2º Curso em Defesa Civil reúne voluntários no Centro de Informações Turísticas da Várzea
Teresópolis, 22 de junho de 2016 – Com mais de 60 inscritos, o 2º Curso Básico em Defesa Civil para Voluntários teve sua primeira aula nesta terça-feira, dia 21, no auditório do Centro de Informações Turísticas, na Várzea. O chefe de vistorias técnicas, Vanderson Marmo, abordou temas como conceituação básica em defesa civil, legislação, percepção de risco e abrigo temporário, entre outros.
A proposta é ampliar o conhecimento dos participantes e transformá-los em multiplicadoras da informação em suas comunidades, difundindo a cultura da prevenção de riscos de desastres.
O secretário de Defesa Civil, coronel Ricardo Leal, deu as boas-vindas aos participantes, acompanhado pelo subsecretário, major Breno Bernardo, e o chefe de monitoramento, Ubiracy Antonio Pinto.
“Qualquer pessoa pode participar. O curso é uma forma de divulgar a cultura de defesa civil, preparando as pessoas para dar uma primeira resposta até a chegada do poder público no caso de uma situação adversa. Nossa ideia é mantê-lo permanentemente, entre os meses de abril e novembro”, explicou o coronel Leal.
Ex-moradora do Caleme, a vendedora Patrícia Maia, 32 anos, decidiu se inscrever. “Por ter passado pela tragédia de janeiro de 2011 eu me interessei e me inscrevi. Além disso, é sempre bom ter essas capacitações no currículo”.
A cuidadora de idosos Ana Paula Leal, 54 anos, também acompanhou a aula inaugural. “Fui voluntária na época da tragédia, em 2011, e decidi me manter sempre atualizada nessa área”.
Outro aluno é o estudante Luiz Felipe Muniz, 21 anos, morador da Tijuca. “Quero seguir uma profissão na área de meio ambiente e o curso me despertou interesse pelos assuntos que aborda”, comentou.
Com 12 horas de duração, o 2º Curso Básico em Defesa Civil para Voluntários continua nos dias 23, 28 e 30 de junho.
Dia 23/06, Quinta-feira, 18h:
MÓDULO II – PERCEPÇÃO DE RISCOS HIDROLÓGICOS, GEOLÓGICOS E ESTRUTURAIS
• Introdução à prevenção de desastres; tipologia, cenários, indicadores, critérios; identificação e mapeamento de áreas de risco de enchentes e inundações.
• Identificação e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos; principais estruturas da construção; noções de sintomas e falhas nas estruturas.
• Identificação e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos; principais estruturas da construção; noções de sintomas e falhas nas estruturas.
Dia 28/06, Terça-feira, 18h:
MÓDULO III – METEOROLOGIA, MONITORAMENTO e SISTEMA DE ALERTA E ALARME
- Introdução à meteorologia e monitoramento; monitoramento de cheias.
- Operacionalização do sistema de alerta e alarme.
- Operacionalização do sistema de alerta e alarme.
Dia 30/06, Quinta-feira, 18h:
MÓDULO IV – COMBATE A INCÊNDIO, SALVAMENTO E PRIMEIROS SOCORROS
- Combate a incêndio.
- Salvamento, primeiros socorros.
- Encerramento.
- Salvamento, primeiros socorros.
- Encerramento.
Fotos – Ascom PMT
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário