Dia 09/09/2023 (sáb)-de 12 às 16h Vereda Cultural na Calçada da Fama em Teresópolis RJ
Ocupação cultural com artistas locais das Artes Manuais, Artes Visuais , literatura e muito mais..
Fonte: Fórum Municipal de Cultura / Marilu Andrasan
Ocupação cultural com artistas locais das Artes Manuais, Artes Visuais , literatura e muito mais..
Fonte: Fórum Municipal de Cultura / Marilu Andrasan
Atenção galera de Teresópolis! Feira será Itinerante! Olá pessoal, dia 03 de setembro de 2023, estaremos no bairro de São Pedro, na praça nossa senhora Aparecida, com a feira de artesanato mulheres do Caleme em Ação, vocês são nossos convidados, teremos sorteio de uma cesta de artesanato, para quem comprar qualquer produto na feira, e também teremos músicas com o DJ Louis Capelle , e diversão para a criançada com os personagens máscara e a palhacinha Vivi, convida seus amigos e parentes e venham participar, sua presença é muito importante!
Fonte: Lucinéia Silva (NAMAC)
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Lúcio Meira, 850 – Várzea, Teresópolis
Fonte: Casa de Portugal de Teresópolis / Pedro Braz
Evento gratuito é direcionado a estudantes, voluntários e profissionais de jardinagem
Nestas terça, 29/08, e quarta, 30/08, acontece no Horto Municipal Carlos Guinle (Av. Tobias Barreto, 21, bairro Quarenta Casas), um workshop gratuito sobre o tema Borboletário, das 13h às 16h, com o especialista Fernando Correa Campos Neto. Direcionada a pessoas interessadas em trabalhar na área e conhecer o manejo de plantas, insetos e jardinagem, a capacitação também pode ser feita por estudantes, universitários, voluntários e demais interessados. Com vagas limitadas, as inscrições gratuitas podem ser feitas até esta terça-feira, no local.
A iniciativa é da Tereviva – Associação de Fomento Turístico e Desenvolvimento Sustentável, autora do projeto Asas Polinizadoras. Contemplado pelo edital público nº 01/2022, lançado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o projeto resultou na instalação do Borboletário, que se encontra em fase de conclusão de montagem da estrutura no Horto Municipal.
Com duração de 6 horas técnicas e abrangendo temas como plantas hospedeiras, técnicas de criação e manejo de borboletas, a capacitação vai disponibilizar material de apoio e certificado digital via e-mail.
Foto: Bruno Nepomuceno
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Cem pessoas, entre fazedores de cultura e gestores públicos, se reuniram no fim de semana na 4ª Conferência Municipal de Cultura. Realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a conferência debateu e aprovou 12 propostas de políticas públicas para o fortalecimento do setor, dentro do tema ‘Democracia e Direito à Cultura’. Também foram eleitos 05 delegados, titulares e suplentes, para defender as proposições de Teresópolis na 5ª Conferência Estadual de Cultura, prevista para ocorrer até outubro.
“Parabenizo os conferencistas pelo belo trabalho realizado e agradeço ao Prefeito Vinicius Claussen por todo incentivo e orientação para a promoção e fortalecimento da Cultura. Nossa última conferência aconteceu em 2013, e no fim de semana passado cumprimos o desafio de debater e apresentar temas relevantes para atualizar o Plano Municipal de Cultura. Que esse diálogo entre sociedade e poder público se mantenha para a construção coletiva das políticas públicas culturais em Teresópolis”, assinalou a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão.
Integrante da Comissão Permanente de Cultura da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), a Deputada Estadual Dani Monteiro foi uma das palestrantes do evento. “Participar de uma conferência numa cidade com tanta diversidade cultural como Teresópolis é importantíssimo. Fizemos uma reflexão sobre a democratização e a capilarização das políticas públicas de incentivo e fomento cultural no estado do Rio de Janeiro, pois a cultura não se resume a espetáculos, grandes shows e festivais”, comentou.
Coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, o jornalista Edu Nascimento marcou presença na Conferência de Cultura de Teresópolis. “Vivemos o retorno da cultura no nosso país como caminho para o desenvolvimento humano, econômico e social, e a Região Serrana está aquecida no debate cultural. O Ministério da Cultura está com vários editais com suas fundações afiliadas e tem também a Lei Paulo Gustavo, que chega de forma descentralizada em todos os municípios, inclusive em Teresópolis”, pontuou.
O secretário de Cultura de Magé participou da abertura do evento. “É fundamental o diálogo entre a sociedade e o governo na elaboração das políticas públicas, principalmente neste momento de reconstrução. Nosso papel agora é desfazer todo o temor e voltar a fazer cultura”, destacou Bruno Augusto Duarte Lourenço.
Acompanharam os debates os vereadores Paulinho Nogueira e Teco Despachante.
As propostas: Durante o encontro, foram aprovadas 12 propostas de metas do município em seis eixos temáticos: Eixo 1 - Institucionalização e marcos legais da Cultura; Eixo 2 - Democratização do acesso à Cultura e participação social; Eixo 3 - Identidade, patrimônio e memória; Eixo 4 - Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade nas políticas culturais; Eixo 5 - Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e Eixo 6 - Direito às artes e às linguagens digitais.
Entre as proposições que serão defendidas na 5ª Conferência Estadual de Cultura estão a ampliação das fontes de captação de recursos para o setor e aumento dos percentuais de repasses do Orçamento Municipal para a Secretaria de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura; a criação de protocolos no município baseados nas ‘Film Commissions’ – políticas públicas que facilitam a realização de projetos culturais; a regulamentação das profissões ligadas à Cultura; a criação de site e aplicativo com informações atualizadas e mapeamento dos profissionais da Cultura no município; e a criação de lei para implantação de comissões e pastas nos poderes Executivo e Legislativo, além de cadeiras nos conselhos que atendam as especificidades das questões Diversidade e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade, além de políticas públicas de fomento às atividade culturais voltadas à esta população.
“Estamos traçando políticas públicas para os próximos anos e que serão defendidas na Conferência Estadual”, disse Marilu Andrasan, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Fórum Municipal de Cultura, observando que “o Conselho e o Fórum funcionam a pleno vapor, defendendo os interesses dos fazedores de cultura dentro dos seus limites”.
Os delegados: No final da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis foram eleitos 05 delegados, sendo pela sociedade civil organizada Patrícia Quinteiro Araújo, Yug Werneck e Roque Marciano – titulares; Aylah Yin, Filipe Fortuna e Matheus Moura – suplentes. Pelo poder público, são delegados titulares a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão, e Mariana Vitória, tendo como suplentes o subsecretário de Cultura, Ricardo Guarilha, e Cláudio Rogério da Silva Dutra.
Fotos: Bruno Nepomuceno
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Pintura - Desenho - Escultura - Tecnica Mista - Fotografia - Arte Digital
Inscrições de 11 à 14/09/2023 na Casa de Cultura Adolpho Bloch
Premiação dia 29/09/2023 (sexta) às 19h com Premiação e Baile no Clube Casa Espanhola em Teresópolis.
Visitação dos trabalhos com Exposição de 29/09 à 05/11/2023. Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch - Araras - Teresópolis RJ
Maiores informações no Instagram da Soarte no link
Fonte: Soarte
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Secretaria Municipal de Saúde vai imunizar crianças e adolescentes até 15 anos contra mais de 20 doenças
Teresópolis inicia nesta quarta-feira, 23 de agosto, a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é aplicar todas as vacinas do calendário de crianças e adolescentes, incluindo as de Covid-19 e Influenza, totalizando a proteção contra mais de 20 doenças.
A iniciativa faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em fevereiro pelo Governo Federal, que busca atualizar o calendário vacinal da população, evitando a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos.
Até o dia 15 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará aplicando as vacinas no público-alvo em todas as unidades de saúde da cidade e interior, de segunda a sexta, entre 9h e 16h. Aos sábados, as unidades do Rosário, Fonte Santa e Meudon estarão abertas de 8h às 12h.
Basta apresentar caderneta de vacinação, cartão SUS ou CPF. Durante o atendimento, os profissionais de saúde irão conferir e atualizar a caderneta dos pacientes e aplicar as vacinas necessárias.
Este ano, o Dia “D” está marcado para 2 de setembro. Nesta data, a SMS realizará um esforço de vacinação em todas as unidades de saúde.
Em caso de perda da carteira de vacinação, os pais ou responsáveis devem comparecer à mesma unidade onde vacinaram as crianças e adolescentes anteriormente. Assim, será possível consultar a ficha de registro para saber quais doses já foram aplicadas.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Dia 27/08/2023 (dom)-de 9 às 14h- Feira Mulheres em Ação Itinerante em São Pedro em Teresópolis (Praça Nossa Senhora Aparecida- do Cemusa)
Atenção! CANCELADO devido a previsão de chuvas
Atenção galera de Teresópolis! Feira será Itinerante! Olá pessoal, dia 27 de agosto de 2023, estaremos no bairro de São Pedro, na praça nossa senhora Aparecida, com a feira de artesanato mulheres do Caleme em Ação, vocês são nossos convidados, teremos sorteio de uma cesta de artesanato, para quem comprar qualquer produto na feira, e também teremos músicas com o DJ Louis Capelle , e diversão para a criançada com os personagens máscara e a palhacinha Vivi, convida seus amigos e parentes e venham participar, sua presença é muito importante!
Autoridades, professores, familiares e amigos comemoraram, junto com os alunos, a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de Balconista de Farmácia, Assistente de Logística, Assistente Administrativo e Microempreendedor Individual. Realizados no 1º semestre do ano, na Casa do Trabalhador de Teresópolis, os 04 cursos gratuitos de formação inicial e continuada são resultado de parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ) e diplomaram 38 alunos em cerimônia nesta segunda, 21/08, no Teatro Municipal.
“Essa formatura valida a parceria vitoriosa do Município com o IFRJ, pois além desses 38 formados, já saiu o segundo edital com 96 vagas para três cursos gratuitos. A política pública pode e deve mudar e oportunizar a vida das pessoas, daí a fundamental importância de criar ambientes de capacitação profissional. Parabenizo e desejo sucesso aos formados”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado dos vereadores Paulino Nogueira e Teco Despachante.
O reitor Rafael Barreto Almada também comemorou o trabalho realizado em Teresópolis. “É uma experiência muito importante a chegada do Instituto Federal do Rio de Janeiro na cidade, cuja parceria se consolida com a qualificação desses primeiros formandos. A educação profissional deve identificar as demandas dos setores produtivo, social e cultural e realizar cursos que atendam essas solicitações. Que essa parceria tenha vida longa”, disse ele, junto com a Pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Alessandra Ciambarella Paulon, e do Pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos.
O convênio entre Prefeitura e IFRJ foi oficializado em julho de 2022, por meio das secretarias municipais de Ciência e Tecnologia e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, através do Programa Pra Cima Terê no eixo Emprega Terê.
“Hoje concretizamos uma grande ação pela capacitação dos trabalhadores de Teresópolis, com a formatura de quatro cursos. O melhor é que muitos alunos estão no mercado de trabalho. É a Gestão Municipal trazendo qualificação profissional diferenciada para o município. Temos boa expectativa para os próximos cursos noturnos gratuitos do 2º semestre, que são de Balconista de Farmácia, Assistente Administrativo e Microempreendedor Individual e cujas inscrições online foram encerradas no domingo”, relatou o secretário municipal de Trabalho, Lucas Guimarães.
Também acompanharam a formatura os secretários municipais Vinicius Oberg (Ciência e Tecnologia), Lucas Pacheco (Governo e Coordenação) e Albert Andrade (Defesa Civil), Márcia Faria Asthine Neves, coordenadora do Instituto Beneficente Bastista Monte Hermom – onde está instalada a Casa do Trabalhador, e Pedro Alves, diretor da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat).
Na prática: Aos 18 anos, Asaph Reylon Pacheco Xavier fez o curso de Assistente de Logística e se deu bem. “Foi uma virada de chave na minha vida e me apaixonei pela função. Quando terminei, conseguiu um trabalho na área do curso que concluí”, comemorou. Com um pequeno negócio desde 2014, Marize Carvalho de Azevedo aprendeu a superar suas dificuldades no curso de Microempreendedor Individual. “Criei uma marca própria para os meus produtos de óleos essenciais e a parte administrativa era complicada pra mim. Porém, o curso abriu a minha mente e agora trabalho muito melhor”, contou.
Mais conhecimento: Buscando qualificação profissional, Lucileide Aparecida da Silva optou pelo curso de Microempreendedor Individual. “Já tinha um tempo que não fazia nenhum curso e este abriu os meus olhos para novas oportunidades. Gostei muito, pois conhecimento é crescimento, que estou aplicando no pequeno negócio de massoterapia da minha mãe”, disse ela, ao lado da orgulhosa mamãe Edinea Silva. Já Jéssica Maria dos Santos Jesus cursou Assistente Administrativo. “Fiz o curso por ser grátis e para melhor me preparar para o mercado de trabalho. Aprendi ótimo conteúdos com quatro professores muito bons “, concluiu.
Fotos: Bruno Nepomuceno
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Diversas atrações: Evento Master, premiação, leilão, concurso de plastimodelismo, shows, mercado de pulgas, gastronomia, cervejas artesanais, espaço kids, pet friendly…
Fonte: Amigos do Antigo
Inscrições online serão feitas a partir de 23 de agosto
Com o tema “Democracia e Direito à Cultura’, acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto de 2023 a 4ª Conferência Municipal de Cultura, uma realização da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Os objetivos são ampliar a mobilização e a participação popular e promover o debate sobre o acesso, fomento, memória e formação do setor, valorizando a diversidade das expressões e opiniões.
Aberto aos representantes de instituições culturais públicas e privadas, agentes, produtores, gestores, artistas e interessados no tema, o evento será realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, em Araras).
No dia 26/08, o encontro será aberto às 9h e seguirá até 19h30 e no dia 27/08, ocorrerá das 9h às 18h.
As inscrições online poderão ser feitas até o dia 23 de agosto, por meio do link https://x.gd/VPCuc, ou de forma presencial nos dias da Conferência, a partir das 9h.
Fonte: Secretaria de Cultura de Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Cerca de 90 servidores da Prefeitura de Teresópolis participaram do Workshop sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Setor Público nesta segunda-feira, 14, no Teatro Municipal, na sede da Prefeitura. Coordenada pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, a atividade contou com a presença do secretário da pasta, Vinicius Oberg, e foi conduzida pelo diretor do Departamento de Governança e Dados, Cleiton Pimentel. O treinamento contou com exposição de casos hipotéticos e participação dos servidores para análise e comentários com base na LGPD.
O objetivo foi orientar os funcionários da Prefeitura sobre a aplicação das normas e procedimentos para garantir a proteção de dados pessoais no âmbito do Executivo Municipal. “A LGPD é um instrumento fundamental para zelar pela integridade e garantia dos dados que identificam os cidadãos. Foi muito importante a presença dos servidores. Eles estarão bem orientados sobre o assunto e melhor atender às demandas da nossa população com relação à lei”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen.
“Agradecemos a presença dos servidores. A LGPD é um tema de extrema relevância e está em evidência. Hoje, a lei permeia empresas públicas e privadas, toda a sociedade de uma maneira geral. Esse treinamento é o resultado da implementação do Departamento de Governança e Dados, solicitação do Prefeito Vinicius Claussen para que o município se adequasse à legislação federal sobre o assunto”, enfatizou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.
Capacitação Servidores
Durante o treinamento, Cleiton Pimentel destacou que a LGPD tem como objetivo principal proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo. Ele pontuou sobre regulamentação da LGPD no município, por meio de publicação de decreto, nomeação do encarregado da proteção de dados do município, instituição e nomeação do Comitê Gestor de Proteção de Dados (órgão colegiado autônomo) e suas funções, criação do site da LGPD e elaboração e aprovação da Política Municipal da Segurança da Informação.
“A missão do Departamento de Governança e Dados é fazer a governança da Tecnologia da Informação e Comunicação do município, além da gestão de dados, de acordo com a Lei de Acesso à Informação, a metodologia de dados abertos, a LGPD e a segurança da informação. Durante este treinamento, vamos abordar todos os assuntos relativos a esse tema, com grande relevância para o nosso trabalho”, frisou o diretor do Departamento de Governança e Dados.
Cleiton Pimentel também explicou sobre os 10 princípios da lei: finalidade, adequação, necessidade, livre acesso, qualidade dos dados, transparência, segurança, prevenção, não discriminação e responsabilidade e prestação de contas. A diferença entre dados pessoais, como nome, RG e CPF, e dados sensíveis, que inclui religião, origem racial, entre outras informações, e a importância da descaracterização dos dados identificáveis do cidadão foram pontuados.
O cidadão que desejar obter informações sobre a LGPD pode acessar o site www.teresopolis.rj.gov.br/lgpd ou entrar em contato com o Departamento de Governança e Dados, vinculado à Secretaria M. de Ciência e Tecnologia, através do e-mail dpo@teresopolis.rj.gov.br ou do telefone (21) 2742-3352 Ramal 223. Se preferir, compareça ao Departamento, que funciona na sede da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea).
Fotos: Bruno Nepomuceno
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Em Teresópolis, os festejos em homenagem a São João não acabam nunca! Agosto já corre com gosto e a “galera” de Bonsucesso desandou a pular fogueira e dançar quadrilha. Foi na festa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Bonsucesso, realizada na nesta segunda 14, e organizada pela turma “Realçando a Beleza Natural”, das alunas do curso de maquiagem e ‘design’ de sobrancelhas do equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH).
“Aproveitamos para falar sobre o tema do ‘Agosto Lilás’, Prevenção e Combate à Violência Contra a Mulher, do qual a maioria nunca tinha ouvido falar!”, comentou a coordenadora do CRAS Bonsucesso, Ana Lúcia Araújo.
Segundo Ana Lúcia, o assunto foi abordado de forma simples, mas direta, e despertou o interesse de todas as referenciadas presentes ao “arraiá”. A maioria delas vestia roupas típicas, com maquilagem temática da “tradição caipira”.
O CRAS Bonsucesso fica na Rua Domingos Augusto da Costa, sem número, ao lado da loja Só Rações, e o telefone para contato é: 21-92005-2024.
Fotos: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Endereço: Av. Lúcio Meira, 850 – Várzea, Teresópolis
Fonte: Casa de Portugal de Teresópolis / Pedro Braz
Para marcar os 17 anos de existência da Lei Maria da Penha, durante todo o mês de agosto, mês de enfrentamento à violência contra a mulher, intitulado ‘Agosto Lilás’, está sendo promovido o Projeto Maria da Penha nas Escolas em diversas unidades escolares municipais e estaduais de Teresópolis.
Na última sexta-feira, 11, foi a vez de a atividade ser realizada no CEHPT (Centro Educacional Helena de Paula Tavares). Palestra com vídeo educativo, performance de alunas e oficina de dança na praça em frente à escola fizeram parte da programação. Além disso, foram entregues a pedestres e motoristas que passavam pelo local cards com frases de conscientização sobre o assunto.
“Os alunos do 8º e 9º anos assistiram à palestra com a Jânia, da Guarda Municipal, e com a Isabel, do Conselho Municipal da Mulher, para celebrar os 17 anos da Lei Maria da Penha. Infelizmente ainda vemos muitas notícias de violência contra a mulher. Essa ação é muito importante para a nossa comunidade escolar porque temos que alertar e orientar os alunos sobre a existência dessa lei que veio para proteger a menina, a mulher que sofre violência”, frisou a diretora da escola, Claudia Ventura.
Ana Luisa Barcelos, aluna do 8º ano, participou da apresentação de dança. “Esse é um movimento muito importante para nossa conscientização. Agora, somos adolescentes e no futuro seremos mulheres. Então, precisamos estar conscientes dos nossos direitos e firmes para dizer não à violência contra a mulher!”, comentou a estudante.
A Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher também segue com atividades do ‘Agosto Lilás’ em diversas unidades de saúde, entre outros locais.
Fotos: Bruno Nepomuceno
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis