Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de março de 2025

Prefeitura inicia fiscalização de trânsito por videomonitoramento

 

Prefeitura inicia fiscalização de trânsito por videomonitoramento

Prefeitura inicia fiscalização de trânsito por videomonitoramento

Câmeras de alta resolução oferecem suporte aos agentes de trânsito e permitem maior eficiência no monitoramento de infrações

A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria M. de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, iniciou, na última semana, a fiscalização do trânsito nas ruas Waldir Barbosa Moreira, em frente à Rodoviária, Carmela Dutra e Duque de Caxias, Avenida Lúcio Meira, na altura do número 1.095, e no entorno da Praça Baltazar da Silveira, no centro da cidade. A Central de Monitoramento é operada pela Guarda Civil Municipal, oferecendo suporte aos agentes de trânsito, permitindo maior eficiência no monitoramento de infrações em locais com alto índice de circulação.

“Estamos implementando a Central de Monitoramento Integrado da Secretaria, que conta com cinco câmeras de alta resolução em funcionamento exclusivo para a fiscalização do trânsito nas principais vias do centro da cidade, oferecendo suporte aos nossos agentes nas ruas”, explicou o Secretário de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, Sérgio Mauro Louzada.

A implantação inclui a instalação de TVs de 55 polegadas e câmeras com imagens em alta definição, permitindo maior eficiência no monitoramento de infrações de trânsito em locais com alto índice de circulação, como as ruas e avenida citadas acima.

A Central de Monitoramento conta com câmeras de rua em pontos estratégicos da cidade, oferecendo cobertura ampla e detalhada, possibilitando a identificação de veículos em tempo real. São cinco câmeras Speed Dome de 360°, com tecnologia de rotação completa para monitoramento em todas as direções.

Dois agentes de trânsito realizam o monitoramento ao vivo 24h e a fiscalização é  prevista na resolução nº 909/2022 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). As vias que possuem fiscalização por monitoramento possuem placa com aviso sobre a presença das câmeras.

De acordo com a legislação, a autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, exercendo a fiscalização remota por meio de sistemas de videomonitoramento, poderão autuar condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas online por esses sistemas.

A autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, responsável pela lavratura do auto de infração, deverá informar no campo ‘observação’ a forma com que foi constatado o cometimento da infração. As fiscalizações efetuadas são estacionamento irregular (área de estacionamento proibido), vagas de carga e descarga, estacionamento sobre ponte, fila dupla, estacionamento ou parada em cima de faixa de pedestre e veículos fechando cruzamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário