Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Festival de Folia de Reis 2010 em Teresópolis

 Festival de Folia de Reis movimenta Teresópolis neste fim de semana

Dez folias vão se apresentar na Praça Balthasar da Silveira

Teresópolis, 5 de janeiro de 2010 - O próximo sábado, 9, será dia de grande movimentação na Praça Balthasar da Silveira, no Centro, com a realização do Festival de Folia de Reis 2010. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento vai reunir 10 folias de reis, de Teresópolis e de outros municípios, que apresentarão ao público teresopolitano um pouco desta tradicional manifestação artística, que mistura cultura e religião.

Com início previsto para 15h, o Festival reunirá os seguintes grupos: Folia Bandeira Estrela do Oriente, do povoado de Bom Jardim da Roça, em Duas Barras; Folia de Reis de Boa Lembrança, da localidade de Quilombo, também em Duas Barras; e Folia de Reis Estrela do Oriente Mirim, de Bom Jardim, formada unicamente por crianças. Representando Teresópolis, estarão presentes a Folia de Reis Estrela Guia, de Cruzeiro, e a Folia Estrela Marte do Oriente, de Independente de Mottas.

E vindas do município de Nova Friburgo, vão se apresentar: Folia de Reis Irmandade Conselheiro Paulino; Folia de Reis União da Estrela; Folia de Reis Irmandade de São Cristovão; Folia de Reis Nossa Senhora das Graças; e Folia de Reis Estrela da Guia, das localidades de Salinas e Três Picos, a mais antiga das folias participantes, com 61 anos de fundação.

Folia de Reis – história e tradição

O ritual da Folia de Reis teve início em Portugal e reproduz a viagem dos Três Reis Magos a Belém. Os grupos geralmente se organizam em função de alguma promessa ou por devoção; existem pelo sentido religioso e, na maior parte dos casos, a formação é familiar, sendo a tradição passada de pai para filho. As apresentações contam normalmente com cerca de 20 componentes e acontecem por meio de uma narração, feita através da música, com utilização dos mais variados instrumentos.

Muitas folias são acompanhadas dos chamados palhaços – diferentes dos palhaços de circo –, que representam os soldados de Herodes. Em geral, a apresentação de cada Folia de Reis é feita em frente ao presépio, com músicas cantadas pelos foliões, seguida da apresentação dos palhaços, que dançam, improvisam versos ou recitam literatura de cordel. E, por último, os foliões voltam a cantar, como forma de despedida. Em alguns municípios, onde a tradição é mais forte, as folias começam a se apresentar na véspera do Natal, prosseguindo ao longo do mês de janeiro.

Exposto na Casa da Memória Arthur Dalmasso desde o início de dezembro, o presépio será montado na Tenda Cultural, na Praça Balthasar da Silveira, onde as folias se apresentarão, uma a uma. Ao fim do evento, todos os grupos receberão certificado de participação. O intercâmbio das folias não ficará restrito à vinda a Teresópolis. No dia seguinte ao Festival, 10 de janeiro, será a vez da Folia Estrela Marte do Oriente, de Independente de Mottas, pegar a estrada para participar do Encontro de Folia de Reis de Duas Barras.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, promover o Festival de Folia de Reis é fundamental para o resgate desta importante manifestação. “Já tivemos em Teresópolis mais de seis folias, grupos que se apresentavam anualmente. Com o passar do tempo e a falta de estímulo à sua continuidade, as folias foram deixando de existir, restando apenas duas. O Festival visa não apenas incentivá-las, como também despertar na população o interesse por este ritual que tem riquíssimo valor cultural”, avalia.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário