Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2016

UNIFESO Teresópolis na 77ª Semana Brasileira de Enfermagem

UNIFESO Teresópolis na 77ª Semana Brasileira de Enfermagem
UNIFESO na 77ª Semana Brasileira de Enfermagem

De 12 a 17 de maio o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou a edição local da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem, com o tema “ABEn 90 Anos – Construção Histórica e Política da Enfermagem”. A programação incorporou ainda a 19ª Semana de Enfermagem do Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO) e a 4ª Semana Brasileira de Enfermagem Integrada do Curso de Enfermagem e do HCTCO.

O HCTCO sediou a abertura, reunindo dirigentes e funcionários do hospital e do curso de Enfermagem, além de estudantes. Compuseram a mesa os professores Mariana Beatriz Arcuri, Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Rosane Rodrigues Costa, Diretora Geral do HCTCO; Luís Gustavo de Azevedo, Diretor de Integração Ensino-Assistência do HCTCO; e Viviane da Costa Freitas Silva, Coordenadora do curso de Enfermagem; enfermeira Adriana Coutinho da Silva Fonte, Diretora de Enfermagem do HCTCO; e estudante Cleidson Vitoriano Pires, presidente do Diretório Acadêmico Jane da Fonseca Proença, do curso de Enfermagem. “É um prazer dirigir um hospital onde se conta com uma equipe comprometida, unida e esforçada e que se sente pertencente ao hospital. Assim é nossa equipe de Enfermagem, que faz a diferença para todos que trabalham nesta unidade, que faz o melhor para a assistência, o cuidado e o ensino”, elogiou a Diretora Rosane Costa.

A professora Mariana Arcuri, representando a Reitoria do UNIFESO, fez referência à professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora e enfermeira. “A professora Verônica ensina todos os dias o que da Enfermagem podemos levar para nossa vida, tanto profissional como pessoal, pois independente do lugar onde estivermos o importante é pensarmos sempre no outro”, comentou a diretora. 

A enfermeira Adriana Coutinho apontou que “a categoria de enfermagem compõe cerca de 50% dos profissionais da área de saúde, e por isso precisamos sempre formar mais profissionais. É uma categoria inserida em todos os espaços de cuidado, seja no Sistema Único de Saúde (SUS) como no Setor Privado. A enfermagem é envolvida 24 horas com o paciente, portanto é uma profissão essencial à vida, o que significa a necessidade de aprimoramento contínuo”.

A professora Viviane da Costa também defendeu o reconhecimento e o aperfeiçoamento constante do profissional da área de Saúde. “Hoje várias instituições estão discutindo questões de interesse e ideias referentes à nossa profissão, sendo nossa participação fundamental. Temos que aproveitar as oportunidades para lutarmos pela defesa e engrandecimento do nosso trabalho”. Para o estudante Cleidson Pires, “o evento é de grande ganho para a Enfermagem na Instituição, pois é um espaço de prática junto aos nossos professores/orientadores muito importante para os acadêmicos, e também para a população, que participa ativamente das ações promovidas pelo curso e conhece mais o trabalho destes profissionais”.

“Este é um momento gratificante que exalta os momentos bons da nossa formação, o que nos motiva sobre a importância do trabalho da equipe, da competência, e ao mesmo tempo sensibiliza para o nosso aperfeiçoamento nessa missão de cuidar do outro”, completou Miralda Aparecida Lins, enfermeira da Supervisão Geral do HCTCO.

A programação da Semana incluiu conferências, exposição de produções artísticas e apresentação oral, fazendo interagir estudantes, professores, profissionais da área e comunidade. No dia 14, uma mobilização na Praça Santa Tereza atendeu cerca de 300 pessoas. “A estratégia da atividade de Enfermagem na praça é para conscientizar a população da importância da prevenção para a manutenção da saúde, com ações como a vacinação contra o H1N1 e aferição de pressão, e ainda a conversa dos estudantes com os passantes alertando sobre os cuidados com a saúde”, explicou a professora Dayanne Cristina Mendes Ferreira Tomaz. De acordo com o estudante, Douglas Willlians Dias, “a ação abrange toda a comunidade e o contato com estas pessoas que buscam orientação e prevenção à saúde é muito importante para a população e para nós como futuros profissionais”. “É uma iniciativa muito boa que deveria durar até mais dias e atingir um alcance ainda maior da população, prevenindo as consequências de doenças iminentes”, avaliou o professor de Educação Física Bruno Gomes dos Santos, que levou seu filho Hugo para ser vacinado.

O encerramento da Semana contou com o apoio do Centro Cultural FESO Pro Arte, que levou o concerto ‘A Família da Cordas’ com os artistas Miguel Garcia e Mariana Bernardes, no último dia da programação.
UNIFESO realizou a edição local da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem, com o tema “ABEn 90 Anos – Construção Histórica e Política da Enfermagem”

Fonte:Unifeso Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário