Parceria entre Estado e Município abre as portas das escolas para a comunidade.
Projeto Escola Aberta, da Prefeitura de Teresópolis, e Esporte Presente, parceria do município com o Governo do Estado, transformam os ambientes escolares em centros de atividades para crianças, jovens e idosos.
Teresópolis, 12 de maio de 2022 – Nesta segunda-feira (9), evento no Centro Educacional Helena Paula Tavares, em Araras, sediou o evento de lançamento dos projetos Escola Aberta e Esporte Presente. Além desta unidade escolar, outras seis receberão os projetos que transformarão os ambientes escolares em espaços comunitários, oferecendo atividades de esporte, lazer e cultura. As primeiras unidades que abrirão as portas são: C.E. Helena de Paula Tavares, E.M. Sakurá, CIEP Prof. Amaury Amaral dos Santos, E.M. Pastor Assis Cabral, E.M. Prof.ª Irene Sant’ana do Valle, E.M. Alcino Francisco da Silva, E.M. Prof.ª Mariana Leite Guimarães e E.M. Prof.ª Neidy Ang&ea cute;lica de Souza Coutinho.
Idealizado em 2018 pela gestão municipal, o Programa ‘Escola Aberta’ precisou aguardar o fim da pandemia para ser posto em prática. Através da Secretaria de Educação, os espaços das unidades escolares serão ampliados para atender a comunidade no entorno. Estarão disponíveis no turno da noite e aos sábados para as comunidades os ginásios e quadras de esportes, salas de aula e os InovaLabs, que ficarão à disposição para quem desejar navegar na internet.
Dentro do projeto Escola Aberta estão incluídas as atividades esportivas oferecidas pelo Esporte Presente, uma parceria do Governo do Estado com o município que vai garantir uma equipe de monitores e professores em cada unidade para oferecer atividades espotivas para jovens, crianças e terceira idade.
O Prefeito Vinicius Claussen, que incluiu o Escola Aberta em seu primeiro programa de governo, ainda em 2018, reforçou a necessidade de viabilizar o programa: “Jovens, tudo isso aqui está sendo feito pensando para vocês. Durante o evento do Projeto Estadual ‘Segurança Presente’, uma das grandes solicitações das mães era exatamente espaço de acolhimento para as crianças e isso me tocou muito. Tirar esse jovem, tirar essa criança da rua, é importantíssimo para que a gente possa interromper o ciclo da violência. Essa é a principal batalha social do ‘Escola Aberta’! Para que o projeto fosse posto em práti ca rapidamente, pensamos que poderíamos usar os espaços existentes. Não poderíamos esperar a construção dos espaços, a burocracia, a despesa, etc. São estruturas que atendem à proposta e estão à disposição para que a população seja atendida hoje.”
Satiele Santos, Secretária Municipal de Educação, destacou o desafio dos diretores enquanto agentes gerenciadores dos equipamentos escolares: “É um projeto grande, que vai mudar a dinâmica diária das equipes diretivas. Essa parceria com as escolas vai abrir polos no terceiro distrito, segundo distrito e aqui na cidade. Gostaria de deixar aqui o meu muito obrigada, pois a gente sabe dos desafios que vocês enfrentam nas escolas e acolher um projeto desses, mexe com nosso dia a dia, mas vocês não fogem à luta.”
O Programa ‘Escola Aberta’ atende também a uma moção do vereador Amós Laurindo, que contou um pouco da sua trajetória e da necessidade da criação de espaços para acolher as comunidades. “Hoje é mais a gente vê um sonho se tornar realidade. Eu nasci e cresci aqui do lado, na Beira Linha. Na minha época, a gente jogava bola na rua, sem ter um espaço apropriado. Hoje o programa será implementado em sete escolas, beneficiando as comunidades no entorno, mas isso vai crescer: daqui a pouco Teresópolis inteira será alcançada pelo projeto.”
O evento de lançamento dos programas teve ainda a participação dos vereadores Paulinho Nogueira e Tenente Jaime Medeiros, além subsecretários municipais, representantes de representantes das associações de moradores, diretores das unidades escolares contempladas inicialmente pelo programa, alunos do CEPHT e membros da comunidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário