Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2016

Estudantes de Direito do UNIFESO Teresópolis usam teatro para discutir a lei

Estudantes de Direito do UNIFESO Teresópolis usam teatro para discutir a lei
Estudantes de Direito do UNIFESO usam teatro para discutir a lei

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promoveu no dia 28 de maio a apresentação de esquetes teatrais preparados pelos estagiários do 7º, 8º, 9º e 10º períodos. Os esquetes foram elaborados com base na nova Lei de Pessoas Portadoras de Deficiência.

De acordo com a professora Ana Lúcia Torres, supervisora do NPJ, “foram apresentados cinco esquetes teatrais, tendo como tema a lei 13.146/2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que foi estudado durante o semestre na Atividade Interdisciplinar do NPJ. Tal atividade tem como escopo a interação entre as diversas áreas de estágio (direitos Trabalhista, Cível, Familiar e Criminal), possibilitando a formulação de um saber crítico e dialógico entre as disciplinas”.

A professora Ana Torres notou que “os esquetes apresentados deixaram entrever o talento na construção dos textos de autoria dos estagiários. Através da arte, possibilita-se um maior contato entre os estudantes, sua sociabilidade e trabalho em equipe”.

Baseado em uma história real vivida por um colega quando cursou a faculdade de Música, o estudante Fábio Pereira de Paula, hoje no curso de Direito do UNIFESO, interpretou as dificuldades que um deficiente visual enfrentou ao ingressar no curso de Música, da falta de acessibilidade à discriminação. Na história criada pelo grupo de Fábio, o portador de deficiência recorre a um advogado que busca por uma solução sem o intuito de criar conflitos.

“Como temos aprendido no curso, não é só a questão de aplicar a lei, a punição, mas sim buscar a mediação. Nossa intenção foi mostrar que o advogado pode tentar a princípio um acordo, ou seja, tentar resolver a situação sem precisar levar à Justiça. Se o advogado tiver conhecimentos e vontade de ajudar, pode prestar assessoria e orientar as pessoas para que possam reconstruir a vida delas”, concluiu Fábio.
Apresentação de esquetes teatrais do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito do UNIFESO
Fonte:Unifeso Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário