Pesquisar este blog

sábado, 31 de julho de 2021

Calendário de vacinação contra a Covid-19 início de agosto

Calendário de vacinação contra a Covid-19 início de agosto

 Prefeitura Municipal de Teresópolis irá aplicar primeira dose da vacina contra a Covid-19 em homens com 36 anos na segunda-feira (2), homens e mulheres com 35 na terça (3), e homens e mulheres com 34 na quarta (4)

Nos mesmos dias continua aplicação da segunda dose para completar a imunização 

A Prefeitura Municipal de Teresópolis irá avançar com o calendário de imunização contra a Covid-19, na primeira semana de agosto. De segunda a quarta-feira as aplicações ocorrem no sistema drive-thru (dentro do carro), na cidade e interior.

Na segunda-feira (2), serão os homens com 36 anos de idade. Na terça-feira (3), é a vez de homens e mulheres com 35 anos. Ambos os dias são para pessoas sem comorbidade.

Já na quarta-feira (4), a vacinação será para o público masculino e feminino com 34 anos, também sem comorbidade.

Em todos os dias, o atendido acontece de 9h às 15h. A distribuição de senhas ocorre da seguinte forma: Com 1900 doses disponíveis, a distribuição de senhas acontece da seguinte forma: 1400 doses na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Julio Rosa, 366, Tijuca); 350 em Bonsucesso (em frente à Unidade Básica de Saúde); e 250 em Pessegueiros (em frente ao Posto de Saúde).

Para que a vacinação ocorra é preciso apresentar os documentos a seguir: identidade (RG e CPF), cartão SUS (se tiver) e comprovante de residência em Teresópolis.

Aplicação da segunda dose

Ainda nos dias 2, 3 e 4 de agosto, continua a aplicação da segunda dose contra a Covid-19. Serão atendidas pessoas com estas datas indicadas no comprovante de vacinação ou com o período já vencido. O atendimento também acontece de 9h às 15h, nos mesmos pontos de vacinação.

Para completar a imunização são necessários os seguintes documentos: comprovante da primeira dose em Teresópolis e documento oficial com foto.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Unidade móvel do Sesc RJ oferecerá mamografia e Papanicolau gratuitos em Teresópolis

 

Unidade móvel do Sesc RJ oferecerá mamografia e Papanicolau gratuitos em Teresópolis

SAÚDE

Unidade móvel do Sesc RJ oferecerá mamografia e Papanicolau gratuitos em Teresópolis 

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher vai ser inaugurada na Praça Olímpica na quinta-feira (5/8). Exames podem ser agendados nas unidades de saúde do município por mulheres das faixas-etárias indicadas ou por aquelas que tenham requisição médica do serviço público.

TERESÓPOLIS/RJ – A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, veículo equipado com moderna tecnologia para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau), já está em Teresópolis, onde será instalada a partir de quinta-feira (5/8). A chegada da estrutura na cidade, viabilizada por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal e apoio do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), será celebrada em cerimônia na Praça Olímpica Luís Camões, onde a unidade está estacionada. Participarão membros da diretoria da Fecomércio RJ, Sesc RJ, Sincomércio e autoridades municipais.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 9mx3m dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do Papanicolau. Ela operará até meados de dezembro como um braço do sistema municipal de saúde. Mulheres nas faixas etárias recomendadas para os exames - 50 a 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau – podem agendá-los em postos de atenção básica do município. As mulheres que estão fora dessas faixas-etárias também podem agendar o serviço, desde que tenham requisição médica proveniente do serviço público.

Após realização do exame de mamografia, as imagens de Raio-X são remetidas via online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, faz o laudo e o encaminha à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, realiza a devolutiva aos pacientes. O Sesc RJ estima fazer cerca de 1.500 Papanicolau e 1.500 mamografias no período.

Resultados prontos em até 30 dias

A intenção é que os resultados de ambos os exames fiquem prontos em até 30 dias, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames. A detecção precoce do câncer de mama é considerada fator primordial para a cura da doença. Confira abaixo os horários de atendimentos.

Unidade móvel do Sesc RJ oferecerá mamografia e Papanicolau gratuitos em Teresópolis

SERVIÇO

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher – TERESÓPOLIS/RJ

  • Inauguração: 05/08/2021 – Praça Olímpica Luis Camões - Várzea 
  • Exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau)
  • Público:
  •  Mulheres entre 25 e 64 anos (Papanicolau) e entre 50 e 69 anos (mamografia)
  •  Mulheres e homens com prescrição médica do serviço público, mesmo fora das faixas-etárias indicadas
  • Agendamento: Unidades Básicas de Saúde do município 
  • Início dos atendimentos: a partir de 09/08/21

Horário de funcionamento:

  • Segundas: 10h às 20h
  • Terças: 8h às 18h
  • Quartas: 8h às 20h
  • Quintas: 8h às 18h
  • Sextas: 7h às 13h

Fonte: Sesc RJ / Wando Soares 

Unidade móvel do Sesc RJ oferecerá mamografia e Papanicolau gratuitos em Teresópolis

Prova de ciclismo de estrada: Teresópolis sedia etapa do Circuito Il Grangiro 2021

Prova de ciclismo de estrada: Teresópolis sedia etapa do Circuito Il Grangiro 2021

 Prova de ciclismo de estrada: Teresópolis sedia etapa do Circuito II Grangiro 2021

Teresópolis, 30 de julho de 2021 – Confirmada para o dia 29 de agosto, em Teresópolis, a Etapa Estrada Serra das Hortênsias do Circuito Il Grangiro 2021, prova de ciclismo de estrada realizada pela Effect Sport, com patrocínio da Enel Distribuidora e do Governo do Estado. Com largada da Feirarte – a popular Feirinha do Alto, em direção a Itaipava, a competição tem percurso aproximado de 80 quilômetros, com 1.500 metros de altimetria acumulada, e duração máxima de 3h30, com chegada no Teresópolis Golf Club.

O evento carbono neutro comprometido com o planeta e de excelência para os competidores do ciclismo amador foi apresentado nesta quinta-feira, 29/07, por Claudia Helena Porto, diretora da Effect para a competição, em encontro realizado na Prefeitura e que reuniu representantes das secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Turismo, da Guarda Civil Municipal/Secretaria de Segurança Pública, do Polo Gastronômico, do Teresópolis Convention & Visitors Bureau e da rede de hotéis e pousadas da cidade.

“Ser sede de um evento desse porte só traz benefícios para o município. A gestão municipal apóia e incentiva todas as iniciativas que estimulem a prática esportiva e de atividades físicas. É dessa forma que muitas vezes são descobertos novos talentos e futuros campeões”, pontuou Gustavo Lopes, secretário municipal de Esporte.

O secretário de Turismo de Teresópolis, Maurício Weichert, destaca que a iniciativa vai contribuir com a proposta do ‘Vem pra Terê’, um dos eixos do Programa de Recuperação Econômica e Geração de Emprego ‘Pra Cima Terê’, liderado pelo Prefeito Vinicius Claussen, cujo objetivo é promover o destino Teresópolis, atrair eventos e aquecer a atividade turística no município.

“Gradativamente os eventos vão sendo retomados, de forma responsável e seguindo todos os protocolos sanitários e de segurança por conta da pandemia. Teresópolis volta a ficar em evidência no cenário regional e estadual de forma positiva. Acreditamos que a Etapa Estrada Serra das Hortênsias do Circuito Grangiro reunirá um número interessante de visitantes para movimentar o nosso comércio e trazer dinheiro novo”, comemora o secretário Maurício Weichert.

Fotos: Divulgação Il Grangiro e Alberto Barbosa

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Prova de ciclismo de estrada: Teresópolis sedia etapa do Circuito Il Grangiro 2021

Prova de ciclismo de estrada: Teresópolis sedia etapa do Circuito Il Grangiro 2021

Código Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal em Teresópolis

Primeira-dama Paula Schütte Claussen com Jackson Muci, coordenador da COPBEA, e as protetoras independentes Adriana Figueira e Katia Hildenbrand

Prefeito Vinicius Claussen cria o 
Código Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal

Lei prevê abrigos padronizados para animais comunitários, que serão cuidados por protetores cadastrados pela Prefeitura

Teresópolis, 30 de julho de 2021 – Sancionada nesta quinta-feira, 29/07, pelo Prefeito Vinicius Claussen, a Lei Municipal 4.044/2021 cria o Código Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal de Teresópolis. A legislação, feita pelo Executivo Municipal em parceria com o Vereador Tenente Jaime, estabelece normas para a criação e comercialização de cães e gatos, lista procedimentos a serem adotados em caso de maus-tratos e abandono, define multa e determina punição para infratores. Também proíbe a exploração animal e orienta a realização de esterilização cirúrgica – promovida e coordenada pelo Poder Público, através de parcerias – para o controle populacional de cães e gatos.

“O nosso plano de gestão para a causa animal começou em 2018, com a criação da COPBEA (Coordenação de Proteção e Bem-estar Animal). Com a Lei 4.044/2021 estamos aprimorando as regras e definindo responsabilidades do poder público, dos tutores e da sociedade em geral. Proteger os animais é dever de todos”, assinala o Prefeito Vinicius Claussen.

Cães comunitários e abrigos

O Código determina normas de identificação, controle e atendimento aos animais comunitários. Eles poderão ser mantidos nos locais onde vivem e serão tratados pelos cuidadores comunitários que já prestam esse serviço. Os cuidadores deverão se cadastrar e registrar o animal sob sua responsabilidade na Prefeitura, por meio da COPBEA. A Coordenadoria orientará sobre como deverão ser solicitados abrigos temporários padronizados para proteger os animais das condições climáticas e que serão instalados em praças e vias públicas. Caso a Prefeitura tenha o abrigo, ele será doado. Do contrário, o cuidador poderá providenciar, seguindo um padrão determinado.

“É um momento de muita alegria ver a implementação de um projeto que vem ao encontro com as necessidades dos cães comunitários. Além das casinhas que oferecem o abrigo de chuva e frio, em breve estaremos castrando e vacinando esses cães de rua que já são cuidados com muito carinho pelos protetores e ONGs. Os protetores que já cuidam desses animais em locais públicos e são responsáveis por eles podem solicitar à COPBEA a quantidade de casinhas necessárias, esse pedido passa por uma avaliação”, pontua a Primeira-dama Paula Schütte Claussen, def ensora da causa animal.

As protetoras independentes Katia Hildenbrand e Adriana Figueira aprovam a iniciativa do abrigo. “Será bom eles ficarem protegidos do vento e da chuva”, comenta Katia. “Ao dar abrigo e outros atendimentos, a Prefeitura possibilitará que pessoas voluntárias possam cuidar melhor dos animais comunitários que, abandonados e sem ter para onde ir, permanecem nos locais onde são aceitos”, completa Adriana.

Outros tratamentos, como vacinação e esterilização, serão feitos em parceria. “Futuramente, a Gestão Municipal fará um trabalho conjunto com o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos). A proposta é que alunos do curso de Medicina Veterinária e a equipe do Setor de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, percorram os bairros populares, cadastrem cães e gatos domésticos de famílias inscritas no Programa Bolsa Família e encaminhem os animais para atendimento clínico veterinário, onde serão vacinados, vermifugados e castrados”, relata Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

Foto: Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Novo Decreto define regras sanitárias para velórios e funerais - Covid-19

 

Novo Decreto em Teresópolis define regras sanitárias para velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19

ENFRENTAMENTO À COVID EM TERESÓPOLIS:

Novo Decreto define regras sanitárias para velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19

Teresópolis, 28 de julho de 2021 – Publicado em edição extra do Diário Oficial Eletrônico na noite desta terça-feira, 27/07, o Decreto Municipal 5.563/2021 mantém até o dia 9 de agosto restrições e flexibilização do funcionamento de várias atividades, desde que sejam mantidas as principais medidas restritivas contra o avanço do contágio da Covid-19 em Teresópolis.  

Pelo decreto, não é recomendada a realização de velórios ou funerais de pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19 durante a pandemia. Porém, define várias regras que devem ser seguidas, obrigatoriamente, caso sejam realizados:

  • Manter a urna funerária fechada durante todo o velório e funeral, evitando qualquer contato com o corpo do falecido;
  • Utilizar água, sabão, papel toalha e álcool em gel a 70% para higienização das mãos durante todo o velório;
  • A urna funerária deverá ser colocada em local aberto ou ventilado;
  • Proibir a presença de pessoas do grupo de risco para agravamento da Covid-19 (idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos) e crianças;
  • Não permitir a presença de pessoas com sintomas respiratórios, observando a legislação referente a quarentena e internação compulsória no âmbito da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional

(ESPIN) pela Covid-19;

  • Não é permitida a disponibilização de alimentos;
  • Para o consumo de bebidas, é proibido o compartilhamento de copos;
  • A cerimônia de sepultamento não deve contar com aglomerado de pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre elas, bem como outras medidas de isolamento social e de etiqueta respiratória;
  • Recomenda-se que o sepultamento ocorra com, no máximo, 10 pessoas, e tenha duração máxima de uma hora, a fim de evitar aglomerações;
  • As cerimônias devem ocorrer entre 6h e 17h, em locais ventilados;
  • O cortejo do corpo não deve ser realizado, assim como medidas de prevenção deverão ser adotadas no transporte dos familiares, seja individual ou coletivo.

Continuam restritas:

  • A realização de reuniões e festividades com aglomeração de pessoas.
  • Visitas hospitalares a pacientes diagnosticados com Covid-19.
  • A prática de atividades físicas em ruas e praças sem o uso de máscara.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis vacina nesta quinta-feira (29) homens e mulheres de 37 anos contra a Covid-19

 

Teresópolis vacina nesta quinta-feira (29) homens e mulheres de 37 anos contra a Covid-19

Teresópolis vacina nesta quinta-feira (29) homens e mulheres de 37 anos contra a Covid-19

Continua aplicação da segunda dose para completar a imunização

Teresópolis, 28 de julho de 2021 - A Prefeitura de Teresópolis aplica nesta quinta-feira (29) a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em homens e mulheres de 37 anos, sem comorbidade. A imunização ocorre no sistema drive-thru (dentro do carro), na cidade e interior. Pessoas a pé também serão imunizadas.

Com 1400 doses disponíveis, o atendimento acontece de 9h às 15h. As senhas serão distribuídas da seguinte forma: 1000 na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Julio Rosa, 366, Tijuca); 250 em Bonsucesso (em frente à Unidade Básica de Saúde); e 150 em Pessegueiros (em frente ao Posto de Saúde).

Para que a vacinação ocorra é necessária apresentação destes documentos: identidade (RG e CPF), cartão SUS (caso possua) e comprovante de residência em Teresópolis.

Aplicação da segunda dose

Também na quinta-feira (29), continua a aplicação de segunda dose contra a Covid-19. Serão atendidas todas as pessoas com esta data indicada no comprovante de vacinação ou com o período já vencido. O atendimento também ocorre de 9h às 15h, nos mesmos pontos de vacinação.

Para completar a imunização são necessários os seguintes documentos: comprovante da primeira dose em Teresópolis e documento oficial com foto.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

CCFP recebe o choro disruptivo do grupo Choro em 3

CCFP recebe o choro disruptivo do grupo Choro em 3

CCFP recebe o choro disruptivo do grupo Choro em 3

O choro vai tomar conta do palco do Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFP), no dia 31 de julho. A apresentação do grupo Choro em 3 faz parte da série musical Concertos de Gala, que será transmitida ao público, às 19h, pelo canal do CCFP no Youtube.

O trio, composto pelos experientes músicos Alexandre Guichard, no violão; João Fernando, no Bandolim; e Hélio Ratis, na percussão, propõe representar o choro como uma das principais matrizes da música popular brasileira, a partir da releitura de obras clássicas por meio de interpretações que exploram as possibilidades sonoras. A apresentação vai homenagear os principais compositores do gênero, como Pixinguinha, Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim.

O grupo celebrou a oportunidade de se reunir para tocar, ainda mais em um momento de pandemia, em que muitas apresentações foram suspensas. “Toda e qualquer oportunidade que temos de estarmos juntos para tocar é sempre uma alegria muito grande. Sendo em um projeto de tamanha relevância para Teresópolis é uma alegria maior ainda”, disse João Fernando. Os três músicos se uniram com a proposta de divulgar o repertório de choro com uma formação musical diferente. “Um grupo regional de choro comum é composto por violão de sete cordas, cavaquinho, pandeiro, e um sopro, como a flauta. No nosso caso temos bandolim, violão ou viola caipira e bateria, que, apesar de não ser do choro, amplia muito o leque de possibilidades sonoras e rítmicas, e gostamos muito de explorar esse lado”, declarou o bandolinista.

Fonte: Unifeso Jornalismo

terça-feira, 27 de julho de 2021

Aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19 nesta quarta 28

 

Aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19 nesta quarta 28

Aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19 nesta quarta 28

Nesta quarta-feira, dia 28/07, Teresópolis segue aplicando exclusivamente segundas doses de vacina contra a Covid-19.

Esta data é destinada para quem recebeu a primeira dose no município e já está no prazo de completar a imunização. Confira seu comprovante de vacinação e veja se chegou a sua vez!

A Secretaria Municipal de Saúde segue aguardando novas remessas de lotes de vacina do Ministério da Saúde, via Governo do Estado, para aplicação de primeiras doses. Assim que isso acontecer, informaremos em nossos canais de comunicação oficiais.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura modifica autorização de ingresso de veículos turísticos em Teresópolis

Prefeitura modifica autorização de ingresso de veículos turísticos em Teresópolis

 Prefeitura modifica autorização de ingresso de veículos turísticos em Teresópolis

Teresópolis, 27 de julho de 2021 - A Secretaria de Turismo de Teresópolis, após sugestões dos usuários e sempre em busca de melhorar o seu atendimento e a organização da atividade turística, alterou o processo de autorização de ingressos de veículos turísticos em Teresópolis.

A partir desta terça-feira, 27/07, os operadores de veículos turísticos, empresas de viagens e guias de turismo, entre outros, que possuam CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo, farão uma autodeclaração através da plataforma gratuita Sympla no endereço www.sympla.com.br/teresopolis ou pelo site da Secretaria de Turismo https://turismo.teresopolis.rj.gov.br/, que possui o link de encaminhamento para o formulário de autorização.

“O objetivo é facilitar o procedimento, manter a fiscalização, obter dados estatísticos e fomentar os profissionais e as empresas com CADASTUR, uma exigência da Lei Geral do Turismo”, explica Maurício Weichert, secretário municipal de Turismo, informando que quem solicitou autorização no sistema anterior permanece autorizado, ou seja, não precisará acessar o novo sistema.

A iniciativa está inserida no eixo ‘Vem pra Terê’, do programa municipal ‘Pra Cima Terê’, e cujo objetivo é promover o destino Teresópolis, atrair eventos e aquecer a atividade turística no município, gerando emprego e renda. Sempre de forma responsável e gradual, seguindo os protocolos sanitários para evitar a disseminação do coronavírus.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Acolhimento pessoas em situação de rua durante frente fria de alta intensidade

Acolhimento pessoas em situação de rua durante frente fria de alta intensidade

 Operação Presença Social: Prefeitura intensifica ações para acolher pessoas em situação de rua durante frente fria de alta intensidade

Teresópolis, 27 de julho de 2021 – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social montou um planejamento estratégico, dentro da Operação Presença Social, para intensificar o acolhimento de pessoas em situação de rua por conta da previsão da chegada de frente fria com acentuada queda de temperatura.

Foram mobilizadas equipes técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Consultório de Rua e do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), da Secretaria Municipal de Saúde, e agentes da Defesa Civil Municipal, a fim de acolher esse público e amenizar os efeitos da incidência climática.

“Além do abrigo da Associação Beneficente Sopão, a Gestão Municipal busca a parceria de uma iniciativa solidária criada recentemente para receber moradores em situação de rua. Também investe em vagas em hotel para acolhimento emergencial de mulheres e crianças. O Ginásio Pedrão será utilizado em último caso. A aquisição de cobertores, camas e colchões está sendo providenciada”, explica Valdeck Amaral, secretário municipal de Desenvolvimento Social.

Ações de dia e à noite

Dez profissionais trabalharão durante toda a madrugada visando atender pessoas em situação de vulnerabilidade. Também serão realizadas ações diurnas e mantidas equipes de plantão para casos de emergência. Como a Constituição Federal não permite a remoção forçada da população de rua, quem se recusar a ir para abrigos receberá cobertor para se proteger do frio intenso.

“Equipe do Desenvolvimento Social se unirá aos agentes da Defesa Civil e ao pessoal do Consultório de Rua para abordagens de pessoas em situação de rua, sempre a partir de 21h, com encaminhamento consentido aos abrigos da cidade. Os homens serão encaminhados a dois abrigos, que estarão abertos para recebê-los. Mulheres e crianças encontradas em situação de rua serão levadas para hotéis da cidade, onde passarão a noite. No dia seguinte, elas serão encaminhadas a instituições para a continuidade do atendimento”, relata Valdeck Amaral.

“Durante o dia, às 6h outra equipe da secretaria fará rondas em locais onde tenham moradores de rua. O objetivo é prestar atendimento a moradores que tenham se recusado ao acolhimento e que necessitem do apoio da Saúde ou de outro encaminhamento. Além disso, manteremos pessoal de sobreaviso durante 24 horas, com assistente social, técnico de abordagem social e um motorista para atender casos de emergência”, completa o secretário de Desenvolvimento Social.

A população pode colaborar com as ações de acolhimento informando onde há pessoas dormindo na rua sem assistência. s informações podem ser repassadas de segunda a sexta, de 9h às 18h, pelos telefones (21) 92005-2021 e (21) 3641-5866. 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Novos membros do Conselho Municipal de Turismo tomam posse

 

Novos membros do Conselho Municipal de Turismo tomam posse

Novos membros do Conselho Municipal de Turismo tomam posse

Teresópolis, 27 de julho de 2021 – Realizada nesta segunda-feira, 26/07, na Prefeitura, a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) para o biênio 2021-2023. Vinte e seis integrantes, entre titulares e suplentes, foram eleitos em reunião online realizada no mês de maio.

Presidido por Maurício Weichert, secretário municipal de Turismo, representante do poder público, e tendo como vice-presidente o empresário Pedro Alves, representando a sociedade civil, o COMTUR é um órgão consultivo, criado pela Lei Municipal 3.464/2016 com a missão de atuar em conjunto com a gestão municipal na elaboração e implantação de políticas públicas para fomentar e promover a atividade turística em Teresópolis.

“É fundamental a construção coletiva de ações para o desenvolvimento e a profissionalização desta que é uma das principais atividades econômicas de Teresópolis”, destacou Maurício Weichert.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Teresópolis realiza Conferência virtual de Assistência Social nos dias 12 e 13 de agosto

 

Teresópolis realiza Conferência Municipal de Assistência Social nos dias 12 e 13 de agosto, na modalidade virtual

Teresópolis realiza Conferência Municipal de Assistência Social nos dias 12 e 13 de agosto, na modalidade virtual

Teresópolis, 26 de julho de 2021 – Com o tema central “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Teresópolis acontecerá nos dias 12, de 9h15 às 17h, e 13 de agosto, de 9h15 às 12h30, na modalidade virtual.

A realização é do Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O evento poderá ser acessado pelo link https://www.youtube.com/c/PrefeituradeTeresopolisOficial.

Poderão participar representantes de entidades assistenciais, profissionais da rede de atendimento, usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e qualquer pessoa interessada. As inscrições para participações ativas podem ser realizadas no link https://forms.gle/Ho7xfDza214JHYZw8. Já delegados poderão se inscrever por meio do https://forms.gle/zG9qk5C3qhB4rGhF8.

As conferências da Assistência Social são espaços deliberativos de participação social que têm o objetivo de avaliar a Política de Assistência Social e propor novas diretrizes para o aperfeiçoamento e fortalecimento do SUAS. 

Confira a programação no anexo.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Teresópolis realiza Conferência virtual de Assistência Social nos dias 12 e 13 de agosto
Teresópolis realiza Conferência virtual de Assistência Social nos dias 12 e 13 de agosto
Teresópolis realiza Conferência virtual de Assistência Social nos dias 12 e 13 de agosto


Projeto ‘Proteger Teresópolis Rural’

Projeto ‘Proteger Teresópolis Rural’

 ‘Proteger Teresópolis Rural’: Projeto une Prefeitura e UNIFESO no diagnóstico produtivo, ambiental, socioeconômico e sanitário da agricultura no município

Também são parceiros a Secretária Estadual de Agricultura e a Emater-Rio

Teresópolis, 26 de julho de 2021 – Considerado o maior produtor de hortaliças no estado do Rio de Janeiro e possuidor de expressivo patrimônio ambiental, o município tem a sua produção agropecuária como alvo do projeto Proteger Teresópolis Rural, uma realização do Centro Universitário Serra dos órgãos (UNIFESO) em parceria com a Prefeitura. O lançamento do projeto está marcado para o dia 3 de agosto, com cerimônia restrita a um número reduzido de convidados por conta da pandemia, e terá transmissão online.

A proposta do trabalho conjunto, que une as secretarias municipais de Agricultura, de Meio Ambiente, de Saúde e de Defesa Civil, e também a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e a Emater-Rio, é fazer um diagnóstico socioeconômico da agricultura, abrangendo as questões sanitárias, produtivas e ambientais da atividade agrícola de Teresópolis.

Os dados serão coletados por estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e de Nutrição, com apoio do poder público. Os universitários participarão de atividades de campo, com visitas às propriedades do 2º e do 3º Distritos para entrevistar produtores e trabalhadores rurais.

A iniciativa leva em conta que, apesar da fundamental importância deste segmento econômico para a geração de renda, a fixação do homem no campo e o abastecimento do mercado da região metropolitana do Rio de Janeiro, Teresópolis não possui dados oficiais detalhados do setor. Essas informações são consideradas de fundamental importância para a formulação de políticas públicas e privadas e a realização de ações para o desenvolvimento regional, preservação ambiental e a melhoria qualidade de vida dos trabalhadores e da população rural do município.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Festival Sesc de Inverno 2021 com destaques do fim de semana

 

Autobiografia Autorizada Paulo Betti -2-Divulgação

FESTIVAL SESC DE INVERNO

Emicida, Paulo Betti, Circo Zanni e espetáculo Paulo Freire, o andarilho da utopia: confira os destaques do fim de semana

Programação de enceramento do evento conta também com ciclo de entrevistas com o coreógrafo Renato Vieira e o ator Ricardo Blat, sessão de curtas infantis e show do grupo Tiquequê, entre outras atividades

RIO DE JANEIRO - O Festival Sesc de Inverno – um dos maiores eventos culturais multilinguagem do Brasil promovido pelo Sesc RJ – se encerra neste fim de semana com uma programação on-line repleta de atrações. Nesta sexta-feira (23/7), às 19h, o destaque é “Paulo Freire, o andarilho da utopia”, peça que acompanha a trajetória e os causos do educador Paulo Freire, um dos mais notáveis pensadores da história da educação mundial, misturando elementos das linguagens do teatro, do palhaço e do teatro de rua. A atração vai ao ar pelo YouTube do Sesc RJ (/portalsescrio).

No sábado (24/7), às 11h, o coreógrafo Renato Vieira é a atração do ciclo de entrevistas com importantes referências das artes cênicas do país, numa transmissão pelo Instagram do Sesc Nogueira. No mesmo horário, haverá sessão de curtas-infantis com “Eu queria ser um monstro” e “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra lixeira furada e capitão sujeira”, no Instagram do Sesc Nova Friburgo. Os diretores de Marcelo Marão e Beatriz Ohana participam de um debate às 16h no mesmo canal.

No domingo (25/7), a programação começa às 11h, no Instagram do Sesc Quitandinha, com o Vídeo Espetáculo Circo Zanni. O trabalho é composto de imagens de produções realizadas ao longo dos 17 anos do grupo fundado por Domingos Montagner (1962-2016) e Fernando Sampaio, entre outros artistas. No mesmo horário, a artista Gabriela Ribas, da Cia Arteira, de Nova Friburgo, convida o ator Ricardo Blat para uma conversa sobre sua trajetória na cena teatral brasileira no Instagram da unidade Sesc do município.  

Carlos Gueller-Acervo Zanni

Bons ventos

 

Às 17h, pelo YouTube do Sesc RJ, tem show do Tiquequê, grupo formado há 20 anos, mas que estourou na internet durante a pandemia com espetáculos musicais para crianças. Paulo Betti estrela às 19h, no mesmo canal, “Autobiografia autorizada”, espetáculo que estreou em 2015 por ocasião dos seus 40 anos de profissão. Às 20h, o rapper Emicida encerra a programação, também pelo YouTube, com o show AmarElo. A apresentação conta com canções do álbum homônimo vencedor do Grammy Latino de 2020 e que virou documentário de sucesso na plataforma Netflix. Confira abaixo a programação completa do último fim de semana, também disponível em www.sescrio.org.br

Balões com poesias nos céus – Os céus de Três Rios e Petrópolis serão coloridos por balões biodegradáveis carregando uma poesia ou conto único que fala sobre amores, vida, tristezas, passado e presente, a exemplo do que aconteceu no município de Guapimirim, dia 17. Os textos são impressos em papel semente, que pode ser plantado pela pessoa que encontrar o objeto quando ele voltar ao chão. O enchimento e a liberação dos balões poderão ser acompanhados na Praça Sebastião, em Três Rios, na sexta-feira (23), às 17h, e no entorno do lago Sesc Quitandinha, no sábado (24), às 10h. A atividade, que respeita todos os protocolos de segurança sanitária, também acontece no Sesc Nogueira, no sábado, às 15h, mas é exclusiva para hóspedes.

SERVIÇO

Festival Sesc de Inverno 2021

  • De 16 a 25 de julho
  • Programação virtual pelo Youtube (/portalsescrio) e outras plataformas digitais
  • Intervenções urbanas em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Três Rios

Destaques da programação deste fim de semana (23 a 25/7)

Programação completa em www.sescrio.org.br

Leitura de Portfólio, com a curadora Daniela Name

  • 23/07 a 24/07, das 10h às 17h
  • Faixa Etária: Livre
  • Plataforma de webconferência. Informações: Instagram Sesc Quitandinha (@sescquitandinha)

 Massoterapia – uma boa opção

  • 23/07, às 16h
  • Faixa Etária: Livre
  • Canal do Sesc RJ no YouTube (/portalsescrio)

 Intervenção Artística – Bons ventos

  • 23/07, às 17h
  • Entrada: Gratuito
  • Faixa Etária: Livre
  • Praça São Sebastião, Três Rios

 Paulo Freire, o andarilho da utopia – Richard Riguetti

  • 23/07, às 19h
  • Faixa Etária: Livre
  • Canal do Sesc RJ no YouTube (/portalsescrio)

Live – Construção e resgate de brincadeiras

  • 24/07, às 10h
  • Faixa Etária: Livre
  • Instagram Sesc Quitandinha (@sescquitandinha)

Intervenção Artística – Bons ventos

  • 24/07, às 10h
  • Faixa Etária: Livre
  • Entorno do Lago Quitandinha, Petrópolis

Live – Construção e resgate de brincadeiras

  • 24/07, às 10h20
  • Faixa Etária: Livre
  • Instagram Sesc Quitandinha (@sescquitandinha)

Sessão de curtas infanto-juvenis

  • 24/07, às 11h
  • Faixa Etária: Livre
  • Instagram Sesc Nova Friburgo (@sescnovafriburgo)

Ciclo de entrevistas – Renato Vieira

  • 24/07, às 11h
  • Faixa Etária: Livre
  • Instagram do Sesc Nogueira (@sescnogueira)

Ciclo de entrevistas – Gabriela Ribas / Ricardo Blat

  • 25/07, às 11h
  • Faixa Etária: Livre
  • Instagram do Sesc Nova Friburgo (@sescnovafriburgo)

Jogo Teatro Online

Circo Zanni

  • 25/07, às 11h
  • Faixa Etária: Livre
  • Instagram Sesc Quitandinha (@sescquitandinha)

Tiquequê

  • 25/07, às 17h
  • Faixa Etária: Livre
  • Canal do Sesc RJ no YouTube (/portalsescrio)

Autobiografia Autorizada – Paulo Betti

  • 25/07, às 19h
  • Faixa Etária: 12 anos
  • Canal do Sesc RJ no YouTube (/portalsescrio)

Emicida – AmarELO

  • 25/07, às 20h
  • Faixa Etária: Livre
  • Canal do Sesc RJ no YouTube (/portalsescrio)

Fonte: Sesc RJ/ Wando Soares 

Paulo Freire-O Andarilho-Cred-Dalton Valério

Eu queria ser um monstro-Divulgação

Emicida-Cred-Wendy Andrade

Calendário de imunização contra covid-19 retorna nesta sexta 23

 

Calendário de imunização retorna nesta sexta-feira (23), com vacinação contra a Covid-19 de homens de 38 anos, sem comorbidade

Calendário de imunização retorna nesta sexta-feira (23), com vacinação contra a Covid-19 de homens de 38 anos, sem comorbidade

No mesmo dia, continua aplicação da segunda dose para completar a imunização

Nesta sexta-feira (23), a Prefeitura Municipal de Teresópolis irá retomar o calendário de imunização contra a Covid-19, aplicando a primeira dose em homens com 38 anos, sem comorbidade. A vacinação acontece no sistema drive-thru (dentro do carro), na cidade e interior.

Com 1300 doses reservadas para esta aplicação, o atendimento será de 9h às 15h. As senhas serão distribuídas da seguinte forma em cada local: 900 doses na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Julio Rosa, 366, Tijuca); 250 em Bonsucesso (em frente à Unidade Básica de Saúde); e 150 em Pessegueiros (em frente ao Posto de Saúde).

Para que a vacinação ocorra é necessária apresentação destes documentos: identidade (RG e CPF), cartão SUS (caso possua) e comprovante de residência em Teresópolis.

Aplicação da segunda dose

Ainda na sexta-feira (23), continua a vacinação de segunda dose contra a Covid-19. Serão atendidas todas as pessoas com esta data indicada no comprovante de vacinação ou com o período já vencido.

O atendimento também acontece de 9h às 15h, nos mesmos pontos de vacinação.

Para completar a imunização é preciso apresentas os seguintes documentos: comprovante da primeira dose em Teresópolis e documento oficial com foto.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Três toneladas em cestas básicas do Mesa Brasil Sesc chegam a Teresópolis

 

Três toneladas em cestas básicas do Mesa Brasil Sesc chegam a Teresópolis

SOLIDARIEDADE

Três toneladas em cestas básicas do Mesa Brasil Sesc chegam a Teresópolis

Município é um dos 22 atendidos por força-tarefa que distribuirá 5 mil cestas básica (75 toneladas) a  mais de 17 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

TERESÓPOLIS – O Mesa Brasil Sesc RJ - programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc RJ - entregou nesta quarta-feira (21/7) três toneladas em cestas básicas em Teresópolis, donativos que serão direcionados a pessoas impactadas pela crise provocada pela pandemia da Covid-19. Com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), os alimentos foram entregues a entidades socioassistenciais do município.

Teresópolis integra uma lista de 22 municípios que serão atendidos por uma força-tarefa do programa do Sesc RJ que levará 75 toneladas de alimentos (5 mil cestas), nos meses de julho, agosto e setembro, à mesa de pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado. O vice-presidente do Sincomércio, Igor Edelstein, participou dos trabalhos de logística, na tarde desta quarta, em frente ao Sesc Alpina, no Golfe.

“Em nome do Sincomércio Teresópolis queremos agradecer imensamente ao presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior pelas 3 toneladas que nos foram doadas através do Mesa Brasil. Estas cestas serão destinadas a famílias carentes que hoje passam por uma grande necessidade devido à pandemia” disse o dirigente do Sincomércio em referência ao presidente do Sistema Fecomércio-RJ.

As cestas são compostas por itens como arroz, feijão, macarrão, salsicha, molho de tomates, farinha de mandioca, fubá de milho, óleo, açúcar, café, biscoitos, entre outros. Os alimentos são arrecadados junto a empresas parceiras do programa, que atua como uma ponte entre quem pode doar e quem precisa receber. A distribuição nos municípios é feita a entidades como creches, abrigos e asilos com o apoio dos sindicatos varejistas locais.

Depois de Teresópolis, o programa parte para Nova Friburgo (22/7), Petrópolis (27/7), São João de Meriti (28/7), Nilópolis (29/7), Nova Iguaçu (3/8), Duque de Caxias (4/8), Miguel Pereira (5/8), Niterói (10/8) e São Gonçalo (11/8). A agenda de entrega segue até dia 8/9, com o encerramento na capital. Confira abaixo o cronograma completo.

Rio de Mãos Dadas

A ação integra a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visam a envolver as pessoas em um clima de positividade e esperança em 2021. Além da doação de alimentos, a campanha engloba uma série de ações, com participação dos setores público e privado, para incentivar a retomada da confiança dos fluminenses frente à pandemia da Covid-19. Ao longo do ano, estão previstas iniciativas como edital de cultura, intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, iniciativas voltadas para empresários, cursos adaptados ao “novo normal”, entre outras. A campanha é simbolizada por esculturas em formato de mãos que se unem, representando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos. Com 2 metros de altura e personalizadas por dez artistas, as obras estão circulando por municípios do estado.

Saiba mais sobre o Mesa Brasil Sesc RJ – O Mesa Brasil Sesc RJ atua há 20 anos no combate à fome e ao desperdício, recolhendo doações de alimentos não perecíveis e in natura de empresas e organizações e os distribuindo a instituições socioassistenciais cadastradas, como creches, abrigos, asilos, etc. Além disso, orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos, utilizando de forma criativa e saborosa partes que tradicionalmente são descartadas. O programa atua ainda em situações de calamidade, como desastres naturais. Desde o início da pandemia até 8 de julho já foram doadas mais de 2,9 mil toneladas de alimentos.

Cronograma de distribuição das cestas básicas

  • Conceição de Macabu – 20/7
  • Teresópolis - 21/7
  • Nova Friburgo - 22/7
  • Petrópolis - 27/7
  • São João de Meriti – 28/7
  • Nilópolis – 29/7
  • Nova Iguaçu – 3/8
  • Duque de Caxias – 4/8
  • Miguel Pereira – 5/8
  • Niterói – 10/8
  • São Gonçalo – 11/8
  • Volta Redonda – 12/8
  • Barra Mansa – 17/8
  • Três Rios – 18/8
  • Angra dos Reis – 19/8
  • Valença – 24/8
  • Barra do Piraí – 25/8
  • Itaperuna – 26/8
  • Cabo Frio – 31/8
  • Rio das Ostras – 1/9
  • Macaé – 2/9
  • Rio de Janeiro – 8/9

Fonte: Sesc RJ/ Wando Soares 

Três toneladas em cestas básicas do Mesa Brasil Sesc chegam a Teresópolis

Ballet Stagium comemora 50 anos com apresentação on-line nesta quinta-feira , 22

 

O Canto da Minha Terra-Ballet Stagium-Arnaldo J.G. Torres

FESTIVAL SESC DE INVERNO

Ballet Stagium comemora 50 anos com apresentação on-line nesta quinta-feira (22/7)

Documentário e conversa sobre o cineasta Humberto Mauro, Seminário sobre Paulo Freire, vivência com slammers sobre poesia falada e live com a artista visual Ilana Paterman Brasil estão entre os destaques desta quinta-feira

RIO DE JANEIRO - Fundada em 1971, a companhia Ballet Stagium, de São Paulo, comemora durante o Festival Sesc de Inverno, promovido pelo Sesc RJ, seus 50 anos. A celebração será nesta quinta-feira (22/7), às 19h, com uma apresentação on-line de “O canto da minha terra”, espetáculo em que o grupo se lança na tarefa de representar, através da dança, toda a poesia de um dos principais nomes da MPB: Ary Barroso. A transmissão será pelo YouTube (/portalsescrio).

Dirigida por Decio Otero e Márika Gidali, a obra adentra nas comemorações do meio século de existência e resistência da companhia, que está em constante trânsito entre tradição e ruptura, propondo a reflexão sobre o Brasil em sua complexidade social, histórica e cultural. O espetáculo foi gravado este mês exclusivamente para o Festival Sesc de Inverno no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

Documentário sobre Humberto Mauro

Mais cedo, às 14h, o público poderá assistir, também pelo YouTube, o documentário “Humberto Mauro”. Selecionado em 2018 para o 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza, o filme reúne trechos de obras do cineasta e entrevistas que trazem um panorama da vida e da carreira desse grande nome do cinema nacional. Após a exibição, o diretor André Di Mauro, sobrinho-neto de Humberto, participa de uma conversa on-line com os pesquisadores Mateus Nagime e Sheila Schvarzman.

Andre Di Mauro-Divulgação

Ilana Paterman Brasil-Divulgação

Seminário sobre Paulo Freire

Às 17h, começa o Seminário Educação e Tecnologias – Paulo Freire. O debate reunirá o antropólogo, folclorista, educador popular Tião Rocha, fundador e presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento; e o professor Walter Omar Kohan, pós-doutor em Filosofia pela Universidade de Paris 8 e professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Eles abordarão as contribuições das tecnologias e as novas adaptações dos processos educativos nos meios digitais, tendo como ponto de partida as “múltiplas formas de leitura e apreensão dos mundos possíveis”

Vivência sobre poesia falada

Às 18h, os slammers Luz Ribeiro e Tom Grito iniciam uma vivência literária que se estende até o dia 25, destinada a poetas, escritores, professores e demais interessados. A atividade destacará a importância da oralidade e as possibilidades de performance, criação e técnica. Os encontros virtuais acontecem entre 18h e 20h pelas plataformas Google Meet e Zoom, e os interessados devem fazer inscrição prévia. Informações em www.sescrio.org.br ou no instagram da unidade Sesc Três Rios (@sesctresrios).

Live com Ilana Paterman Brasil

Às 19h, a artista visual Ilana Paterman Brasil participa de um bate-papo pelo Instagram do Sesc Teresópolis (@sescteresopolis) no qual discorrerá sobre o seu processo criativo. A artista está participando do Festival Sesc de Inverno com projeções audiovisuais nos hoteis Sesc Alpina (Teresópolis) e Sesc Nogueira (Petrópolis), exclusivas para hóspedes. A sua obra, dedicada ao desenho do corpo em movimento, reinventa o cotidiano em híbridos de aquarelas e animação por rotoscopia, investigando a potencialidade de corpos femininos e marginalizados.

SERVIÇO

Festival Sesc de Inverno 2021

  • De 16 a 25 de julho
  • Programação virtual pelo Youtube (/portalsescrio) e outras plataformas digitais
  • Intervenções urbanas em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Três Rios

Destaques da programação desta quinta (22/7)

Exibição + Masterclass “Humberto Mauro, Cinema é Cachoeira”

  • 22/07 - 14h
  • Faixa Etária: Livre
  • Canal do Sesc no YouTube (/portalsescrio)

Seminário Educação e Tecnologias – Paulo Freire

Live Interação em programações de atividades físicas com idosos

  • 22/07 - 18h
  • Faixa Etária: Livre
  • Instagram do Sesc Quitandinha (@sescquitandinha)

Debate com Ilana Paterman Brasil

  • 22/07 - 19h
  • Faixa Etária: Livre
  • Instagram Sesc Teresópolis (@sescteresopolis)

O canto da minha terra – Ballet Stagium

  • 22/07 - 19h
  • Faixa Etária: Livre
  • Canal do Sesc RJ no YouTube (/portalsescrio)

Vivência Literária SLAMica – Poesia Falada, com Luz Ribeiro e Tom Grito

  • 22/07 a 25/07 - das 18h às 20h 
  • Entrada: Gratuito
  • Faixa Etária: 16 anos
  • Google Meet e Zoom. Informações no instagram do Sesc Três Rios (@sescrtresrios)

Fonte: Sesc RJ / Wando Soares 

Luz Ribeiro-Cred-Victória Sales
O Canto da Minha Terra-Ballet Stagium-Edgar Bermudes