Pesquisar este blog

domingo, 28 de junho de 2020

Prefeitura de Teresópolis cria núcleo itinerante de atendimento a mulher vítima de violência

Prefeitura de Teresópolis cria núcleo itinerante de atendimento a mulher vítima de violência
Atendimento será realizado nos PSFs do município
Teresópolis, 26 de junho de 2020 – Ampliando o acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica ou de gênero, a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher está implantando o Núcleo de Atendimento a Mulher (NAM). O serviço itinerante é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e funcionará nos postos de saúde da família (PSFs), em dias e horários alternados.
O primeiro PSF contemplado é o do Meudon, onde o serviço será lançado no dia 2 de julho, às 17h. A agenda com dias e horários de atendimentos será divulgada na data de lançamento. No local, assistente social treinada fará o acolhimento e encaminhará as vítimas para o Centro de Referência de Atendimento a Mulher (CRAM). Instalado na sede da Secretaria da Mulher, na Várzea, o CRAM mantém equipe multidisciplinar, com psicólogo, assistente social e advogada, que orientará e acompanhará as mulheres nas demandas apresentadas.  
“O objetivo do NAM é abreviar o sofrimento da mulher vítima de violência doméstica e familiar, detectando com mais rapidez suas necessidades emergenciais e garantindo acompanhamento especializado para sua proteção e garantia de direitos. O foco da secretaria é fazer-se presente onde o número de casos é mais acentuado, de acordo com nossas estatísticas. Esse trabalho em rede é fundamental para que a assistida sinta-se protegida em todos os aspectos”, explica Margareth Rosi, secretária dos Direitos da Mulher.
Números e atendimentos
A estratégia é uma resposta ao aumento dos casos de violência doméstica ao longo do isolamento imposto pela pandemia do coronavírus. ”O aumento ocorre em todo o país e em Teresópolis não foi diferente. Felizmente, apesar desse número crescente, não houve caso de feminicídio”, relata Margareth Rosi.
Relatório da Secretaria dos Direitos da Mulher mostra que em março foram feitos 142 atendimentos; o número subiu para 191 em abril e passou para 240 em maio. Nesse período de isolamento e de distanciamento social, a secretaria manteve o seu trabalho de prevenção aos riscos de violência e de fortalecimento de gênero, garantindo o acesso e a proteção das mulheres pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).
“Lançamos campanha divulgando nossos serviços através de telefone, aplicativo e e-mail, prestando atendimento, orientação e apoio jurídico, social e psicológico. Mantemos um núcleo de atenção preventiva, com equipe técnica realizando Busca Ativa de mulheres referenciadas e de demandas da rede de proteção Também trabalhamos a autonomia delas e sua cidadania dentro do isolamento social. A equipe tem atuado em rede com a 110ª Delegacia de Polícia Civil e a Patrulha Guardiões da Vida/Polícia Militar, mantendo um fluxo de denúncia e apoio de combate à violência doméstica”, finaliza a secretária Margareth Rosi.
Instalada no 1º piso do Centro Administrativo Municipal Manoel de Freitas (Avenida Lúcio Meira, 375, na Várzea), a Secretaria dos Direitos da Mulher funciona de segunda a sexta, das 13h às 17h, mas sem atendimento presencial e com horário reduzido por conta das restrições, determinadas por decreto municipal, para evitar a propagação do coronavírus. Informações sobre atendimento podem ser obtidas pelo telefone 2742-1038.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Teresópolis adere à campanha nacional ‘Sinal Vermelho para a Violência contra a mulher’

Teresópolis adere à campanha nacional ‘Sinal Vermelho para a Violência contra a mulher’
Teresópolis adere à campanha nacional ‘Sinal Vermelho para a Violência contra a mulher’
Farmácias vão auxiliar mulheres que enfrentam violência doméstica em meio ao isolamento social. Vítimas poderão desenhar um “X” na mão e pedir ajuda ao atendente da farmácia
Teresópolis, 19 de junho de 2020 – A Secretaria M. dos Direitos da Mulher se engajou na campanha nacional ‘Sinal Vermelho para a Violência Doméstica’, lançada este mês de junho pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A iniciativa visa envolver as farmácias de todo o Brasil no enfrentamento a violência contra a mulher, principalmente nesse momento de isolamento social. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em março e abril, o índice de feminicídio cresceu 22,2%.
O protocolo é simples: com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou até mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha deverão ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação.
Assistentes Sociais da Secretaria M. da Mulher percorrerão as farmácias do município, capacitando a equipe de trabalho local com intuito de esclarecimento e apoio a participação da Campanha Sinal Vermelho, assim como orientação de trâmite e assinatura do Termo de Adesão.
A secretária da Pasta, Margareth Rossi, reforçou a importância do engajamento da sociedade civil e dos setores privados no combate a violência. “Precisamos da união de todos nessa luta e cada instituição envolvida neste projeto tem papel fundamental”.  
Como participar
As farmácias interessadas em participar da campanha devem assinar digitalmente o termo de adesão da campanha   e em seguida, enviar o documento em formato de foto para o e-mail sinalvermelho@amb.com.br ou mensagem para o número (61) 98165-4974.
Após a formalização da parceria, a empresa voluntária assume o compromisso de oferecer treinamento aos seus funcionários, por meio da cartilha e do tutorial disponibilizados pelos idealizadores da iniciativa. A capacitação será voltada para o atendimento e acolhimento da vítima e não prevê que os balconistas ou farmacêuticos sejam conduzidos à delegacia como testemunhas da ocorrência.
As farmácias engajadas no programa deverão colocar o cartaz da campanha na frente da loja para que as vítimas saibam que a unidade faz parte da ação.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Secretaria Municipal de Saúde adverte população para medidas de prevenção à raiva humana

Secretaria Municipal de Saúde adverte população para medidas de prevenção à raiva humana
Teresópolis, 19 de junho de 2020 – Após notificação da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro sobre o caso de raiva humana, contraído por adolescente em Angra dos Reis (RJ), a Secretaria Municipal de Saúde adverte a população de Teresópolis sobre as medidas de prevenção à doença.
O município de Teresópolis não possui nenhum caso de raiva humana registrado. Em média, são realizados 120 atendimentos por mês de indivíduos com mordeduras de cães, gatos, cavalos, morcegos e outros mamíferos possíveis de transmissão da raiva. O Polo de referência de Atendimento para a profilaxia da raiva humana è o SPA Dr. Eitel Abdallah e para os casos com indicação de soroterapia, o Hospital das Clínicas Costantino Ottaviano (HCTCO).
O último caso registrado no estado do Rio de Janeiro foi em São José do Vale do Rio Preto, há 14 anos. Na capital, o caso mais recente foi em 1986. Em Teresópolis há mais 30 anos não se registra caso algum e todas as Unidades de Saúde estão alertas e capacitadas para atendimentos e encaminhamentos, quando necessário, visando a profilaxia da Raiva Humana.
Ainda segundo a Secretaria, há indicativo de que o Ministério da Saúde enviará vacina antirrábica animal para realização da campanha até novembro.
RAIVA
A raiva é uma doença transmissível que atinge todos os mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem, quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele lesionada ou mucosa, por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.
SINTOMAS
Inicialmente, durante os primeiros dias, a raiva humana apresenta mal-estar, aumento de temperatura, falta de apetite, dor de cabeça, enjoos, dor de garganta, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda dor, queimação e formigamento no local onde houve a mordida.
Com a progressão da doença, a pessoa infectada passa a ter febre, delírios, espasmos musculares involuntários – na laringe, faringe e língua ocorre com a ingestão de líquidos, causando produção de saliva – e convulsões, além de ansiedade e hiperexcitabilidade.
Os espasmos podem levar a um quadro de paralisia, com mudanças cardiorrespiratórias, retenção urinária e constipação intestinal, de acordo com a secretaria. Há também sensibilidade à luz e sons, dificuldade de engolir e medo de água.
PROFILAXIA E TRATAMENTO
Se você for mordido por animais como cães, gatos, morcegos, macacos e outros mamíferos, lave imediatamente o ferimento com água e sabão e procure um posto de saúde no seu município para orientação de medidas profiláticas. Nunca mate o animal. Deixe-o em observação durante 10 dias, para que possa ser identificado qualquer sinal indicativo da raiva. O animal deverá receber água e alimentação normalmente, em um local seguro, para que não fuja ou ataque outras pessoas ou animais.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Mercado Popular de Teresópolis reabre nesta quinta, 18

Mercado Popular reabre nesta quinta, 18

Espaço vai funcionar de segunda a sexta, das 11h às 17h

Teresópolis, 17 de junho de 2020 – O Mercado Popular volta a funcionar nesta quinta, 18. O espaço comercial precisará seguir medidas para evitar aglomerações e seguir regras sanitárias. O funcionamento será autorizado por meio de rodízio, sendo alternados os dias de funcionamento pelas colunas dos boxes, sendo as colunas 1 e 4 o grupo A e as colunas 2 e 3 o grupo B, com funcionamento semanal alternado. O horário de funcionamento será de segunda a sábado, das 11h às 17h. 

A reabertura faz parte da segunda onda do Plano de Reabertura Responsável e Gradual acompanhado pelo Gabinete de Crise liderado pelo Prefeito Vinicius Claussen é previsto no Decreto Municipal nº 5.308/2020.

O secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, se reuniu com os expositores, nesta quarta, 17, para apresentar e validar as regras de funcionamento e convivência social necessárias e obrigatórias para a Reabertura Responsável e Gradual do Shopping Popular. Os concessionários (titulares e suplentes) deverão seguir as regras abaixo:

- Seguir o Plano Estratégico de Testagem, com a realização da autoavaliação semanalmente através do aplicativo Minha Saúde.

- Cumprir todas as regras de convivência social coletivas e exclusivas do Shopping Popular.

- Emissão do Alvará Combate à COVID-19 2º Estágio.

- Será permitido apenas uma pessoa (cliente) por box, devendo existir um controle visual de acesso.

- Obrigatório o uso de máscaras, tanto para os expositores quanto para os clientes.

- Sinalizar o chão, com distanciamento de, no mínimo, 1,5m para a organização dos clientes em filas.

- Realizar a limpeza e higienização dos produtos antes da entrega ao cliente.

- Expositores devem lavar as mãos a cada hora e usar o álcool gel 70% a cada 30 minutos ou após cada atendimento.

- Disponibilizar álcool gel 70% para clientes.

- Pessoas classificadas como “grupo de risco” não poderão atuar como expositores, sendo permitida a indicação de um auxiliar para o período.

- Proibido o uso de provadores pelos clientes.

- Proibida a permanência dos clientes no local sem que seja para consumo dos boxes.

- A AVAMT (Associação dos Vendedores Autônomos do Município de Teresópolis) deverá garantir o controle de acesso e limpeza rotineira das áreas comuns.

- O funcionamento será autorizado por meio de rodízio, sendo alternado os dias de funcionamento pelas colunas dos boxes, sendo as colunas 1 e 3 o grupo A e as colunas 2 e 4 o grupo B, com funcionamento semanal alternado. Exemplo da 1ª semana: Segundas, quartas e sextas – grupo A; Terças, quintas e sábados – grupo B

- A cada semana será alternado o grupo que começam as atividades na segunda-feira. Exemplo da 2º semana: Segundas, quartas e sextas – grupo B; Terças, quintas e sábados – grupo A

- Expositores que desejarem retornar as suas atividades em um momento futuro deverão comunicar a AVAMT com antecedência de 2 dias úteis, sendo obrigatório o cumprimento de todas as etapas anteriores e devendo cumprir as regras de organização dos boxes.

- Utilizar papel filme pvc nas máquinas de cartão, trocando a cada utilização por cliente.

- Em casos suspeitos, informar imediatamente a Secretaria de Saúde, pelo telefone 2742-9883 e a coordenação da Feirinha.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 16 de junho de 2020

Feirinha de Teresópolis volta a funcionar no próximo sábado, 20

Feirinha volta a funcionar no próximo sábado, 20

Expositores devem preencher formulário de reabertura da Feirarte, no site da Prefeitura

Teresópolis, 16 de junho de 2020 – A Feirinha do Alto volta a funcionar no próximo sábado, 20. Com pouco mais de 500 estandes, o local precisará seguir medidas para evitar aglomerações, como intercalar o espaçamento entre as barracas, ou seja, um abre e outro não. O horário de funcionamento será das 10h às 18h.

Importante ressaltar que está sendo realizado um chamamento público para que o expositor possa indicar quando pretende retornar com suas atividades, se neste sábado, 20, ou no dia 18 de julho. O Formulário de Reabertura da Feirarte está disponível no site oficial da Prefeitura (teresopolis.rj.gov.br). É obrigatório o preenchimento do formulário para todos os expositores.

Quem não tiver acesso à internet poderá comparecer à Secretaria de Turismo, no 3º piso da Prefeitura, das 12h às 18h, munido dos seguintes dados: nome do titular; setor; número do estande; previsão de retorno; e telefone de contato. A relação dos feirantes que desejam participar da abertura do estande no próximo sábado será fechada nesta quarta, 18, às 13h.

Além disso, está sendo montado um esquema de funcionamento para as próximas quatro semanas, sendo que o retorno do feirante não será obrigatório neste primeiro ciclo.

Os expositores deverão se adequar ao Protocolo de Reabertura da Feirarte:

- Distanciamento de 1,5m entre os estandes.

- Disponibilizar álcool gel 70% para feirantes e público.

- Obrigatório o uso de máscaras, tanto para os feirantes quanto para os clientes.

- Realizar a limpeza e higienização das embalagens dos produtos antes da entrega ao cliente.

- Funcionários devem lavar as mãos a cada uma hora e usar o álcool gel a cada 30 minutos, ou usar do álcool gel após cada atendimento de cliente.

- Proibido o uso de provadores.

- Evitar aglomerações, indicando a formação de filas, se necessário.

- Priorizar o pagamento por meio eletrônico, evitando a circulação de papel moeda.

- Utilizar papel filme pvc nas máquinas de cartão, trocando a cada utilização por cliente.

- Em casos suspeitos, informar imediatamente a Secretaria de Saúde, pelo telefone 2742-9883 e a coordenação da Feirinha.

- Os estandes de alimentação somente poderão possuir 1 mesa e 2 cadeiras entre os estandes. Estes deverão ser higienizados com álcool a cada substituição de usuário pelo responsável pelo estande.

- A Praça de alimentação retornará respeitando as normas do Decreto direcionadas a restaurantes.

- Os expositores devem ser moradores de Teresópolis, sendo que, por enquanto, idosos, imunodeprimidos ou gestantes não estão autorizados a retornar. Estes poderão exercer suas atividades na feirinha através de auxiliares e substitutos eventuais nesse período.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis