Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Retorno das aulas presenciais em Teresópolis dia 1

 

Retorno das aulas presenciais em Teresópolis dia 1

Rede Municipal de Ensino de Teresópolis retoma aulas presenciais nesta quarta, 1º de setembro

Teresópolis, 31 de agosto de 2021 - As aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Teresópolis serão retomadas, de forma gradativa, nesta quarta-feira, 1º de setembro. A Secretaria de Educação enfatiza que todas as medidas foram tomadas para que esse retorno seja de forma responsável e segura, levando-se em conta as medidas de enfrentamento ao contágio do conoravírus, enfatizando que cada unidade escolar tem seu planejamento de acordo com suas peculiaridades.

“Equipes das Secretarias de Educação e de Saúde trabalharam de maneira intensa na preparação do retorno dos nossos alunos às unidades. Providenciamos todos os equipamentos necessários para alunos e professores possam voltar às aulas presenciais com toda a segurança. Uma das nossas prioridades é com a Educação do município e estamos tomando todas as medidas para que esse retorno aconteça de melhor maneira”, ressaltou o Prefeito Vinicius Claussen.

A Secretária de Educação, Satiele Santos, também mencionou sobre os preparativos para a retomada das aulas presenciais. “Fizemos as adaptações necessárias nas unidades, de acordo com as visitas técnicas da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, adquirimos os materiais de higiene específicos e vamos disponibilizar EPI para todos os alunos e profissionais das unidades, como máscaras de proteção e álcool em gel”.

Satiele Santos frisou que o Plano de Retomada das Atividades Escolares Presenciais foi elaborado pelas Secretarias de Educação e de Saúde, um instrumento que vem foi amplamente discutido e aperfeiçoado em cada unidade escolar. O documento traz medidas individuais de prevenção e a biossegurança no contexto escolar com relação à prevenção do contágio do coronavírus.

A Secretária pontuou que o retorno às aulas presenciais foi cuidadosamente preparado e que as características de cada unidade escolar foram consideradas. Além disso, pais e responsáveis que considerarem que o aluno deve continuar no sistema de ensino remoto, poderão ter essa opção.

Quanto à merenda, todas as creches e escolas foram abastecidas com os alimentos e produtos necessários ao preparo das refeições que serão oferecidas a partir desta quarta, 1º. As refeições serão preparadas por pessoas selecionadas por meio do POT (Programa Operação Trabalho) que passaram por treinamento para realizar tal tarefa. Essa capacitação será de forma continuada, com treinamentos periódicos.

Protocolo

  • Distanciamento social;
  • Obedecer às marcações horizontais nas áreas coletivas;
  • Escolas que tem salas menores vão dividir turmas em grupos, mantendo o híbrido, um grupo numa semana presencial e outro online, e vice-versa;
  • Uso obrigatório de máscara;
  • Disponibilização de álcool em gel;
  • Objetos não devem ser compartilhados;
  • Uso de bebedouros deve ser feito com garrafas ou copos individuais;
  • Redução dos horários de intervalos entre as aulas e do recreio;
  • Distanciamento nas filas e nas mesas durante a merenda;
  • Aferição da temperatura corporal no acesso do aluno à escola;
  • Higienização das mesas e cadeiras de forma periódica; e

Todos devem estar atentos aos sintomas do COVID-19, chamar o responsável pelo aluno e acionar o serviço de saúde para acompanhar o caso, além de orientar para realizar o teste.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Espaço do Empreendedor Itinerante divulga calendário de setembro

 

Espaço do Empreendedor Itinerante divulga calendário de setembro

Espaço do Empreendedor Itinerante divulga calendário de setembro

Ações serão promovidas na Coréia, Meudon, Pimentel e Perpétuo

Teresópolis, 31 de agosto de 2021 – Durante o mês de setembro, o projeto da gestão municipal 'Espaço do Empreendedor Itinerante' irá percorrer os bairros Coréia, Meudon, Pimentel e Perpétuo, confome calendário abaixo. São oferecidas atividades permanentes e serviços, como cadastro no SINE, legalização de empresas, viabilidade empresarial, acesso a crédito (MEI); registro e cadastro no CadÚnico, SuperaRJ, Bolsa Família, Seguro-desemprego e Carteira de Trabalho Digital; orientações sobre DECLAN (Declaração Anual para o IPM), Ouvidoria, Emissão de Nota Fiscal, Zoneamento e Licença Sanitária e Ambiental; e capacitação profissional.

Para mais informações, entre em contato com o órgão pelo telefone (21) 2742-3352 – ramal 237.

Calendário de setembro do Espaço do Empreendedor Itinerante:

  • Associação Moradores da Coréia- Local: Igreja Adventista do Sétimo Dia - Rua Maria Marques Viana, 195 - Coréia - Dia 09/09/21 - Horário: 14 às 17h
  • Associação Moradores do Pimentel- Local: Escola Municipal Irene Santana- Rua: Manoel Carreiro de Melo, 04 - Ponto de referência: Ponto Final do Ônibus - Dia: 10/09/21 - Horário: 14 às 17h
  • Associação Moradores Meudon- Local: Rua Fernando Luz Filho, 175 - Meudon - Dia: 14/09/21 - Horário: 14 às 17 horas
  • Associação Moradores Perpétuo - Local: Igreja Monte Moriâh - Rua: Zenóbio da Costa, 45 - Perpétuo - Dia: 24/09/21 - Horário: 14 às 17h

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Inscrições para o Programa de Formação Continuada de Professores da Fundação Cecierj

Inscrições para o Programa de Formação Continuada de Professores da Fundação Cecierj

 Inscrições para o Programa de Formação Continuada de Professores da Fundação Cecierj terminam no próximo domingo, 5/09

Teresópolis, 31 de agosto de 2021 – O Programa de Formação Continuada de Professores da Fundação Cecierj está com inscrições abertas, até o próximo domingo, 5 de setembro, para o Curso de Introdução à Audiodescrição. São 50 vagas para professores de todas as áreas. A capacitação, na modalidade a distância (com atividades síncronas quinzenais), tem carga horária de 30 horas divididas em 12 semanas. O objetivo é munir o participante de conhecimento teórico e prático sobre essa tecnologia assistiva para tornar acessíveis as imagens utilizadas no contexto educacional.

A professora responsável é Luciana Perdigão, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Fundação Cecierj, com mediação pedagógica de Mariana Traverso e consultoria de Felipe Monteiro.

O Programa de Formação de Professores tem mais de seis mil vagas distribuídas pelas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática, Prática Docente e Tecnologia Educacional e as inscrições vão até o dia 05 de setembro através do link https://bit.ly/AD2021-3.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Circuito Grangiro - Ciclistas de Teresópolis conquistam boas colocações

 

Circuito Grangiro - Ciclistas de Teresópolis conquistam boas colocações

Circuito Grangiro: Ciclistas de Teresópolis conquistam boas colocações em suas categorias na Etapa Estrada Serra das Hortênsias

Prova reuniu 263 ciclistas profissionais e amadores

Teresópolis, 31 de agosto de 2021 – Vinte e um ciclistas de Teresópolis participaram da Etapa Estrada Serra das Hortênsias do Circuito Grangiro, prova realizada neste domingo, 29/08, pela Effect Sport, com patrocínio da Enel Distribuidora e do Governo do Estado. Do grupo, 11 atletas conquistaram boas colocações em suas categorias na competição, que teve apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer, de Turismo e de Segurança Pública/Guarda Civil Municipal.

Com 72 quilômetros em pista 100% fechada aos atletas em um percurso com muitas subidas e descidas e paisagens de tirar o fôlego, a competição reuniu 263 ciclistas (199 masculino e 64 feminino) profissionais e amadores. A largada foi no Teresópolis Golf Club, com os atletas seguindo até o Soberbo, voltando pela Reta em direção ao Vale da Lua até o início da Estrada Serra das Hortênsias em Itaipava, retornando ao Golf Club.

No masculino, 3 ciclistas de Teresópolis conquistaram o 1° lugar em suas categorias – Gustavo Camanho Costa (16-19 anos), Igor Santana Caldeira (20-24 anos) e Adevaldo de Freitas Silva (60-64 anos). Dois ficaram em 2º lugar – Paulo Chá (40-44 anos) e Robson Luís Carvalho (55-59 anos) – e 3 atletas ocuparam o 3º lugar – Leon Oliveira Favre (20-24 anos), Hilton Raimundo de Souza (45-49 anos) e Mauro Gaspar Gomes (55-59 anos). No feminino, a ciclista Tania Silveira ficou em 1º lugar (60-64 anos), Fernanda Serpa Westgaard ocupou a 3ª colocação (40-44 anos) e Alessandra de Souza Macedo Pires foi 5º lugar (50-54 anos).

Também competiram por Teresópolis os ciclistas Joaz Duarte Rocha (4º lugar, 35-39 anos), Gustavo Alves (5º lugar, 50-54 anos), Ailson Marques da Silva (7º lugar, 40-44 ano), Deyvison dos Reis Silva (10º lugar, 40-44 anos), Alexandre de Azevedo Theophilo (10º lugar, 50-54 anos), Emerson Mangia Coutinho (13º lugar, 35-39 anos), Artur Pereira de Almeida (13º lugar, 40-44 anos), Marcos Juliano Pereira (15º lugar, 45-49 anos), Renato Nogueira Martins (32º lugar, 45-49 anos) e Leandro Fabricio Ribeiro (35º lugar, 40-44 anos).

Pódio geral feminino Circuito Grangiro_Crédito Divulgação Effect Sport

Gustavo Alves, Igor Caldeira e Arthur Almeida, de Teresópolis_Crédito Divulgação

No geral feminino, o 1º lugar foi da petropolitana Giuliana Salvim Morgen, de 18 anos. De Minas Gerais, o ciclista Guilherme Ribeiro do Couto, 27 anos, ficou na 1ª colocação geral. E também houve uma premiação especial que contemplou o Rei e Rainha da montanha, que foi entregue ao homem e a mulher que fizeram no menor tempo o trecho de 10km entre o Golf Club até o topo da montanha da Serra das Hortênsias, no lado de Teresópolis. Nessa categoria, os vencedores foram os ciclistas Giuliana Salvim Morgen e Marcelo Augusto Valieri.

“Parabenizo todos os atletas pela brilhante participação numa prova de alto nível técnico e que reuniu em Teresópolis ciclistas profissionais e amadores de grande desempenho. Especialmente os ciclistas do município, que mostraram todo seu potencial, revelando que Teresópolis também dá show nesse esporte”, felicitou o Prefeito Vinicius Claussen, agradecendo mais uma vez o apoio do Polo Gastronômico de Teresópolis e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para a realização do evento.

Para Gustavo Lopes, secretário municipal de Esporte e Lazer, “a Etapa Serra das Hortênsias do Circuito Grangiro destacou Teresópolis no cenário esportivo neste fim de semana, mostrando que o nosso município está pronto para sediar competições das mais variadas modalidades esportivas, sempre cumprindo todos os protocolos sanitários por conta da pandemia”.

Geral Masculino

1 – Guilherme Ribeiro do Couto
2 - Halysson Henrique Ferreira
3 – André Eduardo Gohr
4 – Marcelo Valieri
5 – Marcos Lobo

Geral Feminino

1 – Giuliana Salvim Morgen
2- Tota Magalhães
3 – Bianca Beazim Julio
4 – Paula Almeida Leal
5 – Maria Isabel Gouvea

Fotos: Divulgação Effect Sport

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Trecho do Circuito Grangiro em Teresópolis_crédito Divulgação Effect Sport

Secretário de Esporte Gustavo Lopes no pódio geral masculino_crédito Divulgação Effect Sport

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Programa ‘Emprega Terê’ divulga 127 vagas de emprego no Sine Teresópolis

Programa ‘Emprega Terê’ divulga 127 vagas de emprego no Sine Teresópolis

Programa ‘Emprega Terê’ divulga 127 vagas de emprego no Sine Teresópolis

Teresópolis, 30 de agosto de 2021 - O Programa Emprega Terê divulga as oportunidades de emprego para os próximos dias. O SINE oferece 127 vagas de emprego até 3 de setembro. Para ter acesso às vagas do Programa Emprega Terê, os candidatos devem cadastrar o seu currículo no portal www.teresopolis.rj.gov.br/portal-do-trabalhador.

Com a abertura da Casa do Trabalhador, no bairro de São Pedro, em julho, o município passou a contar com mais um posto do SINE para atender a população. A Casa do Trabalhador fica na Rua Luís Noguet Júnior, 100. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Os candidatos deverão ter em mãos a sua identidade, CPF, número do PIS (se não houver o cadastro é gerado na hora) e a carteira de trabalho (se não houver é possível solicitar pelo Portal Emprega Terê). Serão cadastradas experiências anteriores, qualificação profissional e áreas de interesse. Há vagas que não exigem experiência profissional e oportunidades para PcD.

A captação e divulgação das oportunidades de emprego são ações do Pra Cima Terê - Programa de Recuperação Econômica e Geração de Empregos de Teresópolis, liderado pelo Gabinete de Crise da Prefeitura junto às organizações empresariais da nossa cidade: Teresópolis Convention, ACIAT, CDL, Sincomércio, Firjan, Sindicato Rural e Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Programa ‘Emprega Terê’ divulga 127 vagas de emprego no Sine Teresópolis

Programa ‘Emprega Terê’ divulga 127 vagas de emprego no Sine Teresópolis

Programa ‘Emprega Terê’ divulga 127 vagas de emprego no Sine Teresópolis


CRAS Alto entrega doações de roupas e agasalhos

 

Secretário Valdeck Amaral e a coordenadora do CRAS Alto, Adriana Marques, na entrega das doações

CRAS Alto entrega doações de roupas e agasalhos

Teresópolis, 30 de agosto de 2021 - A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, entregou na última semana roupas, agasalhos e cobertores na comunidade Vila do Hélio, em Vargem Grande, na zona rural. A ação ocorreu com o apoio da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Alto e atendeu as famílias referenciadas pela unidade. Foram doados 25 cobertores, 100 casacos e peças de roupas diversas, arrecadados através da Campanha do Agasalho 2021.

“Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, podemos iniciar as ações mais efetivas de atendimento à população em situação de vulnerabilidade”, declarou o secretário de Desenvolvimento Social, Valdeck Amaral, que acompanhou a distribuição junto com a coordenadora do CRAS Alto, Adriana Marques.

O CRAS Alto fica localizado na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, na Várzea, funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e recebe doações de roupas durante todo o ano. A unidade atende aos bairros do Alto, Albuquerque, Agriões, Beira Linha, Corta Vento, Fazendinha, Granja Guarani/Pedreira, Jardim Serrano, Jardim Suspiro, Soberbo, Várzea e Vale do Paraíso – na cidade; Água Quente, Andradas, Arrieiros, Bacia, Bonsucesso, Brejal, Biquinha, Campanha, Campo Limpo, Canoas, Cruzeiro, Cuiabá, Engano, Frades, Granja Mafra, Gamboa, Holiday, Imbiú, Independente de Mottas, Mottas, Palmital, Parque Boa União, Pião, Ponte No va, Pessegueiros, Prates, Providência, Porto, Prata dos Aredes, Santana, Santa Rosa, Santa Rita, Sebastiana, Serra do Capim, Soledade, Timóteo, Três Córregos, Vargem Grande, Varginha, Vale Alpino, Vale São Fernando, Venda Nova, Vista Alegre, Viana, Vieira e Xotó - na área rural. 

Fotos: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Donativos entregues

Guarda Civil Municipal de Teresópolis participa de Encontro Estadual

 

Guardas municipais de diversas cidades participam do Encontro Estadual sobre a Lei Maria da Penha

Guarda Civil Municipal de Teresópolis participa de Encontro Estadual com capacitação sobre ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha

Teresópolis, 30 de agosto de 2021 – Os agentes da Guarda Civil Municipal Luciene Carreiro e Eder Barreto participaram, entre os dias 23 e 27 de agosto, no município de Guapimirim, do 1° Encontro Estadual de Guardas Municipais do Estado do RJ – Mulher Mais Segura. A atividade teve como tema ‘Mulher Mais Segura’, com foco principal na ‘Capacitação na Atuação nas Diretrizes da Lei Maria da Penha’.

Agentes de outros 12 municípios também participaram da capacitação, que teve duração de 40h. O objetivo do curso foi instruir os agentes para as ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha, garantindo todas as medidas de proteção para as mulheres vítimas de violência doméstica. Representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a subsecretária de Políticas para Mulheres, Gloria Heloiza, participou do encontro.

“Os guardas municipais Carreiro e Barreto serão multiplicadores para capacitar os agentes que não tiveram a oportunidade de estarem presentes nesse importante curso. Eles irão nos transmitir todo o conhecimento adquirido no encontro para o aprimoramento desse trabalho junto aos nossos munícipes”, ressaltou o comandante da Guarda Municipal, Gil Wellington.

Fotos: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Guardas civis municipais de Teresópolis, Luciene Carreiro e Eder Barreto, no 1º Encontro Estadual de GCM, em Guapimirim
Ao centro, Gloria Heloiza, subsec. de Políticas para Mulheres, e guardas municipais Carreiro e Barreto



sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Teresópolis terá vacinação contra COVID-19 para adolescentes de 17 a 15 anos com comorbidade

 

Teresópolis terá vacinação contra COVID-19 para adolescentes de 17 a 15 anos com comorbidade

Teresópolis terá vacinação contra COVID-19 para adolescentes de 17 a 15 anos com comorbidade e 3ª dose para idosos residentes em asilos na próxima semana

Teresópolis, 27 de agosto de 2021 – A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria M. de Saúde, segue, na próxima semana, com a vacinação contra COVID-19 no município. Na segunda (30), haverá repescagem final da 1º dose para todas as idades maiores de 18 anos e também aplicação de 2ª dose para pessoas com vencimento até esta data e períodos anteriores.

Na terça (31), será iniciada nova fase da campanha de imunização, com a aplicação da 1ª dose em adolescentes de 17, 16 e 15 anos com comorbidade. A lista das comorbidades pode ser consultada no site teresopolis.rj.gov.br/covid-19. Os adolescentes devem comparecer para a vacinação preferencialmente acompanhados.

Também na terça haverá imunização contra a COVID-19 em adolescentes do CRIAAD (Centro de Recurso Integrado de Atendimento ao Adolescente) e início da aplicação da 3ª dose em idosos, com a vacinação em idosos que residem em instituições de longa permanência.

Das 9h às 15h, a vacinação acontece nos seguintes pontos: na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366, Tijuca); em Pessegueiros (em frente ao Posto de Saúde); e em Bonsucesso (em frente à Unidade Básica de Saúde).

Documentos necessários

Para a aplicação da 1ª dose é preciso apresentar RG, CPF, Cartão SUS (se tiver) e comprovante de residência em Teresópolis.

Para o atendimento dos adolescentes com comorbidade são necessários os seguintes documentos: CPF, CI ou Certidão de Nascimento, comprovante de residência e laudo médico/receita que comprove a condição de comorbidade.

Para aplicação da 2ª dose é necessário apresentar o comprovante da vacinação da primeira dose em Teresópolis e documento oficial com foto.  

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

3ª dose para idosos residentes em asilos na próxima semana

Volta às aulas na Rede Municipal de Ensino de Teresópolis

 

COMUNICADO - Volta às aulas na Rede Municipal de Ensino de Teresópolis

COMUNICADO

Volta às aulas na Rede Municipal de Ensino de Teresópolis 

A Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis informa que o retorno às aulas presenciais, de forma gradativa, na Rede Municipal de Ensino do município acontecerá no próximo dia 1º de setembro. Informações específicas de organização devem ser obtidas em cada unidade escolar. 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Circuito Grangiro movimenta Teresópolis neste domingo, 29-08

 

Circuito Grangiro movimenta Teresópolis neste domingo, 29-08

Circuito Grangiro movimenta Teresópolis neste domingo, 29/08

Com novo percurso, prova de ciclismo terá largada e chegada no Golf Club.

Ruas entre a Barra do Imbuí e o Soberbo serão interditadas para a passagem dos atletas

Teresópolis, 27 de agosto de 2021 – O município de Teresópolis será palco neste domingo, 29/08, da Etapa Serra das Hortênsias do Circuito Grangiro, prova de ciclismo de estrada realizada pela Effect Sport, com patrocínio da Enel Distribuidora e do Governo do Estado. O evento tem o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer, de Turismo e de Segurança Pública/Guarda Civil Municipal.

Com novo percurso, a prova terá largada às 7h, no Teresópolis Golf Club, na Barra do Imbuí. Os ciclistas seguirão até o Mirante do Soberbo e retornarão ao Golf Club, de onde sairão para o Vale da Lua, retornando ao ponto de partida, totalizando 72 quilômetros de pista bem rodada e que estará com o trânsito interditado para a passagem dos atletas. Serão premiados os 5 primeiros colocados gerais, masculino e feminino, com premiação especial para o Rei e a Rainha da Montanha e Maior Assessoria Esportiva na prova. Será entregue medalhão faixa etária aos 3 primeiros colocados gerais, masculino e feminino, por categoria.

“Damos boas vindas a todos os ciclistas, familiares e equipes que vão participar do Circuito Grangiro! É uma prova de alto nível técnico que contribui para incentivar a prática de esportes, a movimentar nosso comércio, hotéis e restaurantes e que colocará Teresópolis em destaque no cenário esportivo neste fim de semana”, avalia o Prefeito Vinicius Claussen, agradecendo o apoio do Polo Gastronômico de Teresópolis e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para a realização do evento. “Serão seguidas todas as medidas sanitárias e de segurança para evitar a disseminação do coronavírus e a aglomeração de pessoas, como distanciamento, uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, oferta de álcool para higienização das mãos e também será exigido que os ciclistas apresentem teste negativo para Covid-19”, alerta o Prefeito.

Testagem de atletas

Para segurança dos participantes da etapa Teresópolis do Circuito Grangiro, e como medida de combate ao contágio pelo coronavírus, todos os atletas inscritos deverão apresentar teste Covid negativo.

“Conseguimos a doação de testes Covid para os 25 atletas de Teresópolis que vão participar da prova. Também garantimos a gratuidade de inscrição para 9 ciclistas do município, dos quais 3 venceram uma seletiva com tomada de tempo e 6 foram contemplados por sorteio. São duas iniciativas de incentivo aos desportistas da cidade que se inscreveram no circuito”, relata Gustavo Lopes, secretário municipal de Esporte e Lazer.   

Para fazer o teste Covid, os atletas de Teresópolis devem apresentar o comprovante de inscrição no Circuito Grangiro. Nesta sexta-feira, 27/08, o atendimento acontece nos postos de saúde do Alto, localizado no Centro Social e Pastoral da Paróquia de Santo Antônio (Rua Gonçalo de Castro, 342), até 17h, e no sábado, 28/08, no posto de saúde do Rosário (Rua São Pedro, 575), de 14h às 17h. 

Circuito Grangiro movimenta Teresópolis neste domingo, 29-08

Trânsito

Para garantir a segurança dos ciclistas, várias ruas do percurso serão interditadas ao trânsito de veículos a partir das 5h30 do domingo, 29/08. São elas as Avenidas Rotariana, Oliveira Botelho, Alberto Torres, Feliciano Sodré e Lúcio Meira, trecho da Rua Manoel José Lebrão e a Avenida Presidente Roosevelt. A Guarda Civil Municipal está mobilizada e manterá agentes durante o percurso para orientar os motoristas e garantir a fluidez do trânsito. A previsão é de que as ruas sejam liberadas a partir das 9h, assim que a prova tiver terminado.

Fotos: Divulgação Circuito Grangiro

Fonte: Asssessoria de Comunicação de Teresópolis 

Interdições de trânsito

CRAS Meudon realiza entrega anual de enxovais

 

CRAS Meudon realiza entrega anual de enxovais

CRAS Meudon realiza entrega anual de enxovais

Teresópolis, 27 de agosto de 2021 –A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Meudon, realizou nesta quinta-feira, 26/08, a 8ª entrega anual de 40 enxovais a gestantes referenciadas e acompanhadas pela unidade. A ação teve a parceria do Posto de Saúde da Família (PSF) Meudon, da Igreja Metodista Central Catedral da Paz, da ENEL e de colaboradores da rede socioassistencial. Os kits foram produzidos ao longo de seis meses, em reuniões virtuais mensais.

O secretário de Desenvolvimento Social, Valdeck Amaral, esteve presente no evento. "Esse é um dos projetos mais importantes do CRAS Meudon. Além de frisar a responsabilidade de ser mãe, mostra também a importância da interação com as famílias vulneráveis”, comentou.

O Projeto Enxoval “Novo Viver, Novas Experiências" está na sua oitava edição e tem como objetivo oferecer assistência às gestantes, puérperas e nutrizes atendidas pelo PSF Meudon e pelo CRAS Meudon. Nos encontros mensais, as mulheres atendidas pelo projeto receberam esclarecimentos e orientações sobre a gestação, bem como cuidados dos neonatos e também sobre como adquirir os seus direitos sociais. Em respeito ao distanciamento social e às medidas sanitárias impostas devido à pandemia de Covid-19, o acompanhamento das gestantes e os encontros foram feitos por meio de reuniões virtuais, com a presença da equipe técnica do CRAS Meudon, composta por psicóloga e assistente social.

Novidade este ano foi a confecção de enfeites para os quartos dos bebês, produzidos pelas próprias gestantes, também de forma virtual, com o auxílio da artesã Zulmira Lack. Em um trabalho conjunto com a ENEL, em parceria com a rede ASTA por meio do Projeto “Costura+Renda”, foram incluídos no enxoval paninhos de boca, confeccionados por costureiras artesãs de Teresópolis. A Igreja Metodista Central Catedral da Paz confeccionou os enxovais, através de Ação Social, com tecidos já existentes no CRAS Meudon e doados pela própria igreja e pela empresa Maria Emília. A rede socioassistencial contribuiu com a doação de brindes para sorteios e confecção de sapatinhos de lã. 

CRAS Meudon realiza entrega anual de enxovais

CRAS Meudon realiza entrega anual de enxovais


A assistência às gestantes no CRAS Meudon acontece durante todo o ano na própria unidade, que fica localizada na Rua Caramuru, 108, Meudon, com atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Fotos: Divulgação 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

CRAS Meudon realiza entrega anual de enxovais


Combate de incêndio florestal no Vale dos Frades

 

Equipe da Defesa Civil de Teresópolis combate incêndio

Equipe da Defesa Civil e brigadistas do Parque Municipal ajudam a combater incêndio florestal no Vale dos Frades

Teresópolis, 27 de agosto de 2021 – As operações de combate ao incêndio que atinge as matas de uma área do Parque Estadual dos Três Picos, entre o Vale dos Frades e Bonsucesso, no 3º Distrito de Teresópolis, tiveram o reforço de equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil e de grupo de brigadistas do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

Considerado de grande proporção, o incêndio florestal começou no fim de semana passado e atingiu uma área de mais de 600 hectares. As ações de combate mobilizaram guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), brigadistas do PrevFogo/Ibama, ICMBIO, efetivo do 16º GBM e do Comando de Bombeiros de Área (CBA) II Região Serrana, com o apoio de duas aeronaves e de 14 viaturas. Com carros-pipa, equipe da Cedae gara ntiu o abastecimento das aeronaves de combate a incêndio.

“Estamos numa época de estiagem e a falta de chuva é um dos fatores que contribuem para aumentar a ocorrência de incêndios florestais. Com o clima seco, a vegetação resseca, favorecendo a propagação de queimadas, que destroem a mata e matam os animais, colocando a vida das pessoas em risco”, alerta o Coronel Albert Andrade, secretário de Defesa Civil.

Dicas para prevenir incêndios em vegetação:

  • Nunca jogue pontas de cigarros nas rodovias ou em locais inapropriados, pois além de poluir o ambiente, podem causar grandes incêndios;
  • Não abandone objetos de vidro, metal e outros que, por ação da temperatura elevada, podem superaquecer a vegetação e causar incêndios;
  • Evite fazer fogueiras, pois as fagulhas podem ser levadas pelo vento e espalhar as chamas;
  • Não faça queimadas próximas a redes elétricas nem em dias quentes, secos ou com ventos fortes, pois é mais fácil perder o controle do fogo, ocasionado um incêndio e colocando outras áreas em risco;
  • Não solte fogos de artifícios próximos de reservas florestais e ou mesmo em área com vegetação seca;
  • Não solte balões;
  • Evite queimar seu lixo, pois qualquer descuido pode provocar grandes incêndios;
  • Se você mora em área rural, mantenha seu terreno limpo, capine as cercas e divisas de sua propriedade, pois essa atitude irá prevenir que incêndios nas redondezas se alastrem para seu terreno;
  • Nunca deixe criança brincar com fósforos e isqueiros, pois o risco é sempre grande.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Subsecretário de Defesa Civil, Tenente Nascimento, no combate ao incêndio

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

InovaLab - Teresópolis recebem laboratório de informática

CMEI da Várzea recebe laboratório de informática InovaLab

 InovaLab: 90% das escolas municipais de Teresópolis recebem laboratório de informática

Instalação da Rede de computadores nas unidades de ensino, na cidade e no interior, está sendo feita pela Prefeitura

Teresópolis, 26 de agosto de 2021 – A gestão do Prefeito Vinicius Claussen está finalizando a instalação dos laboratórios de informática do projeto ‘InovaLab – Educação Inovadora e Empreendedora’. Das 75 escolas municipais e CMEIs (Centros Municipais de Ensino Infantil) de Teresópolis, na cidade e no interior, 67 já têm o laboratório instalado ou em fase final de implementação. Esse número representa 90% dessas unidades. Além disso, a empresa que venceu o processo licitatório para a instalação de pontos de internet para as secretarias municipais, inclusive nas escolas, já iniciou este trabalho nas unidades de ensino.

O Prefeito Vinicius Claussen pontuou que o município investiu na aquisição de 1.440 computadores novos para substituir os antigos equipamentos que algumas escolas tinham e para a implantação de laboratórios de informática nas escolas e CMEIs que ainda não contavam com esse recurso de ensino tão fundamental.

“O InovaLab é um projeto muito importante na nossa gestão. Mostra a valorização  da Educação Municipal, com foco na inovação digital e empreendedorismo. A tecnologia vai fazer parte do dia a dia das escolas municipais, preparando melhor os alunos para os desafios da vida e para um mercado de trabalho que cada vez mais exige novas habilidades dos jovens”, ressaltou Vinicius Claussen. 

E. M. CEROM, SÃO PEDRO

E. M. ALBINO TEIXEIRA, PROVIDÊNCIA (2º DISTRITO)

InovaLab

O projeto InovaLab começou em 2019, com a instalação de laboratórios em diversas unidades de ensino, nas áreas urbana e rural do município. Entre as escolas que já receberam laboratórios estão Cerom, em São Pedro, Ginda Bloch, no Alto, E. M. Paulo Freire, no Vale do Paraíso, CMEI da Várzea; E. M. Albino Teixeira da Rocha, em Providência, e E. M. Maria Mendes, no 2º Distrito, e E. M. Profª. Marina Leite Guimarães, em Bonsucesso, no 3º Distrito.

A secretária de Educação, Satiele Santos, enfatizou a importância dos recursos do GFED (Gestão Financeira Escolar Descentralizada) para as escolas e CMEIs, o que possibilita investimentos como o InovaLab. “O InovaLab é uma iniciativa do Prefeito Vinicius Claussen e uma grande conquista da Educação que se torna realidade graças aos recursos do GFED”, enfatizou Satiele.

Fotos: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

EM Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho, no Vale do Paraíso

E. M. MARIA MENDES, CRUZEIRO (2º DISTRITO)

COPBEA atende denúncias de animais maltratados

 

COPBEA atende denúncias de animais maltratados

COPBEA atende denúncias de animais maltratados e orienta donos em situação de vulnerabilidade social   

Objetivo é ajudar as famílias a cuidar de seus bichos de estimação para evitar o abandono

Teresópolis, 26 de agosto de 2021 – Além de cumprir a função para a qual foi criada, em suas ações de rotina a Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA) também encaminha para atendimento social as famílias em situação de vulnerabilidade. O objetivo é garantir que os tutores legais sejam auxiliados pelo poder público e tenham condição de cuidar de seus animais de estimação, evitando o abandono.

“Temos um olhar diferenciado ao apurar denúncias de maus tratos, pois muitas vezes encontramos tutores legais passando por dificuldades extremas, o que compromete o sustento de toda a família e dos seus pets. Nesses casos, orientamos para que procurem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, para serem inscritos no Cadastro Único de programas sociais, e tentamos ajudar os donos a cumprirem sua responsabilidade com os seus bichos. Tentamos ajudar no cumprimento das exigências dentro do prazo, como apresentação de atestado de médico veterinário sobre o estado de saúde dos animais, a vacinação contra raiva e viroses e a vermifugação”, explica Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

Segundo Jackson, a situação muda quando, durante a verificação de denúncia, é identificado que os tutores legais têm condição, mas não cuidam dos seus bichos. “Quando percebemos que a pessoa está bem financeira e emocionalmente e o pet está maltratado por desleixo ou descaso, o bicho é apreendido e o tutor, que é responsável pela segurança e o bem-estar dele, fica como fiel depositário. Se o pet sumir ou vir a óbito, o dono terá que prestar contas, inclusive com laudo da causa da morte. Caso as exigências não sejam cumpridas, o caso é levado a 110ª Delegacia e o responsável responderá a inquérito policial por maus tratos”, Jackson alerta.

Acompanhamento

Nesta quarta-feira, 25/08, a COPBEA acompanhou o atendimento dos 4 cães do Morro dos Pinheiros que foram alvo de ação na última terça, 24/03, para verificar denúncia de que supostamente estariam sem comida. Atendidos na clínica-escola de veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), os animais foram examinados, receberam laudo de que estavam espertos e com mucosas coradas. Foi coletado sangue para exames de anemia e doença do carrapato. Os donos receberam prazo de 15 dias para providenciar a vacinação e vermifugação dos bichos e disseram que têm interesse em doar os animais.

Responsabilidades

Pela Lei Municipal 4.044/2021, sancionada pelo Prefeito Vinicius Claussen, e que cria o Código Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal de Teresópolis, entre os deveres dos proprietários de animais domésticos estão:

  • Assegurar espaço adequado e dentro de sua propriedade, com abrigo coberto, seguro, com acesso ao sol e área para livre circulação; manter a higiene dos animais e a limpeza diária dos ambientes; oferecer água fresca e limpa, alimentação de qualidade e em quantidade compatível com a espécie; manter em dia a vacinação e vermifugação; realizar o controle reprodutivo, respeitando o repouso entre as gestações, e a destinação responsável dos filhotes; manter juntas fêmeas e crias até o término do desmame; recolher as fezes de seus animais em vias públicas; conduzir os animais com coleiras e guias adequadas ao seu tamanho e porte.

São considerados maus tratos e crueldade animal:

  • Privação de alimento e água; confinamento inadequado à espécie; abandono em vias públicas ou em residências fechadas ou inabitadas; agressões diretas ou indiretas de qualquer tipo, tais como espancamento; uso de instrumentos cortantes; uso de substâncias químicas, escaldantes, tóxicas ou venenosas; fogo; uso para trabalho excessivo, inadequado ou incompatível com a espécie ou ao tamanho do animal; torturas; lutas ou confrontos; castigos físicos.  

Os proprietários que descumprirem as recomendações serão:

  • Intimados para regularizar a situação no prazo de 15 dias, podendo ser prorrogáveis por mais 15 (quinze) dias; ultrapassado o prazo e persistindo a irregularidade, receberão multa no valor de 500,00 UFIRS, que será acrescida de 50% a cada reincidência.

Denúncias e pedidos de fiscalização podem ser feitas à Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo whatsapp (21) 98126-4038, pelo e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br e também pelo aplicativo e-Ouve. Todas serão encaminhadas à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal.

Fotos: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Atendimento na clínica-escola de veterinária do Unifeso

Acessibilidade e inclusão em Teresópolis

 

Reunião do Prefeito Vinicius Claussen e vereadores Teco Despachante e Diego Barbosa com representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Acessibilidade e inclusão: Prefeito Vinicius Claussen dá resposta a demandas dos Conselhos da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa

Teresópolis, 26 de agosto de 2021 – Atuando pela garantia da acessibilidade e da inclusão, o Prefeito Vinicius Claussen recebeu representantes dos conselhos municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPCD) e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), órgãos vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e também da Associação TEIAA, que reúne pais de autistas.

Realizados nesta quarta-feira, 25/08, os encontros foram acompanhados pelos vereadores Teco Despachante e Diego Barbosa, integrantes da Comissão Especial em Defesa das Pessoas com Deficiência e Idoso, da Câmara Municipal, que apresentaram as principais demandas dos conselheiros. Também participaram o secretário de Desenvolvimento Social, Valdeck Amaral, e os servidores Sabrina Santoro e Irineu Issamu, representando as secretarias de Esporte e Lazer e de Saúde, respectivamente.

Pela garantia da promoção dos direitos das pessoas com deficiência, foram abordadas questões como atendimento médico e odontológico especializados pelo SUS, ampliação de atividades físicas gratuitas adequadas, a criação de uma instituição de permanência para pessoas com deficiência, a ampliação de vagas de emprego e mais vagas de estacionamento, entre outras.

Para melhoria da qualidade de vida da população acima de 60 anos, foi debatida a criação do Fundo Municipal do Idoso, para o recebimento de recursos que financiem programas e ações que assegurem e promovam os direitos das pessoas idosas, e a destinação de espaço para a implantação de um centro de convivência, destinado a atividades educativas, esportivas e sociais. 

Reunião do Prefeito Vinicius Claussen e vereadores Teco Despachante e Diego Barbosa com representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Reunião do Prefeito Vinicius Claussen e vereadores Teco Despachante e Diego Barbosa com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

“Foram geradas agendas com as secretarias municipais relacionadas a cada demanda para que, através do diálogo, sejam montados planos de trabalho que possibilitem o atendimento dos pedidos apresentados, dentro da realidade do município. Nosso objetivo é que Teresópolis vá se renovando para se tornar uma cidade mais humana, acima de tudo”, relatou o Prefeito Vinicius Claussen.

“Quanto ao Fundo Municipal do Idoso, já existe um texto base em elaboração por nossa equipe jurídica, que dá andamento aos procedimentos necessários para sua implantação. A gestão também está buscando espaço para o Centro de Convivência”, informou Valdeck Amaral, secretário de Desenvolvimento Social.

Os vereadores avaliaram positivamente os encontros. “Trouxemos as reivindicações apresentadas pelos conselhos, umas atendidas pelo Prefeito e outras com compromissos firmados. Essa é a ideia: estreitar o relacionamento com o Executivo e levar adiante o nosso trabalho”, pontuou o Vereador Teco Despachante, presidente da Comissão Especial em Defesa das Pessoas com Deficiência e Idoso. “Colocamos a Comissão à disposição para trabalhar e ser porta voz das demandas da população, e as duas reuniões que tivemos foram momentos muito importantes nesse diálogo”, completou o Vereador Diego Barbosa.

O diálogo foi enaltecido pelos representantes dos Conselhos e da Associação TEIAA. “Excelente a oportunidade que o prefeito nos deu ao abrir a porta do Executivo e receber nossas demandas. Fomos ouvidos com muitos projetos e soubemos que a Prefeitura também tem várias ações para as pessoas com deficiência”, destacou Cristiane Rocha, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ela se referiu ao serviço de residência terapêutica para tratamento de pacientes com transtornos mentais, ao programa Calçada Legal, ao atendimento do Centro de Especialidades Odontológicas ( CEO) e às modalidades esportivas gratuitas oferecidas pela Prefeitura para este público, algumas das ações da Prefeitura direcionadas às pessoas com deficiência.

“Só temos que agradecer. O prefeito sempre esteve aberto às nossas demandas e toda vez que a Associação precisou foi muito bem recebida. Estamos muito felizes com isso”, comentou Valéria Viana, presidente da Associação TEIAA.

“Foi uma reunião cheia de notícias positivas. O Conselho só tem a agradecera Gestão municipal, que está olhando pela pessoa idosa”, concluiu Zilair Barbosa, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Destaques

Um dos temas que ganhou destaque na pauta, por iniciativa do CMDDPCD, foi a criação de um selo para qualificar estabelecimentos comerciais e sociais e espaços públicos que cumprem as regras de acessibilidade para pessoas com deficiência e pouca mobilidade. A ideia é que sejam identificados por meio de um aplicativo, a ser desenvolvido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, para que Teresópolis seja reconhecida como Cidade Acessível.

Também foi abordada pela Comissão Especial em Defesa das Pessoas com Deficiência e Idoso a qualificação de Teresópolis para que seja reconhecido como município Amigo do Idoso. O título é concedido por meio do programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, criado pelo Governo Federal para promover a integração de políticas públicas para que comunidades e cidades se tornem amigas das pessoas com mais de 60 anos.

A Comissão ainda citou a proposta de realização em Teresópolis, em 2022, de um Fórum Regional, com apoio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, para o debate e definição de políticas públicas mais eficientes para este segmento.

Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação 

Reunião do Prefeito Vinicius Claussen e vereadores Teco Despachante e Diego Barbosa com representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Prefeito Vinicius Claussen entre os vereadores Diego Barbosa e Teco Despachante, da Comissão Especial em Defesa das Pessoas com Deficiência e Idoso, da Câmara Municipal