Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Professora do UNIFESO Teresópolis atua em estudo de drenagem urbana em Carmo

A coordenadora profa Cátia, do UNIFESO; a profa Elaine (Diretora Geral do CIEP 280); e as estudantes do ensino médio Laura, Thátilla, Beatriz e Izadora
Professora do UNIFESO atua em estudo de drenagem urbana em Carmo

A professora Cátia de Araújo Farias, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), esteve em fevereiro na escola estadual CIEP Professor Vasco Fernandes da Silva Porto, em Carmo (RJ), para entregar equipamentos adquiridos com verba do projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que tem como objetivo estudar a viabilidade estrutural da rede de drenagem urbana daquele município.

Foram entregues kit de controle da qualidade da água e oxímetro, “equipamentos que permitem o monitoramento contínuo da qualidade das águas do rios para verificação da falta ou excesso de alguma substância que venha impactar o ambiente aquático e, por conseguinte, o meio ambiente”, explicou a professora Cátia.

Na ocasião ela aproveitou para comunicar à equipe de pesquisa que o projeto ganhou uma prorrogação até o mês de setembro de 2015, justificando que com o período da estiagem na Região Sudeste ficou inviável a medição de vazão e outros índices de campo. “As alunas do ensino médio que são bolsistas do CNPq, juntamente à acadêmica Ivy Juliani Garcia, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFESO, darão prosseguimento aos estudos de drenagem superficial e com este novo prazo poderão finalizar o projeto”, garantiu.

De acordo com a professora Cátia, a estudante Ivy Juliani vem auxiliando no projeto com a checagem dos equipamentos de campo, buscando dar apoio à equipe do ensino médio e se destacando, principalmente, no auxílio aos relatórios e seminários do grupo. “O projeto vem me encantando cada vez mais, pois através dele eu pude aprender mais sobre as consequências ambientais danosas em decorrências da falta de planejamento pelo poder público. Isso tudo se dá pelo crescimento desordenado da malha urbana, com isso a ocupação de áreas instáveis, parcelamento do solo e sistema de drenagem inadequados compreendem fatores que intensificam tais impactos. Pude entender também mais sobre a drenagem urbana nos municípios da região serrana do estado de Rio de Janeiro, que apresentam áreas potencialmente instáveis, com elevado grau de riscos ambientais. Para não se agravar mais essas áreas de riscos é preciso fazer um projeto de macro-drenagem e micro-drenagem para o escoamento das águas pluviais, favorecendo assim a instalação do processo de erosão hídrica nas encosta”, destacou Ivy.

Outra experiência interessante que Ivy relatou foi a questão do estímulo aos estudantes do ensino médio em relação ao aprendizado de técnicas de laboratório de física do solo, ao estudo de viabilidade de projetos de engenharia e ao trabalho em grupo, “quando um compartilha com o outro com o aprendizado adquirido neste projeto”, finaliza a estudante.

Sobre o estudo 

O projeto “Estudo de viabilidade intraestrutural em rede de drenagem urbana do município de Carmo na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro” foi aprovado pelo CNPq através do edital MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras nº 18/2013. O objetivo da chamada pública “Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação” foi selecionar para receber apoio financeiro projetos que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do país, com a finalidade de ampliar o número de estudantes do sexo feminino nas carreiras de ciências exatas, engenharias e computação. Para sua execução, foram disponibilizadas bolsas nas modalidades Apoio Técnico em Extensão no País (ATP-A) e Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI-A), para professor da co-executora (a escola estadual), para estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFESO e para estudantes do ensino médio do CIEP.

Fonte:Unifeso Clipping(Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário