Boletim e Nota oficial - Acionamento das Sirenes - Defesa Civil de Teresópolis
- No dia 12/01 foram registradas 11 ocorrências, sendo 7 relacionadas a árvores e 4 a deslizamentos. Não houve vítimas.
- Os maiores volumes de chuva registrados em 1 hora foram 45mm na Granja Florestal e 23,56mm em Bonsucesso.
- O município segue em Estágio de Atenção devido aos acumulados e à previsão de continuidade de chuva fraca a moderada ao longo do dia. Em caso de emergência, ligue 199.
Acionamento das sirenes
- Considerando os altos índices acumulados para 30 dias e o grande volume de chuva que caiu sobre Teresópolis no final da noite do dia 12/01/2022 e a madrugada do dia 13/01/2022, o Centro de Monitoramento e Comunicação da Defesa Civil Municipal de Teresópolis tomou a decisão de acionar preventivamente as Sirenes do Sistema de Alerta e Alarme com a mensagem de Mobilização, enquanto as equipes de Agentes da Defesa Civil percorriam os bairros, realizando uma avaliação sobre a situação da chuva.
- Na medida em que os Agentes em campo retornavam com informações sobre a situação de cada bairro, o Monitoramento desmobilizava e desligava as Sirenes.
- A situação mais crítica em volume de chuva acumulada nos primeiros 15 minutos foi no bairro Granja Florestal. Os pluviômetros marcaram 45,8mm em 15 minutos, e devido à forte chuva, como o Sistema transmite dados através da Internet fornecida por telefonia celular, o Sistema parou de transmitir e travou nesta medição.
- Em alguns bairros as sirenes não tocaram, visto que o Sistema é o mesmo, com a mesma tecnologia e sujeito às mesmas falhas.
- Mesmo assim, a Defesa Civil julgou melhor fazer o acionamento geral, preventivamente, e designar as equipes de Agentes da Área Técnica para percorrer os bairros e retornarem com as avaliações sobre as condições locais.
Nosso objetivo é proteger vidas, o bem maior que Deus nos deu.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário