Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Estado incentiva criação de novos núcleos de Defesa Civil- Teresópolis possui 34 NUDECs e 400 voluntários

 Secretário de Defesa Civil, coronel Roberto Silva, entre os agentes Ubiracy Pinto e Igor Cruz no Centro de e Comunicação: condições do tempo monitoradas e boletins repassados à população
Estado incentiva criação de novos núcleos de Defesa Civil
Teresópolis possui 34 NUDECs e 400 voluntários

Teresópolis, 23 de fevereiro de 2015 - O Estado vai incentivar a criação de novos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs). Estas unidades reúnem voluntários que agem na implementação de ações para reduzir os riscos de desastres, além de organizar o apoio às vítimas em momentos de emergência. Atualmente, existem 193 núcleos no estado. A previsão é a criação de novos NUDECs nos municípios da Região Serrana, da Baixada Fluminense, da Região Metropolitana e em Angra dos Reis, na Costa Verde. Estas áreas são consideradas as mais vulneráveis, segundo mapeamento feito pela Secretaria Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Escritório de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia e a Organização Não-Governamental Care Brasil.

Desde o evento climático extremo de janeiro de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro, a Defesa Civil de Teresópolis vem investindo na criação desses núcleos. Atualmente o município possui 34 Núcleos Comunitários de Defesa Civil em bairros e localidades das zonas urbana e rural, que mobilizam cerca de 400 voluntários. São pessoas treinadas e que participam voluntariamente de atividades de defesa civil. Como vivem ou conhecem de perto a situação dos moradores das áreas de risco, os voluntários contribuem com ações preventivas e emergenciais, fortalecendo a parceria entre população e poder público na redução de risco.

“Em maio, período de estiagem, retomaremos a realização dos cursos de capacitação de voluntários para a implantação desses núcleos em Teresópolis, atendendo ao maior número possível de localidades. A idéia é facilitar a resposta à população em caso de desastres naturais, principalmente no interior do município, onde as comunidades ficam isoladas em ocorrências desse tipo”, explica o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Roberto Silva.

Participação comunitária

Segundo o coronel Marcelo Hess, da Superintendência Operacional da Secretaria de Estado Defesa Civil, a ideia é ampliar o apoio emergencial em situações de desastre e intensificar a participação comunitária na prevenção de catástrofes em todo o Estado do Rio.

“Mapeamos as áreas que apresentam maior risco de desastres. Paralelamente a isso, estamos fazendo um trabalho de incentivo para que as comunidades se organizem e criem seus próprios NUDECs. É necessária a participação dos municípios e da população na prevenção de tragédias. É importante ter comunidades organizadas, que saibam como agir em situações de emergência”, explicou o superintendente.

Capacitação de mais de 1,7 mil agentes comunitários

A Escola de Defesa Civil, organizada pelo Estado, já promoveu a capacitação de 1.764 agentes comunitários escolares e também contribuiu para a formação da primeira rede de Radioamadores do Rio de Janeiro. “Vamos investir cada vez mais na preparação de agentes comunitários e trabalhar para aumentar o número de NUDECs nos municípios fluminenses. Queremos também criar multiplicadores, além de atuar com as Defesas Civis municipais para que elas acessem as comunidades de risco. Em 2014, a Escola de Defesa Civil ofereceu um curso específico para a formação de núcleos comunitários. Vamos abrir outras turmas este ano”, afirmou o coronel Hess.

Prevenção - A Defesa Civil de Teresópolis vem intensificando as ações de prevenção e de orientação da população, com várias iniciativas sendo postas em prática. O órgão mantém um Centro de Monitoramento e Comunicação, onde coleta dados de órgãos oficiais sobre as condições do tempo e repassa boletins e alertas meteorológicos para os voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil e à imprensa, a fim de orientar a população em caso de ocorrência de chuvas fortes. As informações também podem ser acompanhadas através dos dois endereços eletrônicos da Defesa Civil de Teresópolis, que são o www.dcteresopolis.blog.br e o pt-br.facebook.com/defesacivil.teresopolis.3, além do site da Prefeitura: www.teresopolis.rj.gov.br.

Contingência - Teresópolis possui o Plano de Controle de Proteção e Defesa Civil, coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, e que mobiliza todos os setores da Prefeitura, além de órgãos públicos de socorro, instituições comunitárias e entidades empresariais e de classe. O documento estabelece as medidas que cada setor precisa tomar em caso de desastres naturais. O documento define as estratégias operacionais e as atribuições de cada segmento, cabendo à Defesa Civil alinhar as condutas entre os órgãos envolvidos e criar estratégias para uma rápida resposta à parcela da população que, porventura, seja atingida pelos acidentes naturais.

Nas escolas - A Defesa Civil Municipal também coordena o Plano de Segurança Escolar, que orienta os educadores sobre como agir em caso de emergência, quando a chuva atingir níveis críticos, podendo ocasionar alagamentos ou deslizamentos de encostas. Os diretores são orientados sobre como proceder em caso de emergência ligada a qualquer tipo de situação que coloque em risco a escola. Inclusive, sobre a maneira correta de evacuar a unidade escolar em caso de necessidade, e como conduzir os alunos até um ponto de encontro seguro até a chegada das equipes de emergência.

Sirenes -Teresópolis dispõe de um sistema de alerta e alarme, com 26 sirenes, implantadas em 13 comunidades, na cidade e no interior, que são acionadas sempre quando há chuva forte com indicação de desocupação de residências em áreas de risco. Além de avisar sobre a necessidade de os moradores deixarem suas casas durante um temporal, os alto-falantes também informam sobre a possibilidade da ocorrência de chuva moderada a forte na região, alertando os moradores antes da precipitação.

Alerta de cheias - A Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) implantaram em Teresópolis o Sistema de Alerta de Cheias. É composto por estações pluviométricas, que medem a intensidade das chuvas nas cabeceiras dos rios, e pluviofluviométricas, que medem a capacidade de vazão dos cursos d'água. O sistema funciona 24 horas, monitorando e transmitindo alertas sobre as condições do tempo e de aumento gradual do nível d’água dos rios para a central de processamento de dados do INEA por telemetria (SMS celular). Seis estações fornecem dados em tempo real sobre precipitação e nível dos rios, nos bairros Caleme, Comary, Quinta Lebrão, Quebra Frascos, Posse e Bom Retiro. Os dados podem ser consultados no site do INEA (http://inea.infoper.net/inea/).

UPC - Teresópolis conta ainda com Unidades de Proteção Comunitária, que começaram a ser instaladas em 2013 pelo Governo do Estado na cidade. São contêineres que contam com agentes comunitários contratados pelo Estado para alertar e orientar a população em casos de emergência.
Implantação do NUDEC de Cruzeiro, no 2º Distrito de Teresópolis: após capacitação, os voluntários recebem certificado, uniforme e equipamentos
Fotos – crédito Jeferson Hermida/divulgação Defesa Civil Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário