Segmento de Beleza cresce em Teresópolis e exige profissionais capacitados
Entre os microempreendedores individuais do município, 11% atuam na área, como cabeleireiros, maquiadores e em outras profissões ligadas à estética
Alta competitividade requer que os profissionais mantenham-se atualizados às tendências do mercado
O segmento de Beleza é um dos que apresentam maior potencial de atuação profissional em Teresópolis. Exemplo disso é que dos 16 mil microempreendedores individuais (MEI) do município, 8% atuam como cabeleireiros, manicure e pedicure. As demais atividades de estética e serviços de cuidados com a Beleza representam outros 3%. O setor possui ampla gama de oportunidades de atuação, mas para quem pretende ingressar nesse mercado, a capacitação profissional e a atualização constante são fundamentais.
Segundo a instrutora do curso de Cabeleireiro do Senac RJ, Patrícia Pereira, o mercado de trabalho em Teresópolis está aquecido, com uma alta procura por esses profissionais. Ela explica que há vagas em salões tanto para profissionais de cabeleireiro, quanto para auxiliares. “Para quem pretende atuar na área, a capacitação profissional é fundamental. A competitividade tem aumentado cada dia mais nessa profissão ou em qualquer outra. O autodidata tem sido deixado de lado no mercado de trabalho, já que profissionais capacitados proporcionam mais credibilidade e confiabilidade tanto para o salão, quanto para o autônomo”, avalia Patrícia.
Para o Maquiador, o mercado também está em alta. “Durante a pandemia tivemos uma parada, não só para os maquiadores, mas para diversos profissionais. Todavia, atualmente os eventos voltaram e, automaticamente, os trabalhos para maquiadores também. Aqui temos diversas áreas de atuação para o maquiador profissional, para eventos como formatura, casamento, festas de debutante, aniversários em geral, além de maquiagem para fotografia, para modelos”, afirma a instrutora do curso de Maquiador do Senac RJ, Luiza Rangel.
Para Patrícia, quem quer trabalhar como Cabeleireiro deve gostar de seu ofício, partir de uma identificação inicial. Em seguida, um curso de capacitação é fundamental. Para ingressar no mercado, em geral o profissional começa a trabalhar na área como auxiliar de cabeleireiro por um tempo para adquirir experiência e se fazer conhecido no mercado. Outra dica é manter-se atualizado. “É importante fazer cursos de especialização nas áreas que mais se identificar, visando seu crescimento profissional”, recomenda.
Os maquiadores enfrentam situação parecida. “A importância da capacitação profissional para o maquiador é extrema. Nos dias de hoje, na era da informação livre na internet, mais ainda! Não é difícil, aliás é muito provável, que uma cliente que ama maquiagem e esteja sempre consumindo conteúdos na internet sobre o assunto saiba mais de maquiagem do que um ‘profissional’ que não se capacita. Com toda a evolução da maquiagem, o avanço da internet e a quantidade de informações que circulam, as clientes estão cada vez mais exigentes, o que faz com que seja extremamente necessário que o profissional entenda profundamente de maquiagem, não apenas para conquistar a confiança da cliente, mas também para se destacar dos outros profissionais que atuam no mercado. O maquiador precisa ter amplo conhecimento não apenas em técnicas de maquiagem, mas em visagismo, colorimetria, anatomia, entre outros conhecimentos para se posicionar como autoridade no ramo da maquiagem”, reforça Luiza.
Ela explica que, para os maquiadores, há oportunidade tanto para quem quer trabalhar em salão quanto por conta própria. Em ambos os casos existem as suas vantagens específicas. Para um maquiador que está se formando, por exemplo, é muito bom trabalhar em salão, uma vez que ele tem a oportunidade de adquirir uma cartela de clientes, que já frequentam o espaço, bem como adquirir experiência. Todavia o maquiador empreendedor pode perfeitamente, ter seu próprio espaço, trabalhando de forma autônoma ou até mesmo, começar de forma autônoma, atendendo em domicílio. O leque de opções é grande”, diz ela.
A área de Beleza é fundamentalmente composta por empreendedores individuais. “O fato de o profissional ter um perfil empreendedor é fundamental para trabalhar em um salão ou por conta própria. É uma visão que vai levá-lo a crescer profissionalmente. Além disso, é importante manter-se atualizado, já que as tendências estão sempre mudando”, diz Patrícia. Ter um bom relacionamento em equipe e, principalmente com os clientes, organização no ambiente de trabalho e ser comunicativo são alguns pré-requisitos que tendem a favorecer este profissional. “Com o advento das redes sociais, se tornou imprescindível que esse profissional também compreenda princípios básicos de marketing pessoal e digital, como divulgar e comercializar os serviços através da comunicação on-line nas redes, para assim conquistar novos clientes e se fazer conhecido”, ensina Patrícia.
“Ser organizado, ter uma boa dinâmica para um atendimento personalizado e humanizado, desde o momento em que o cliente o chama para lhe pedir um orçamento, até o dia do atendimento, também são de suma importância. Estar sempre estudando e vendo as técnicas que estão em alta e em baixa, saber orientar, direcionar e até sugerir novas tendências a sua cliente, mostra que o profissional está ligado e atualizado”, completa Luiza.
Para o Maquiador, o mercado é versátil. “Muitos fotógrafos que trabalham com ensaios fotográficos podem se profissionalizar em maquiagem, para agregar no pacote de fotografia, já outros preferem fazer parcerias com maquiadores. O maquiador também pode atuar na área de ensino, começando dando cursos de automaquiagem e, posteriormente, dando cursos para profissionais, que é o meu caso. A área de noivas é uma área muito promissora também com uma ótima rentabilidade”, diz Luiza.
Cursos de Beleza no Senac RJ
O curso de Cabeleireiro do Senac RJ possui 400 horas, nas quais o aluno aprende na prática, em laboratórios equipados, a aplicar os conceitos de visagismo, corte utilizando as técnicas de ângulos e linhas, penteados de acordo com as tendências e referências, coloração e descoloração, além de todas as transformações utilizadas no mercado. O profissional irá aliar técnicas com sua expressão artística, desenvolvendo a habilidade de pensar a beleza em seu conjunto, através do conceito de Beleza Integrada.
Já o curso de Maquiador, com duração de 160 horas, também de aulas práticas, ensina diferentes técnicas de maquiagem. O aluno aprende a usar luz e sombra onde, projetar cores e texturas nos diversos tipos de pele, correções, tanto para eventos sociais, como casamentos, formaturas e 15 anos, quanto para produções de moda e artística, de carnaval, além de iniciação para caracterizações de personagens.
Voltado para a beleza masculina, o curso de Barbeiro ensina procedimentos de higienização, hidratação, reconstrução, alteração da estrutura e coloração do cabelo, modelagem de barba, bigode e costeletas, utilizando conceitos de visagismo. O aluno do curso desenvolve as técnicas de cor e aprende, na prática, a aplicar as técnicas de transformação capilar masculina de alisamento e de relaxamento. O curso inclui também as competências para quem quer montar a sua própria barbearia e exercer com excelência o atendimento a clientes.
O Senac RJ Teresópolis ainda conta com outros cursos na área de Beleza, como Micropigmentador, Alongamento de Cílios, Design de Sobrancelhas, Depilação e Técnico em Estética. Os cursos disponíveis, com data de início, podem ser consultados pelo site www.rj.senac.br.
Fonte: Patrícia Diniz / Senac RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário