Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Secretaria Municipal de Esporte alinha cooperação técnica entre Teresópolis e Rio de Janeiro

 

Secretários de Esportes de Teresópolis, Gustavo Lopes, e do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder, se reúnem com representantes das federações de Badminton, Jiu-jitsu, Karatê e de Voleibol Master

Secretaria Municipal de Esporte alinha cooperação técnica entre Teresópolis e Rio de Janeiro

Teresópolis, 28 de abril de 2021 - O secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Lopes, acompanhado da diretora de Esportes da Secretaria, Camila Neves, se reuniu, nesta quarta (28), com o secretário de Esportes do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder, e com o subsecretário da pasta, Duda Petra. O encontro aconteceu na Cidade Olímpica e teve como pauta a possibilidade de cooperação técnica entre os municípios na área do esporte.

Também participaram da reunião a presidente da Federação de Badminton/RJ, Simone Santos, a presidente da Federação de Jiu-jitsu/RJ, Kenia Grace, o 1º vice-presidente da Federação de Karatê das Associações do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Gomes, e a 1ª vice-presidente Renata Rocha, além do vice-presidente da Federação de Voleibol Master/RJ, Luiz Fernando Soares.

Serão agendadas novas reuniões para alinhamento da iniciativa e definição dos detalhes para fechamento da cooperação técnica entre os municípios.  

Fotos: Divulgação  

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Dir p Esq – Sec. Esporte de Teresópolis, Gustavo Lopes, sec. Esporte do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder, dir. Esportes de Teresópolis, Camila Neves, e subsec. de Esporte do Rio, Duda Petra

terça-feira, 27 de abril de 2021

Prefeitura publica Plano de Manejo do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

 

Prefeitura publica Plano de Manejo do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

Prefeitura publica Plano de Manejo do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

Documento enumera diretrizes para gestão da unidade de conservação

Teresópolis, 27 de abril de 2021 – A Prefeitura publicou, nesta segunda (26), no Diário Oficial (teresopolis.rj.gov.br/transparência/diário-oficial), a aprovação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. O documento, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade. Assim, estabelece ações para proteger os ecossistemas existentes nas unidades, quais usos serão desenvolvidos nesse espaço, assim como onde e de que forma esses usos vão ocorrer.

“O plano de manejo segue diretrizes e critérios para a gestão do Parque Municipal. Mas, acima de tudo, é uma declaração de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e da nossa gestão com a melhoria da qualidade de vida da população de Teresópolis e com o planeta”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen.

O processo de produção do plano, conduzido pela Secretaria M. de Meio Ambiente, está embasado nos roteiros metodológicos do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente), respeitando particularidades locais. A meta foi construir um instrumento prático para orientar a administração do Parque quanto às medidas necessárias a serem implementadas na unidade, ao longo do tempo.

É estruturado em quatro cadernos: Contextualização e Levantamentos Temáticos (história, características ambientais, localização, atrativos); Zoneamento (amortecimento); Diretrizes de Gestão e Manejo (manejo dos recursos naturais, proteção ambiental etc); e Sistema de Monitoramento e Avaliação (mapa interativo, site oficial).

Elaboração do Plano de Manejo

A elaboração do plano contou com a contribuição de parceiros, colaboradores e diversos atores sociais.  Foi realizada consultoria com os analistas ambientais José Lindomar Alves de Lima e Paulo Vinicius Rufino Fevrier. Também teve a colaboração de representantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha, Secretaria M. de Planejamento e Projetos Especiais, do Conselho M. de Defesa do Meio Ambiente, Conselho M. de Desenvolvimento Rural Moradores, INEA/SEAS (Sec. de Estado do Ambiente e Sustentabilidade), de agricultores, e em especial, dos servidores do parque.

A conclusão do Plano de Manejo do Parque Municipal acontece depois de anos de tentativas de realizá-lo. Primeiro em 2011 quando o processo foi interrompido pelas consequências da catástrofe natural que se abateu sobre a região que desencadeou uma série de crises na política e na gestão pública municipal. Em 2019, uma vez assegurados os recursos necessários, o processo foi retomado com o estabelecimento, pela Secretaria de Meio ambiente, conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro.

“O processo de produção do plano foi retomado em setembro de 2019. Entre março e abril de 2020 seria aprofundado o emprego de metodologias para o maior envolvimento das comunidades diretamente relacionadas com a unidade de conservação quando surgiu a pandemia da Covid-19. Tomamos a decisão de encarar o desafio, continuar e concluir. Seguimos e agora temos o resultado de empenho de todos os envolvidos”.

Flavio Castro pontua que para ampliar a participação social foi criado um site dinâmico sobre a etapa mais importante do processo de elaboração de um Plano de Manejo, que é a definição das suas zonas de manejo, denominada zoneamento. Vale ressaltar que concluir o plano da unidade em 2020 significa cumprir um compromisso público 11 anos depois da criação do Parque e oito anos atrasados em relação ao que estabelece o seu Decreto de criação.

O parque

Criado em 6 de julho de 2009, com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por um município, do Estado do Rio de Janeiro. Abrange parcialmente alguns bairros e localidades, tais como: Campo Grande, Caleme, Posse, Salaco e Granja Florestal – na cidade, Santa Rita e Ponte Nova – no interior. Faz limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.

Possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas, onde se destacam afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege nascentes e importantes remanescentes florestais que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma da Mata Atlântica na região.

Atualmente a infraestrutura e os equipamentos necessários para a realização das atividades de visitação no parque estão concentradas em duas áreas: o Núcleo Pedra da Tartaruga e o Núcleo Santa Rita. Entre as atividades que podem ser realizadas estão caminhada, escalada, rapel, acampamento, lazer ao ar livre e observação de aves.

Foto: Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Secretaria de Cultura apresenta nova edição do projeto ‘Conversas Musicais’ nesta quinta, 29

 

‘Música na Matriz’ acontece no domingo, 02/05 em Teresópolis

Secretaria de Cultura apresenta nova edição do projeto ‘Conversas Musicais’ nesta quinta, 29

‘Música na Matriz’ acontece no domingo, 2/05

Teresópolis, 28 de abril de 2021 – Nesta quinta, 29 de abril, às 19h, com transmissão direta ao vivo do Centro Cultural Bernardo Monteverde (facebook.com/culturateresopolis), acontece mais uma edição do projeto ‘Conversas Musicais’. Desta vez, Rubens Tavares, diretor da Escola de Música Villa Lobos, polo Teresópolis, apresenta Geremias Cruz. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria M. de Cultura, a atividade vai contar também com apresentações de professores da Escola de Música de Teresópolis, com canções e histórias, em um bate-papo leve, eclético e com muito conteúdo.

No domingo, 2/05, às 15h, a Secretaria de Cultura realiza, na igreja de Santa Teresa, na Várzea, a primeira edição de 2021 do ‘Música na Matriz’. Com transmissão direta ao vivo pelo Facebook, o projeto terá como atração o Duo Voz das Cordas Rubens Tavares e João Fernando.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Secretaria de Cultura apresenta nova edição do projeto ‘Conversas Musicais’ nesta quinta, 29

Teresópolis registra diminuição no número de novos casos e óbitos nas duas últimas semanas de abril

 

Teresópolis registra diminuição no número de novos casos e óbitos nas duas últimas semanas de abril

Teresópolis registra diminuição no número de novos casos e óbitos nas duas últimas semanas de abril

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, divulgados através do Painel COVID-19, o número de óbitos por COVID-19 registrou queda de 48,39% da semana de 11 a 17 de abril em comparação à última semana, de 18 a 24 de abril. 

Até este momento também, Teresópolis apresenta redução de 28,29% no número de novos casos da doença. Enquanto em março foram 3.733, até agora abril soma 2.669 casos.

A mesma análise revela que esta taxa diária de contaminados é menor que a média móvel há 13 dias.Neste período houve diminuição de 37,49%.

Este cenário é um reflexo das medidas restritivas adotadas pelo Gabinete de Crise da Prefeitura Municipal de Teresópolis, aliadas à fiscalização e adesão das pessoas aos decretos publicados até o momento. “Estes resultados revelam o empenho que essa administração tem feito para controlar a epidemia de Covid-19 na cidade, sem afetar mais nosso setor comercial. Apesar de ser cansativo para todos estar a meses convivendo com estas restrições, o povo teresopolitano está consciente e mostrando que esta é a única forma de combater a Covid-19 em nossa cidade”, afirma o Prefeito Vinícius Claussen.

Também de acordo com o Mapa de Risco do Estado do Rio de Janeiro, Teresópolis passou da bandeira roxa (muito alto) para vermelha (alto). Apesar do resultado ser animador, a população deve continuar respeitando as regras sanitárias para a cidade continuar com os bons resultados.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Campanha de doação de alimentos do Movimento ’10 anos, Nosso Respeito às Vítimas de 2011’

 

Campanha de doação de alimentos do Movimento ’10 anos, Nosso Respeito às Vítimas de 2011’

Prefeitura apoia campanha de doação de alimentos do Movimento ’10 anos, Nosso Respeito às Vítimas de 2011’

Teresópolis, 22 de abril de 2021 – Criado por voluntários das associações de moradores dos bairros Parque do Imbuí, Posse, Cascata do Imbuí, Caleme e Granja Florestal, o Movimento ‘10 anos, Nosso Respeito às Vítimas de 2011’ está organizando uma ação solidária. O objetivo é arrecadar alimentos e formar cestas básicas para doar a famílias desses bairros e vizinhança que, por conta da pandemia, se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social e/ou desemprego.

A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS São Pedro), fez o levantamento das 45 famílias atendidas na primeira etapa da campanha. A Secretaria está auxiliando na entrega dos mantimentos, que começou nesta quarta-feira, 21/04 no Parque do Imbuí, e seguirá nesta sexta, 23/04.

De acordo com os organizadores da campanha, o movimento cresceu em razão do apoio massivo dos sócios do Weekend Club.

A arrecadação de alimentos continua e quem quiser colaborar deve entrar em contato com a associação de moradores do Parque do Imbuí, Ruth Ferreira (21) 98822-8637 e Beth Lustosa (21) 99625-8057, e com a associação de moradores do Caleme, Lucineia Silva (21) 99106-2410.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Campanha de doação de alimentos do Movimento ’10 anos, Nosso Respeito às Vítimas de 2011’

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Programa ‘Emprega Terê’ divulga 32 vagas de emprego no Sine Teresópolis

 

Programa ‘Emprega Terê’ divulga 32 vagas de emprego no Sine Teresópolis

Programa ‘Emprega Terê’ divulga 32 vagas de emprego no Sine Teresópolis

Teresópolis, 19 de abril de 2021 - O Programa Emprega Terê divulga as oportunidades de emprego para os próximos dias. O SINE oferece 32 vagas de emprego até 23 de abril. Para ter acesso às vagas do Programa Emprega Terê, os candidatos devem cadastrar o seu currículo no portal www.teresopolis.rj.gov.br/portal-do-trabalhador.

Os candidatos deverão ter em mãos a sua identidade, CPF, número do PIS (se não houver o cadastro é gerado na hora) e a carteira de trabalho (se não houver é possível solicitar pelo Portal Emprega Terê). Serão cadastradas experiências anteriores, qualificação profissional e áreas de interesse.

A captação e divulgação das oportunidades de emprego são ações do Pra Cima Terê - Programa de Recuperação Econômica e Geração de Empregos de Teresópolis, liderado pelo Gabinete de Crise da Prefeitura junto às organizações empresariais da nossa cidade: Teresópolis Convention, ACIAT, CDL, Sincomércio, Firjan, Sindicato Rural e Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Programa ‘Emprega Terê’ divulga 32 vagas de emprego no Sine Teresópolis


‘Restaure nossa Terra’: área do Mirante da Granja Guarani vai receber mudas de árvores em comemoração pelo Dia da Terra

 

Uma das mudas de pau-brasil do Horto Municipal que será plantada no Dia da Terra

‘Restaure nossa Terra’: área do Mirante da Granja Guarani vai 
receber mudas de árvores em comemoração pelo Dia da Terra

Com apoio da Prefeitura, ação acontece nesta quinta, 22 de abril

Teresópolis, 19 de abril 2021 – Pau-Brasil, Aroeira Vermelha, Bracatinga, Quaresmeira, Sibipiruna e Pindaíba-do-brejo. Estas são algumas das 20 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica que serão plantadas nesta quinta-feira, 22/04, no entorno do Quiosque das Lendas, também conhecido como Mirante da Granja Guarani, para marcar o Dia da Terra, que em 2021 tem como tema ‘Restaure nossa Terra’. A Ação Verde será um ato simbólico, devido às medidas restritivas em vigor por conta da pandemia.

Doadas pelo Horto Municipal, as mudas serão plantadas em espaços definidos pela paisagista Denise Marques, que atua junto à Divisão de Parques e Jardins/Secretaria Municipal de Serviços Públicos e à Secretaria de Meio Ambiente, e pela arquiteta Christiane Ammon, autora do projeto de restauração do Mirante proposto pelo Instituto Cultural Cidade Viva. A Secretaria Municipal de Cultura busca apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa para resgatar o projeto de restauro do Quiosque das Lendas, patrimônio histórico, cultural e ambiental de Teresópolis tombado pelo Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural-RJ.

Coordenada pelo Programa Atitude Legal Necessária, a organização não governamental Prima.Org e Projeto Humano Novo, a mobilização tem apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Serviços Públicos/Divisão de Parques e Jardins. A ação tem ainda o apoio das seguintes instituições: EARTH DAY.ORG - América Latina; SOS MATA ATLÂNTICA/SP; Effect Sports/RJ; Instituto LIMPA BRASIL/SP; Instituto LIXO ZERO/SC; Instituto TEORIA VERDE/MT; Instituto ROUTE Brasil/RJ; MCT – Movimento Conservacionista Teresopolitano/RJ; União das Associações de Moradores/UAM.

A data

O Dia da Terra é comemorado anualmente em 22 de abril e foi criado para conscientizar a população mundial sobre a importância de proteger o planeta.  Também chamada de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, a data foi comemorada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1970, quando o senador americano Gaylord Nelson (1916-2005) organizou um fórum ambiental que chamou a atenção de 20 milhões de participantes.

Plantios de mudas nativas, alertas para o uso consciente dos recursos naturais, incentivo à reciclagem e à reutilização de materiais que podem ser reaproveitados e realização de mutirões verdes são algumas ações que costumam ser promovidas nesta data, como forma de reflexão sobre a urgência de preservar o Planeta Terra para as futuras gerações.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Teresópolis inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 2021

Teresópolis inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 2021

 Teresópolis inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 2021

Serão três fases com grupos para serem imunizados 

A Prefeitura Municipal de Teresópolis inicia a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza H1N1 2021. Nesta etapa inicial, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, são priorizadas crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos em até 45 dias) e povos indígenas.

A primeira fase acontece entre os dias 19/04 e 14/05. Para crianças, gestantes e puérperas, a vacinação ocorre de 8h às 17h nos seguintes locais: em todas as unidades de atenção primária à Saúde (postos de saúde) e também no Centro Materno Infantil (na Várzea).

Já para os profissionais de Saúde, a vacinação será feita nas unidades públicas e conveniadas ao SUS onde atuam, e no Centro de Saúde da Várzea.

Calendário de imunizações

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza H1N1 é dividia em três fases. Além da primeira, as etapas seguintes aumentam o público atendido. São eles:

• Segunda fase (de 17/05 até 11/06): Idosos acima de 60 anos e professores da rede pública e privada.

• Terceira fase (de 14/06 até 16/07): Pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, além da população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

Para mais esclarecimentos sobre a campanha de vacinação contra a gripe H1N1, um guia com perguntas e respostas está disponível no site oficial da Prefeitura Municipal de Teresópolis, que pode ser acessado através do link: https://teresopolis.rj.gov.br/servicos/noticias/

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Teresópolis vacina idosos de 65 na sexta-feira (16), em sistema drive-thru

 

Teresópolis vacina idosos de 65 na sexta-feira (16), em sistema drive-thru

Teresópolis vacina idosos de 65 na sexta-feira (16), em sistema drive-thru

Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura Municipal de Teresópolis irá imunizar idosos acima de 65 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. As aplicações acontecem no sistema drive-thru (dentro do carro), na cidade e interior.

Com distribuição de senhas em cada local, o atendimento acontecerá das 9h às 15h nos seguintes locais: na Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca (Rua Júlio Rosa, 366) – 1500 doses; em Pessegueiros (em frente ao Posto de Saúde) – 200 doses; e em Bonsucesso (em frente à Unidade Básica de Saúde) – 300 doses. Idosos a pé também serão atendidos. Os idosos precisam levar documentos de identificação (identidade e CPF), cartão SUS e comprovante de residência.

Pessoas acima dessa idade que ainda não tomaram a primeira dose, podem comparecer aos postos de atendimento para serem vacinados.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura amplia espaço e muda para mão inglesa o sentido de retorno em trecho da Avenida Feliciano Sodré, na Reta

Prefeitura amplia espaço e muda para mão inglesa o sentido de retorno em trecho da Avenida Feliciano Sodré, na Reta

 Prefeitura amplia espaço e muda para mão inglesa o sentido 
de retorno em trecho da Avenida Feliciano Sodré, na Reta

Objetivo é garantir fluidez ao tráfego de veículos

Teresópolis, 15 de abril de 2021 – Com o objetivo de minimizar fila de veículos, principalmente em horários de pico, a Secretaria de Segurança Pública fez alterações no sentido do retorno existente no cruzamento da Avenida Feliciano Sodré com a Rua Magé, próximo ao supermercado Green Fruit, na Várzea, que passa a ser feito em mão inglesa.

Utilizado pelos motoristas como rotatória, o retorno foi ampliado em cerca de 5 metros de extensão, para permitir acesso rápido aos dois lados da via e dar fluidez ao tráfego. A nova regra começou nesta quarta-feira, 14/10, com orientação de equipe da Guarda Civil Municipal.

“Agora, o retorno é feito em mão inglesa. Para isso ser possível, o canteiro central foi encurtado e o trecho de passagem de carros e motos foi ampliado em cerca de 5 metros, asfaltado e sinalizado, para permitir que mais de um veículo possa fazer o retorno, com rapidez e segurança, evitando retenção principalmente em horário de pico. Estamos em momento de adaptação à nova regra, por isso, peço que os condutores de veículos redobrem a atenção à sinalização”, orienta o secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz.

Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

5 - Motoristas se adaptam ao novo sentido do retorno em trecho da Avenida Feliciano Sodré

4 - Guarda municipal orienta o novo sentido do retorno

3 - Guarda municipal orienta o novo sentido do retorno

2 - O retorno teve o espaço ampliado

1 - Sinalização do retorno em trecho da Reta

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Novo decreto altera regra do rodízio do CPF e mantém medidas restritas

 

Novo decreto altera regra do rodízio do CPF e mantém medidas restritas

NOVO DECRETO ALTERA REGRA DO RODÍZIO DO CPF E MANTÉM MEDIDAS RESTRITIVAS

A medida continua vigente para acesso aos estabelecimentos e deixa de ser exigida para circulação

Consumo de bebidas alcoólicas nas ruas e ocupação de espaços públicos seguem proibidos

Acaba de ser publicado um Decreto Municipal regulamentando as medidas de enfrentamento à Covid-19 em Teresópolis. O conjunto de medidas foi definido em reunião nesta tarde do Gabinete de Crise, liderado pelo Prefeito Vinicius Claussen, levando em consideração a redução da procura por atendimento COVID-19 na UPA 24h e a conclusão da reestruturação da saúde. As medidas vigoram até 26 de abril, podendo ser revistas antes desse prazo de acordo com a evolução dos indicadores.

A principal mudança diz respeito ao rodízio de CPF. Depois de 21 dias de vigência da medida, período em que Teresópolis manteve seu Índice de Isolamento Social acima da média do Estado, mantendo as atividades econômicas abertas, o rodízio passa a ser adotado apenas para acesso aos estabelecimentos. Com isso, outras medidas retornam para garantir o controle de aglomerações e o cumprimento das medidas sanitárias:

  • Academias poderão funcionar com 50% do limite de ocupação, sem restrição de CPF
  • Bares, restaurantes, lanchonetes, praças de alimentação, refeitórios, foodparks e similares terão ocupação máxima de 50% da capacidade de atendimento do estabelecimento, com demarcação das mesas indisponíveis. Somente será permitido o atendimento a pessoas com mesas definidas e sentadas. Dessa forma, sem a necessidade do rodízio de CPF.
  • O funcionamento permitido para esses estabelecimentos será até as 23h (inclusive delivery), exceto para bares e similares que devem fechar o estabelecimento a partir das 17h, podendo funcionar na modalidade delivery até às 23h, com as portas fechadas.
  • A realização de celebrações de todos os segmentos religiosos deve respeitar a ocupação máxima de 30% de lotação, também sem exigência do CPF.

Medidas restritivas que seguem vigentes:

  • Exigência do CPF do dia para acesso aos estabelecimentos (exceto os acima citados que já possuem limite de ocupação)
  • Restrição de circulação das 24h às 05h – Proibição de consumo de bebidas alcoólicas nas ruas e praças
  • Barreiras sanitárias nos acessos ao município
  • Fiscalização diária ostensiva

MAIS AVANÇOS NA ESTRUTURA DA SAÚDE

Na reunião do Gabinete de Crise desta tarde de segunda-feira (12), o Prefeito também apresentou os avanços da última semana de enfrentamento da pandemia:

  • Ampliação da capacidade de atendimento, com a abertura de 10 novos leitos clínicos SUS na Beneficência Portuguesa, como retaguarda para os casos clínicos não-COVID.
  • Reformado, o SPA Dr Eitel Abdallah é elevado a unidade intermediária e passa a receber internações clínicas.
  • Consolidação do novo protocolo de testagem no Pedrão com teste Swab Antígeno.
  • Abertura da inscrição para contratação e cadastro de novos médicos.

MUNICÍPIO ADOTARÁ INDICADORES DO ESTADO

Também foi discutido e aprovado pelo Gabinete de Crise a adoção dos indicadores do Estado como instrumento para apoio à tomada de decisão na resposta à pandemia da COVID-19 na esfera local.

Fonte: Assessoria de comunicação de Teresópolis

Fiscalização COVID-19 atua em 26 bairros no último final de semana, multa 22 estabelecimentos e lacra dois bares após reincidência no descumprimento de medidas sanitárias

Fiscalização COVID-19 atua em 26 bairros no último final de semana, multa 22 estabelecimentos e lacra dois bares após reincidência no descumprimento de medidas sanitárias

Fiscalização COVID-19 atua em 26 bairros no último final de semana, multa 22 estabelecimentos e lacra dois bares após reincidência no descumprimento de medidas sanitárias

Da última sexta-feira (9) a domingo (11), as equipes de fiscalização COVID-19 da Prefeitura Municipal de Teresópolis estiveram presentes em 26 bairros da cidade e do interior a fim de verificar o cumprimento das atuais medidas restritivas de combate à pandemia de Covid-19, impostas por decreto municipal.

Na noite da sexta-feira (9), os agentes estiveram presentes nos seguintes bairros: Várzea (com intimação a um bar na Reta), Alto, Granja Guarani, Pedreira, Caxangá, Santa Cecília, Barroso, Rosário, São Pedro, Tijuca (uma pessoa multada), Jardim Meudom (um bar multado), Fonte Santa, Quinta Lebrão e Perpétuo (onde uma festa particular foi interrompida com aplicação de multa a proprietária do imóvel, e multa a um bar).

Já no sábado (10), os fiscalizadores estiveram nos bairros de Albuquerque, Bonsucesso, Fonte Santa, Quinta Lebrão, Tijuca, Várzea, Barra, Pimenteiras, São Pedro, Pimentel, Perpétuo, Beira Linha e Carlos Guinle. Durante a rota foram notificadas denúncias de descumprimento das medidas, duas intimações, uma multa e desmobilização de aglomerações em espaços públicos.

E no domingo (11), houve a aplicação de 14 multas por desrespeito ao rodízio de CPF, interrupção de aglomerações em praças e uma festa particular no bairro de Pimenteiras. Também foram multados três bares na Fonte Santa e Tijuca, sendo dois deles lacrados. Além destes locais, as equipes estiveram nos seguintes bairros: Quinta Lebrão, São Pedro, Perpétuo, Pimentel, Posse, Beira Linha, Várzea e Morro do Tiro.

Fotos: Divulgação/PMT 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Fiscalização COVID-19 atua em 26 bairros no último final de semana, multa 22 estabelecimentos e lacra dois bares após reincidência no descumprimento de medidas sanitárias



Secretaria de Cultura comemora a prorrogação de prazos da Lei Aldir Blanc

 

Secretaria de Cultura comemora a prorrogação de prazos da Lei Aldir Blanc

Secretaria de Cultura comemora a prorrogação de prazos da Lei Aldir Blanc

Medida permitirá que artistas e instituições culturais beneficiados tenham maior tempo para executar as 310 contrapartidas acordadas com a Secretaria de Cultura de Teresópolis

Teresópolis, 12 de abril de 2021 - Na última semana, foi aprovada pelo Senado, através da PL 795/2021, a prorrogação dos benefícios e dos prazos relacionados à aplicação e prestação de contas dos recursos provenientes da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020) até junho de 2022. A notícia foi comemorada em Teresópolis, já que permitirá que artistas e instituições culturais beneficiados tenham maior tempo para executar as 310 contrapartidas acordadas com a Secretaria de Cultura, o que representará um atendimento de maior qualidade à população a longo prazo.

“A Lei Aldir Blanc foi criada para socorrer, em todo o Brasil, o setor da cultura, que foi fortemente atingido pela pandemia da Covid-19. Teresópolis recebeu um total de R$ 1.231.139,87 em recursos oriundos do Fundo Nacional de Cultura. Deste total, só devolveremos ao Governo Federal apenas alguns centavos, ou seja, repassamos todo o recurso, beneficiando diretamente mais de 300 profissionais, instituições culturais e coletivos da cadeia cultural produtiva do município. Foi, de fato, um grande suporte nestes tempos difíceis”, explica a secretária de Cultura, Cléo Jordão.

“Contudo, nossos editais previam também a realização de atividades gratuitas para a população, como forma de contrapartida ou de prestação de contas dos recursos recebidos. E o prazo imposto pela lei para a efetivação destes cursos estava terminando. Agora, estamos mais tranquilos. Com a prorrogação dos prazos, teremos como aguardar uma época mais segura para oferecer as atividades”, completa a secretária.

Em todo o país, a Lei Aldir Blanc destinou R$ 3 bilhões ao setor cultural, a serem distribuídos por estados e municípios na forma de renda emergencial, subsídio mensal para manutenção de espaços e editais e chamadas públicas. Em Teresópolis, além de prestar suporte aos interessados no auxílio emergencial (benefício aplicado exclusivamente pelos Governos Estaduais), a Secretaria de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, elaborou e lançou seis editais, contemplando instituições, coletivos e artistas individuais, das mais diversas categorias e linguagens, através de subsídios, aquisição de projetos e prêmios.

Como contrapartida, instituições e premiados teriam até este mês de abril para dar início às 310 atividades gratuitas previstas, entre cursos, bolsas de estudos, palestras, etc, que vão beneficiar em torno de 1.100 pessoas diretamente, de forma presencial e online. “Esse prazo estava nos preocupando, devido à situação delicada da pandemia que enfrentamos atualmente. Agora, podemos planejar tudo com mais calma”, acrescenta Cléo Jordão, lembrando ainda que, no caso de Teresópolis, não há recursos não utilizados.

Números

A aplicação da Lei Aldir Blanc em Teresópolis teve início em agosto de 2020, com o início da elaboração dos seis editais, executados entre setembro e dezembro, incluindo desde a publicação até o pagamento dos processos.

Ao todo, foram contemplados:

- 18 instituições culturais, sendo 12 de grande porte (3 parcelas de R$ 10 mil para cada), 3 de médio porte (3 parcelas de R$ 6 mil para cada) e 3 de pequeno porte (3 parcelas de R$ 3 mil para cada), totalizando repasse de R$ 441 mil (edital 002 – Subsídios);

- 30 projetos culturais online (R$ 2 mil para cada), totalizando repasse de R$ 60 mil (edital 003 – Festival Terê Cultura Online edição Aldir Blanc);

- 19 projetos culturais de médio porte (até R$ 30 mil para cada), totalizando repasse de R$ 366.914,80 (edital 004 – Aquisição de Projetos);

- 7 grupamentos socioculturais (R$ 9 mil para cada), totalizando repasse R$ 63 mil (edital 005 – Prêmio de Exercício Cultural para Coletivos);

- 50 artistas e grupos com aquisição de insumos e bens diversos (valores variados), totalizando repasse de R$ 144.225,02 (edital 006 – Prêmio para Aquisição de Bens); e

- 39 profissionais para ministrar palestras, cursos e workshops (R$ 4 mil para cada), totalizando repasse de R$ 156 mil (edital 007 – Prêmio de Exercício Cultural para Técnicos e Multiplicadores do Saber).

Foram abertos pela Prefeitura de Teresópolis 197 processos, todos pagos integralmente até 30 de dezembro de 2020, cumprindo à risca os prazos estabelecidos pela Lei 14.017. Mais de 300 profissionais foram diretamente beneficiados com recursos da lei e estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham tido acesso virtualmente às produções de Teresópolis, de recitais e shows a esquetes de teatro e exposições.

Outras 1.100 pessoas ainda serão beneficiadas com acesso gratuito às 310 contrapartidas, através dos cursos, palestras, bolsas de estudo, oficinas e workshops que serão realizados em escolas de arte do município e unidades da Secretaria de Cultura. Todos os procedimentos foram acompanhados pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, que também compôs a comissão avaliadora de todo o processo. 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Teresópolis recebe mais vacinas para idosos de 67 anos

Teresópolis recebe mais vacinas para idosos de 67 anos

 Com recebimento de mais doses da vacina, Teresópolis continuará a vacinação de idosos de 67 anos

  • Secretaria de Saúde também fará repescagem de idosos acima desta faixa etária
  • Idosos podem participar da campanha Dose de Solidariedade e entregar sua doação de leite em pó indicado para menores de 12 meses no posto de vacinação

Na manhã desta sexta-feira (9), Teresópolis recebeu nova remessa de vacinas contra a Covid-19. São 1800 unidades para a primeira dose e 2690 para a segunda. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde dará continuidade à vacinação de idosos com 67 anos ou mais na próxima segunda-feira (12). Das 1800 unidades destinadas para primeira dose, 1250 serão destinadas para os idosos (sendo 50 para acamados). Já o restante, 550, serão aplicadas na força de segurança pública, de acordo com determinação judicial e cronograma do Estado do Rio de Janeiro.

VACINAÇÃO DE PRIMEIRA DOSE

Para os idosos com 67 anos ou mais, a vacinação ocorre no dia 12 de abril, segunda-feira, de 9h às 15h, no sistema drive thru (dentro do carro), em três locais da cidade e interior: na Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca (Rua Júlio Rosa, 366)- 900 doses; em Pessegueiros (em frente ao Posto de Saúde)-100 doses; e em Bonsucesso (em frente à Unidade Básica de Saúde)-200 doses. Pessoas a pé também serão atendidas. Os idosos precisam levar documento de identificação (identidade e CPF), cartão SUS e comprovante de residência.

CALENDÁRIO DA APLICAÇÃO DE SEGUNDA DOSE

Idosos que receberam a vacina Coronavac em março receberão a segunda dose conforme calendário abaixo:

•    Vacinados em 20/3, 23/03 e 24/03: segunda dose no dia 13/4 (terça-feira)
•    Vacinados em 25/03, 26/03 27/03 e 29/03: segunda dose no dia 22/04 (quarta-feira)
•    Vacinados em 29/03, 30/03 e 31/03: segunda dose no dia 26/04 (segunda-feira)

Quem perdeu a segunda dose pode comparecer na próxima data disponível para completar sua imunização.
Lembrando que quem tomou a primeira na cidade, deve comparecer à Secretaria de Saúde (Júlio Rosa, 366, Tijuca). Quem foi imunizado em Pessegueiros e Bonsucesso deve comparecer ao mesmo local da aplicação da primeira dose. O idoso deve levar documento de identificação e o cartão de vacinação com o registro de data da primeira dose.

CAMPANHA DOSE DE SOLIDARIEDADE

Idosos que forem se vacinar podem ainda aderir à campanha “Dose de solidariedade”, com a doação de uma lata de leite em pó para crianças até 12 meses. A campanha promove uma corrente do bem contra a mortalidade infantil, com o objetivo de arrecadar 6.000 unidades para apoiar mães que possuam condições clínicas que as impeçam de amamentar os filhos. A campanha “Dose de solidariedade” é uma ação solidária e não é uma condição para as pessoas receberem doses da vacina contra a Covid-19 uma vez que a vacinação é um direito legal.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis