Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de maio de 2014

Alunos do Beatriz Silva abrem a segunda noite dos Concertos de Gala do Centro Cultural Feso Pro Arte Teresópolis

 Alunos da premiada Banda do Centro Educacional Beatriz Silva se apresentam na Noite Espanhola da Feso Pro Arte
Alunos do Beatriz Silva abrem a segunda noite dos Concertos de Gala

Teresópolis, 27 de maio de 2014 - Aconteceu no último sábado, 24, a segunda noite da temporada 2014 da Série Concertos de Gala do Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFP), com o objetivo de levar ao grande público um conjunto de apresentações musicais na forma de recitais de música de câmara, canto e concertos em seu Salão Nobre. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a cada edição uma escola municipal faz a abertura dos concertos, visando formar novas plateias e valorizar a cultura local. Nesta segunda noite, a abertura ficou por conta dos alunos do Centro Educacional Beatriz Silva, da Barra do Imbuí, sob a regência do maestro Evaldo Cândido Pereira.

“Essas apresentações são muito importantes para nossos alunos, porque ajudam a abrir seus horizontes musicais e culturais e, no nosso caso, a Noite Espanhola veio bem a calhar, já que diversos trabalhos feitos na escola estão tendo como tema esse país. No projeto Canteiros do Mundo caracterizamos uma jardineira com a Espanha, ou seja, uma grande oportunidade para nossos alunos terem contato com outras culturas e visões de mundo”, analisou a diretora do Beatriz Silva, professora Jane Lara Motta.
A diretora Jane Lara Motta com alunas que participaram da apresentação
Os concertos de Gala são uma tradição da antiga Fundação Pro Arte Theodor Heuberguer, que durante os seus mais de 60 anos atuou na área da música erudita. Uma vez por mês acontecem apresentações de músicas típicas de diversos países, seguidas por coquetéis de encerramento visando criar uma atmosfera de integração entre o programa executado e a culinária típica. Nesta segunda apresentação, a dupla Angela Diel e Eliara Puggina (canto e piano) interpretou a Noite Espanhola, e a premiada Banda do Centro Educacional Beatriz Silva, que ganhou os concursos municipal, estadual e nacional em 2013, foi responsável pela abertura.

“Uma noite como essa é muito importante para educação musical dos nossos alunos. Desde a preparação, onde tivemos apenas 20 dias para arranjos e ensaios, até o conhecimento de obras musicais de outros países. Ficou tão bom que vamos ensaiar mais e apresentá-la no Campeonato Estadual, em julho”, anunciou o maestro Evaldo Cândido Pereira.

Para o coordenador do CCFP, professor Jorge Bragança, “um dos intuitos das noites temáticas é, justamente, retratar as diferentes culturas de famílias de imigrantes que vivem em Teresópolis, já que a cidade sempre recebeu pessoas de vários países”.

A próxima apresentação será no dia 5 de julho, com Euxódia de Barros (piano solo) apresentando a Noite Brasileira. A abertura será feita pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos de Teresópolis, com entrada franca.
 A dupla Angela Diel e Eliara Puggina na apresentação principal
O maestro Evaldo Cândido e seus alunos depois da apresentação
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário