Academia Teresopolitana de Letras (ATL), Waldir José do Couto. O encontro, que mesclou literatura e emoção, contou com a presença do presidente da Academia de Letras do Brasil – seccional Teresópolis, Nicolas Theodoridis.

Na sexta-feira, 24, mais um evento voltado para os acontecimentos de 2011, com a realização da mesa redonda sobre o livro ‘Vida sob Escombros’, de Gustavo Lucena de Melo. Na ocasião, público e autor puderam debater e refletir sobre as histórias narradas no livro.

E finalmente na tarde de sábado, 25/09, foi lançado o livro ‘Meu amigo partiu’, da escritora Andrea Viviana Taubman, com ilustrações de Sandra Ronca. O evento incluiu um bate-papo e contação de histórias com a autora. 

Homenagem ao montanhista Miguel Ignacio Jorge, o senhor da Torre

Gustavo Lucena de Melo, auor do livro 'Vida sob escombros'

Escritora Andrea Viviana Taubman entre Ricardo Guarilha e Rafael Corrêa

Descida de rapel na torre da Matriz de Santa Teresa

Descida de rapel na torre da Matriz de Santa Teresa 03

Descida de rapel na torre da Matriz de Santa Teresa 02

“Com público controlado e atendendo a todos os protocolos de segurança, a 15º Primavera de Museus foi um sucesso. E para quem perdeu, ainda é possível visitar a exposição ’10 anos a refletir’, uma excelente oportunidade de aprendizagem e reflexão sobre as perdas e recomeços pelos quais todos nós passamos a partir de 2011. Vale a pena conferir”, convida o subsecretário de Cultura, Ricardo Guarilha.

A exposição ’10 anos a refletir’ pode ser vista de terça a domingo, das 10h às 17h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Várzea).

Fotos: Bruno Nepomuceno e Divulgação 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Waldir José do Couto, da Oficina de Poesia e Criação

Ricardo Guarilha, Arthur Barbosa, Thiago Taubman, Andrea Taubman, Cléo Jordão, Henrique Silva, Marcos Catão e Leandro Nobre

Rafael Corrêa, convidados, Arthur Esteves, Hilna Gallo, Ricardo Guarilha, Cléo Jordão, Arthur Barbosa, conselheiro Cláudio Rogério Dutra e Henrique Silva

Padre Jorge Medeiros, páraco da Matriz de Santa Teresa, consagra a homenagem ao montanhista Miguel Ignacio Jorge

Lançamento do livro Meu amigo partiu’, da escritora Andrea Viviana Taubman

Teresópolis aplica dose de reforço para idosos com 87 e 86 anos, nesta terça 28

 

Teresópolis aplica dose de reforço para idosos com 87 e 86 anos, nesta terça 28

Prefeitura de Teresópolis aplica dose de reforço para idosos com 87 e 86 anos, nesta terça-feira (28)  

No mesmo dia, ocorre repescagem da primeira dose e aplicação da segunda dose

Teresópolis, 27 de setembro de 2021 - Nesta terça-feira (28), a Prefeitura Municipal de Teresópolis irá aplicar a dose de reforço contra a Covid-19, em idosos com 87 e 86 anos de idade. A vacinação ocorre a pé e no sistema drive-thru (dentro do carro), na cidade e interior.

O atendimento será das 9h às 15h, com a reserva de 1.500 doses. A distribuição será da seguinte forma em cada local: 1.000 doses na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366, Tijuca); 300 doses em Bonsucesso (em frente à Unidade Básica de Saúde); e 200 doses em Pessegueiros (em frente ao Posto de Saúde).

Para que esta aplicação aconteça, será necessária apresentação do comprovante de vacinação das duas doses em Teresópolis, aplicadas até 31/03/2021, e documento oficial com foto.

Repescagem da primeira dose

Ainda na terça-feira (28), será realizada a repescagem da primeira dose do imunizante para todas as idades já atendidas anteriormente. O atendimento ocorre das 9h às 15h, nos mesmos locais.

Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, será necessário apresentar os seguintes documentos: identidade (RG ou CPF), cartão SUS (caso possua) e comprovante de residência em Teresópolis.

Aplicação da segunda dose

No mesmo dia, segue a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, para pessoas que possuem esta data indicada no cartão de vacinação ou com o período já vencido.

O atendimento será das 9h às 15h, nos mesmos locais da idade e interior.

Para completar o esquema vacinal, é preciso apresentar estes documentos: documento oficial com foto e comprovante da primeira dose em Teresópolis.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeito se reune para tratar da causa animal em Teresópolis

 

Dir. para esq. Prefeito Vinicius Claussen, Primeira-dama Paula Schütte Claussen e sec. est. Agricultura, Marcelo Queiroz

Prefeito Vinicius Claussen recebe secretário de estado de Agricultura, Marcelo Queiroz, e deputado federal, Hugo Leal, para tratar da causa animal em Teresópolis

Teresópolis, 27 de setembro de 2021 – O Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado da Primeira-dama, Paula Schütte Claussen, protetora do bem estar animal, e da voluntária da COPBEA (Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal) Beatriz Osório, recebeu, na última sexta-feira (24), em seu gabinete, o Deputado Federal, Hugo Leal, e o secretário de estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, para alinhar ações conjuntas na Proteção Animal em Teresópolis. Foi apresentado o trabalho desenvolvido para estruturar a proteção animal, nas esferas Executiva e Legislativa, e solicitar recursos para a execução de ações relacionadas à causa em Teresópolis.

O deputado Hugo Leal firmou o compromisso de enviar, por meio de emenda parlamentar, verba para a construção do novo CTA e irá se empenhar em destinar recursos para o programa de castração continuado. O Secretário Marcelo Queiroz se comprometeu a enviar chips de identificação para os animais que serão castrados e também moverá esforços para destinar recursos complementando o programa de castrações continuado.

Na ocasião, a Primeira-dama Paula Schütte Claussen, madrinha do bem-estar animal no município, recebeu uma homenagem do Governo do Estado pelo trabalho e engajamento nas ações promovidas em Teresópolis. No certificado, assinado pelo Governador do Estado Cláudio Castro e pelo Secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz, as autoridades estaduais agradecem Paula Schütte Claussen pela parceria de sucesso que contribui para as políticas públicas da causa animal. 

Prefeito Vinicius Claussen e Primeira-dama Paula Schütte Claussen recebem o sec. est. Marcelo Queiroz e o deput. fed. Hugo Leal

Dir. para esq. Prefeito Vinicius Claussen, Primeira-dama, Paula Schütte Claussen, protetora do bem-estar animal, Beatriz Osório, deput. fed. Hugo Leal e sec. est. Marcelo Queiroz

O subsecretário municipal de Agricultura, Fernando Mendes, e o assessor do deputado Hugo Leal, Marcelo Netto, também participaram da reunião. 

Denúncias e pedidos de fiscalização podem ser feitas à Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo Whatsapp (21) 98126-4038, pelo e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br e também pelo aplicativo e-Ouve. Todas serão encaminhadas à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal, criada pela gestão do Prefeito Vinicius Claussen.

Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Primeira-dama Paula Schütte Claussen, madrinha do bem-estar animal no município, recebe homenagem do Governo Estadual por meio do sec. de est. de Agricultura, Marcelo Queiroz

Primeira-dama Paula Schütte Claussen e sec. est. Marcelo Queiroz enfatizam a importância das políticas públicas voltadas para o bem-estar animal

Prêmio Rio de Contos abre inscrições para selecionar novos talentos literários na Região Serrana

 

Barbara Caldas - idealizadora do projeto Rio de Contos peq

Prêmio Rio de Contos abre inscrições para selecionar novos talentos literários na Região Serrana

As inscrições são gratuitas, on-line, válidas somente no estado do Rio Janeiro de 29 de setembro a 12 de novembro de 2021 

Escritores da Região Serrana que sonham em ter seu texto publicado já podem se preparar! Com o objetivo de buscar novos talentos e fomentar a produção literária, o prêmio Rio de Contos está na sua 2ª edição e é um projeto realizado pela LER, Funarj e Mater Produções.  O prêmio é uma importante e fundamental estratégia, não apenas para fomentar a produção literária no Rio, como também a leitura, estabelecendo laços do leitor da Região Serrana e todo o Grande Rio com a literatura contemporânea. Esta iniciativa visa o firme semear da criação de um mercado sólido, potente e de qualidade, no qual ganham escritores, leitores, a cultura e o estado do Rio de Janeiro.

O prêmio Rio de Contos 2ª edição permanecerá adequado e em pleno acordo com as recomendações de distanciamento social por conta da pandemia Covid-19, conforme preconizado pela OMS, e acontecerá 100% online, com o intuito de resguardar todos os envolvidos no concurso, que será lançado no dia 29 de setembro de 2021, na Sala Cecília Meirelles, com a presença dos selecionados da primeira edição e leitura de trechos de seus contos como pré-apresentação do livro.

“Na primeira edição foram tantas e tão diversas e significativas inscrições, de textos com potenciais latentes vindos de todo os cantos do estado, que colocamos os pés nesta segunda edição plenos da mais absoluta experiência de termos visto na prática a concretização da teoria de que, sim, o RJ é um estado pleno de potenciais, repleto de gente escrevendo bem e querendo publicar. Pessoas que precisam de oportunidades, de aberturas de portas e do suporte técnico sólido e adequado para se transformarem em potências literárias”, conta Bárbara Caldas, idealizadora do projeto, lembrando que o verbo ganhou rostos femininos, masculinos, transgêneros e também não binários.

“E eis que juntos somos pretos, brancos, indígenas ou tudo misturado. Somos além da juventude, da maturidade ou da dita velhice. Somos do subúrbio, do interior, da zona sul, da Baixada, da serra e do mar. Somos tudo o que o Rio de Janeiro é. E é isto que a 1ª edição fez e o que a 2ª edição não pode deixar de continuar a fazer”, completa Bárbara.

Ao proporcionar aos potenciais escritores uma oportunidade ímpar de serem revelados, lapidados e de terem seus textos publicados, os ganhadores da 1ª edição estão passando por todas as atividades e vivências que lhes são oferecidas pelo prêmio.

Luiz Henrique Ramanholi, autor do conto “Sobre peso e geladão de abacaxi” revela: “meu objetivo era saber "o que as pessoas que eu não conheço, nem me conhecem, acham da minha história?", para ter um termômetro, e foi uma surpresa incrível ter sido selecionado junto com tanta gente talentosa. Estou muito feliz, surpreso, orgulhoso. É um estímulo gigante pra continuar escrevendo cada vez mais".

"A minha expectativa pra começar os trabalhos está grande, justamente pela ampla composição da equipe, formada por professores, jornalistas, por críticos de literatura e principalmente com relação à trajetória da escrita, edição e publicação do livro”, conta Sueka, autora do conto “Lá se vão os dias”.

Para conhecer os 20 autores selecionados na 1ª edição do concurso Rio de Contos, acesse o Instagram @premioriodecontos - além da breve história de cada um, é possível conhecer melhor seus respectivos contos e como está sendo todo aprendizado obtido através da formação literária exclusiva para os premiados.

Como participar:

As inscrições estarão disponíveis exclusivamente por meio digital para os candidatos de todo o Estado do RJ, a partir de 16 anos de idade. Serão consideradas inscritas as obras recebidas de 29 de setembro até o dia 12 de novembro de 2021. O edital e o link do formulário de inscrição estão disponíveis no site www.lersalaocarioca.com.br.

Serão selecionados, por um corpo de seis jurados atuantes no universo literário brasileiro, 20 textos que apontem potenciais talentos na literatura dentre a população residente no estado do RJ. O resultado sairá até o dia 23 de dezembro de 2021.

Premiação:

Os autores selecionados serão premiados com uma série de atividades focadas em suas respectivas formações, como minicursos, palestras e mentorias individuais, com grandes profissionais das letras brasileiras, num processo de reescrita e amadurecimento dos textos selecionados que serão publicados num livro ao final do processo pelo selo da Mater.

Tudo via plataforma, seguro, mas mantendo a pessoalidade e o cuidado individual que cada um merece. E mais: toda esta experiência será compartilhada virtualmente não só com o Rio de Janeiro, mas com todo o Brasil e também no além-mar, com os outros povos que também possuem como mãe a língua portuguesa.

Foto: Divulgação

Fonte: Hayla Leite 

Projeto ‘Quarta às 10’ abordará unidades de conservação particulares

 

Projeto ‘Quarta às 10’ abordará unidades de conservação particulares

Projeto ‘Quarta às 10’ abordará unidades de conservação particulares

Teresópolis, 27 de setembro de 2021 – Com a meta de divulgar a iniciativa, visando à ampliação da área protegida no município, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente abordará o tema ‘Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN): unidade de conservação particular’ na edição desta quarta-feira, 29/09, no Projeto ‘Quarta às 10’.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma categoria de unidade de conservação da natureza que se caracteriza por ser criada por iniciativa exclusiva do proprietário de terras. Atualmente, o município de Teresópolis conta com 9 RPPNs.

Gerente de projetos do Instituto Terra de Preservação Ambienta (ITPA), a advogada Roberta Gaugliardi desenvolverá o assunto, com mediação da engenheira ambiental Vivian Telles Paim, diretora do Centro de Ciências e do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Com início às 10h, a palestra poderá ser acompanhada por meio do Canal no Youtube da Sala Verde Que Te Quero Verde. Basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=GOthq9l-82Y.

O projeto ‘Quarta às 10’ é uma ação da Sala Verde Que Te Quero Verde, espaço virtual e físico criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e destinado à educação ambiental, à divulgação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e para a ampliação do conhecimento sobre preservação ambiental.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

PMT com fiscalização das regras sanitárias contra a Covid-19

 

Prefeitura de Teresópolis lacra um estabelecimento e multa outros 3 por descumprimento das regras sanitárias contra a Covid-19

Prefeitura lacra um estabelecimento e multa outros 3 por descumprimento das regras sanitárias contra a Covid-19

Teresópolis, 27 de setembro de 2021 – Neste fim de semana, a fiscalização da Prefeitura de Teresópolis percorreu 7 bairros, na cidade e no interior, para verificar o cumprimento das regras sanitárias determinadas por Decreto Municipal para combater a proliferação da Covid-19. Dos 11 estabelecimentos fiscalizados, 1 foi lacrado, 3 multados e outros 3 notificados. Também houve dispersão de pessoas consumindo bebida alcoólica em via pública.

Realizada por fiscais das secretarias de Fazenda e de Saúde, com o apoio da Guarda Civil Municipal e do 30º Batalhão de Polícia Militar, a ação de rotina percorreu os bairros do Alto, Bom Retiro, Cascata do Imbuí, Fonte Santa, São Pedro e Tijuca, na área urbana, e Fazenda Alpina, na zona rural.

Durante as operações ostensivas de rotina e de verificação de denúncias feitas pelo aplicativo eOuve, da Ouvidoria Geral, são checadas situações como uso de máscara, distanciamento social, limitação do número de pessoas no ambiente e disponibilização de álcool para higienização das mãos. Também são conferidos os alvarás de funcionamento e feitas orientações sobre legalização de estabelecimentos comerciais.

Denúncias e solicitações de fiscalização podem ser feitas à Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br e também pelo aplicativo eOuve.

Fotos: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Prefeitura de Teresópolis lacra um estabelecimento e multa outros 3 por descumprimento das regras sanitárias contra a Covid-19

PMT com fiscalização das regras sanitárias contra a Covid-19