Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de julho de 2024

Ateliê de Tecelagem do Centro Cultural Feso Pro Arte comemora 25 anos

 

Ateliê de Tecelagem do Centro Cultural Feso Pro Arte comemora 25 anos

Ateliê de Tecelagem do Centro Cultural Feso Pro Arte comemora 25 anos

São 25 anos de trabalho e dedicação da professora e artista Silviane Lopes, que fio por fio ensinou gerações de tecelãs, fazendo do ateliê um lugar de encontro e criatividade que atraiu até artistas de longe. A exposição em comemoração da data começa no próximo dia 12 de julho, às 18h, e ficará até 31 de agosto. Uma retrospectiva e alguns dos trabalhos multimídia, em parceria com tecelões, bordadeiras, artistas de teatro, produtores de vídeo, escritoras.

Logo no hall de entrada o visitante será envolvido pelo Portal Memorare, uma obra apresentada em 2022, que ilustra o convite do evento: uma enorme urdidura em tons de pele, montada num tear ancestral, reúne memórias escritas e bordadas por muitas mulheres, numa diversidade que inclui uma pajé pataxó, vítima de violência, que aqui deixou um pouco de sua história e a de tantas outras mulheres indígenas. A homenagem à Pajé Nega Tupinambá Pataxó Hã Hã Hãe batizou a nova versão do Portal de "Corpo da Terra".

Na galeria principal, a retrospectiva ilustra a gama de técnicas e desafios propostos pela professora Silviane Lopes, que vão de povos originários das Américas a complexas técnicas já quase esquecidas do interior de Minas ou do outro lado do mundo. Mesmo durante a pandemia, a professora deu aulas virtuais e criou um livro de Memória Têxtil. Em várias ocasiões, as alunas aprenderam novas técnicas com artistas têxteis convidados, como Alexandre Heberte e Maria Cecilia de Paula.

Na galeria 2, estão expostos os 12 trabalhos tecidos para ilustração do livro virtual "Contos e Fios", da escritora Ana Maria de Andrade, que recriou histórias populares e mitológicas envolvendo a tecelagem, do qual foram feitas algumas leituras dramatizadas pelas próprias tecelãs.

A pesquisa e idealização do Portal Memorare são da antropóloga e professora da UFF Olívia Von der Weid, em parceria com a professora Silviane Lopes e a atriz Erika Rettl, do Grupo Teatral Moitará. As bordadeiras que enriqueceram a trama de fios vermelhos, foram convidadas por Marisa Silva.

Texto Solange Bastos

Fonte: Juliana Leite / Unifeso Jornalismo 

Ateliê de Tecelagem do Centro Cultural Feso Pro Arte

Ateliê de Tecelagem do Centro Cultural Feso Pro Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário